Avançar para o conteúdo principal

ABERTURA DE NOVELAS | Edição #001 - Sangue Bom

A novela Sangue Bom é uma comédia romântica contemporânea, ambientada na cidade de São Paulo._0000_abertura_sanguebomO casal protagonista principal é formado pela famosa, rica e mimada it girl Amora (Sophie Charlotte) e o florista sensível e simples Bento (Marco Pigossi).
Os conflitos e enlaces dessa relação de encontros e desencontros é uma das histórias dessa trama leve e bem-humorada. 
A abertura justamente se concentra nos dois temas apresentados pelo casal: o fenômeno it girls e a floricultura.
A animação 3D explora os elementos desses universos, misturando flores, pedras, tecidos e cores de forma bastante dinâmica, psicodélica e surreal.Personagens de jovens meninas aparecem dentre esses elementos, como um um sonho mágico. Representam essas garotas que se transformam em referência de estilo e moda graças à internet, compartilhando seus pensamentos e gostos através de blogs e redes sociais. 
A estética tridimensional, estilizada e cartunesca empregadas nessas personagens, talvez esteja relacionada com uma intenção de estabelecer uma associação entre essas garotas, inseridas em universo virtual glamurizado, com os avatares de mundos virtuais, como Second Life ou The Sims.
Mas a modelagem e animação artificiais e os movimentos robotizados, típicos desses games, transformaram-nas em bonecas um tanto inexpressivas e em contraste e desarmonia com o restante da animação bastante orgânica e fluida. Outro aspecto que tentou ser evidenciado na abertura é o urbano. Porém, esse conceito foi muito maior e melhor explorado nos teasers e chamadas, através da estética do grafitti, a partir de lindos grafismos estilizados e coloridos em muros pela cidade de São Paulo. Na vinheta, essas animações foram simplesmente suprimidas e a ideia do graffiti ficou restrita apenas à tipografia dos créditos e da assinatura. Um retrocesso, pois essa nova resolução pareceu meio forçada e ilógica, já que o restante da vinheta em nada lembra a ideia e linguagem de street art.
Teaser e Chamada
Aliás, a comunicação visual promocional se distanciou em muito do resultado de embalagem do produto final, o que revela um desalinhamento total de construção de identidade. Nesse sentido, vale destacar algo curioso. Foi divulgado extraoficialmente o que seria a marca da novela, com um letreiro completamente orgânico e delicado, muito mais alinhado formalmente com o resultado da animação final. Essa proposta parece ter sido apresentada, mas não foi aprovada. Optou-se pela marca “grafitada”.

Proposta de Marca64184_541037909271650_1747851957_nAinda em relação aos créditos, a fonte utilizada prejudica a leitura rápida dos nomes. Parece mesmo que a Globo finalmente está se livrando do ranso da Globoface, mas as últimas escolhas tipográficas na últimas novelas para esse fim parecem um pouco equivocadas no que tange a sua função prática.

Para alguns,  o resultado pareceu um tanto infantil para um produto pretensamente mais adulto. Houve até comparações com as aberturas da novela teen Malhação, não só por causa do visual, mas da trilha sonora, também composta por uma música de Lulu Santos (nessa caso, na voz do grupo Sambô). Entretanto, ao analisarmos a proposta da trama, mais leve, contemporânea e com protagonistas mais jovens, talvez o caminho não devesse assim ser tão diferente.


Abertura _0016_abertura_sanguebom_0015_abertura_sanguebom_0014_abertura_sanguebom_0012_abertura_sanguebom_0009_abertura_sanguebom_0003_abertura_sanguebom_0005_abertura_sanguebom_0002_abertura_sanguebom_0001_abertura_sanguebom

