A SIC começou a promover uma nova telenovela e a opção escolhida foi "Páginas da Vida", uma reposição da TV Globo que já passou na SIC em Horário Nobre no ano de 2006. Inicialmente, pensou-se que esta novela iria para o horário das 14:30, substituir a novela "Podia Acabar o Mundo" que está a terminar… Mas rapidamente a SIC esclareceu que "Páginas da Vida" vai para "o final da noite".
À primeira vista, é difícil entender esta estratégia, mas se analisarmos bem, concluímos quais podem ser os motivos desta decisão, que eu obviamente discordo, mas compreendo. O setor da televisão vive atualmente um dos piores momentos da sua história. Uma grave crise financeira, devido à quebra de investimento da publicidade pelos anunciantes, bem como a falta de investimentos que afeta e condiciona a programação e as apostas neste caso da SIC.
São bastante notórias as medidas de poupança e até de angariação monetária na atual grelha de programas da SIC: os formatos "Cartas da Maya", "Querida Júlia", "Boa Tarde" ou os passatempos Estrelinha SIC e oferta de automóveis, garantem rendimentos das chamadas dos espectadores. No horário depois do almoço, está uma telenovela portuguesa em reposição, e ao fim da tarde, as duas faixas horárias das 18h e 19h estão ocupadas com um só produto, "Fina Estampa", com um grande tempo de repetição do dia anterior.
Perante isto, é notória a falta de dinheiro para investir em programas novos… Os cortes são cada vez mais… E parece que desta vez chegam ao chamado "Horário Nobre". Ainda não é conhecido o horário certo em que vai ser exibida "Páginas da Vida" já a partir de Segunda-feira, dia 17, mas com "Gabriela" a chegar ao fim, é de antever que a estratégia da SIC seja aproveitar e potencializar um produto inédito que já está em exibição com sucesso... "Avenida Brasil", antecipando-a de horário e colocando a reposição de "Páginas da Vida" como a terceira novela da noite.
(De referir que uma reposição de uma telenovela da TV Globo custará cerca de metade do preço, relativamente à compra duma telenovela inédita).
Deste modo, esta opção da SIC em colocar uma telenovela em reposição ao fim da noite, só se pode entender como uma medida de poupança, visto que existem várias novelas inéditas da Globo que ainda não estrearam em Portugal… "Cordel Encantado", "A Vida da Gente", "Amor Eterno Amor", "Cheias de Charme", "Guerra dos Sexos", "Lado a Lado" e "Salve Jorge". Ao todo são 7 novelas que a SIC tinha à disposição para estrear.
No entanto, a escolha recaiu num clássico, um grande sucesso que emocionou o público na sua primeira exibição e que vai ter como tarefa, segurar o final da noite da SIC. "Páginas da Vida" é sem dúvida uma das minhas novelas preferidas de sempre! Mas para repetir à noite, eu teria escolhido "Senhora do Destino", só pelo facto de esta ser mais antiga, e igualmente menos presente na memória dos espectadores. Mas ambas são os chamados "novelões".
Com disse, apesar de não concordar com esta medida, porque acho que à noite devem constar produtos inéditos, consigo entender e compreender esta aposta, neste momento de crise. Como se diz... "Não se podem fazer omeletes sem ovos", "se não há dinheiro não podem haver mais novelas inéditas".
Concorda com a minha opinião? Apresente também a sua!
Comentários
Enviar um comentário