Elenco e Enredo
É na São Paulo das tendências, da moda e do consumo que se inicia a história. Ainda pequenos,
 Amora(Sophie Charlotte)
Bento(Marco Pigossi),
 e Fabinho (Humberto Carrão)
 se conheceram no lar de adoção de Gilson (Daniel Dantas) e Salma (Louise Cardoso), no bairro da Casa Verde . Os três amigos tiveram, posteriormente, seus destinos traçados. Enquanto Amora foi adotada pela rica atriz
Bárbara Ellen (Giulia Gam) 
e Fabinho por uma falida família do interior, Bento cresceu e fundou sua cooperativa de flores, a "Acácia Amarela", com a ajuda de sua amiga de infância, a corajosa
 Giane (Isabelle Drummond)
apaixonada por futebol (e pelo amigo Bento, em segredo). Fabinho, por sua vez, resolveu voltar para São Paulo em busca de sua família biológica e seguir o mesmo caminho de sucesso de Amora, passando por cima de tudo e de todos para alcançar seus objetivos.
Amora cresceu cercada de luxo e glamour, vivendo com Bárbara, uma atriz famosa, porém decadente e encrenqueira, que, com o famoso cineasta 
Plínio Campana (Herson Capri)
teve sua única filha biológica, a doce
 Malu (Fernanda Vasconcellos)
Mais tarde, adotaria mais três filhos - Luz (Aline Dias), Kevin (Marcus Rigonatti) e Dorothy (Ayumi Irie) - como uma forma midiática de se autopromover. Malu é contrária a todo esse mundo de consumismo e futilidade da mãe e da irmã: é formada em pedagogia e faz pós-graduação em assistência social. Justa e correta, acaba fugindo dos seus preceitos ao se apaixonar e posteriormente, viver um romance com o playboy 
Maurício (Jayme Matarazzo),
 noivo de Amora. Porém o reencontro entre Amora e Bento desencadeará uma série de acontecimentos e reviravoltas na vida deste quarteto amoroso.
O pai de Malu, Plínio, largou Bárbara por causa de seus constantes ataques de estrelismo. Acaba revivendo um amor do passado ao se reencontrar com Irene (Deborah Evelyn), ex-atriz que mudou o nome para Rita de Cássia e que trabalha como estátua viva e lendo histórias para crianças. Irene guarda misteriosos segredos em relação ao seu passado: entre eles, seu sumiço repentino que se deu após flagrar o cineasta e Bárbara aos beijos, sem saber que tudo era uma armação da atriz. Ela esperava um filho de Plínio.
Além de cuidarem de jovens que foram abandonados, Gilson e Salma são donos do "Cantaí", um divertido bar da região onde trabalha Rosemere (Malu Mader). De típico feitio suburbano, é uma mulher batalhadora que trabalha como garçonete, sendo famosa por se envolver em brigas. Criou o filho sozinha, longe do pai que ele desconhece, o frustrado artista plástico Perácio (Felipe Camargo), por quem Rosemere ainda é apaixonada, mesmo ele sendo casado com a fútil Brenda (Leticia Isnard). Perácio é filho da falida socialite Glória Pais (Yoná Magalhães), que, no passado, abandonou seu neto, Bento, em uma estação de trem ainda recém-nascido, segredo esse que guarda de todos.
Extremamente bondoso, Gilson é um homem sereno e acolhedor. Irmão mais velho do prepotente empresário Wilson (Marco Ricca), ex-marido da rica Damáris (Marisa Orth), Gílson é marido de Salma, com quem compartilha os mesmos ideais. Com ela, teve o honesto Érico (Armando Babaioff), noivo da batalhadora Renata (Regiane Alves), braço-direito da elegante Verônica Vasquez (Letícia Sabatella) em sua bem-sucedida empresa de eventos matrimoniais "Para Sempre".
Verônica é uma mulher forte e moderna, que largou o sonho de ser cantora para se casar com o publicitário Natan Vasquez (Bruno Garcia), dono da "Class Midia", uma das maiores empresas publicitárias de São Paulo, com quem engravidou e teve seu único filho, Maurício. Sedutor, autoritário e mulherengo, Natan trai a esposa, que acredita ter o casamento perfeito, com várias amantes, entras elas Bárbara Ellen. Ao descobrir as traições do marido, Verônica dará uma virada em sua vida, começando pela retomada de sua carreira como cantora.
Tina Leão (Ingrid Guimarães) 
é a grande antagonista da trama, é uma moça ardilosa, porém competente secretária da diretora de arte Sílvia (Mila Moreira) na "Class Midia". Ao ser abandonada pelo noivo,
Vitinho (Rodrigo Lopez)
no altar e descobrir que o mesmo a abandonou por causa de um antigo caso com a atriz Bárbara Ellen, Tina resolve dedicar a sua vida pra se vingar de Bárbara a todo custo e fazendo todo mal para conseguir isso , trazendo complicações não só para Bárbara , mas para toda sua família.

Ficha Técnica

Ano: 2013
Canal: Rede Globo
Produção: Alexandre Pit Ribeiro, Alexandre Romano e Flavio Mac
Trilha Sonora: “Toda Forma de Amor”, de Lulu Santos por Sambô.

Fonte: Blog Televisual
Autor do Poster: André Luis Sens
Edição: Rede Alpha TV
Coluna Elenco e Enredo: Leandro Costa

Comentários

Mensagens populares deste blogue

ESPÍRITO INDOMÁVEL: Espacial ultimo episódio

É já daqui a poucas horas que a TVI o/a brinda com o último episódio de "Espirito Indomável". Vai ser uma noite de muita emoção e de vida no estado mais selvagem. O CANAL VIVER revela - lhe agora alguns dos finais que vai poder ver esta noite: Juntos para sempre... Depois de tantos dissabores, o amor leva a melhor. Teresa e Joaquim passam a viver juntos na Herdade das Oliveiras. Porém, nem tudo será como dantes. Numa ultima tentativa Joaquim levanta - se da cadeira de rodas, mas acaba por cair de novo. Agarrado a Teresa promete manter - se vivo para viver com ela o amor pelo qual lutou durante anos. Já Eduardo e Joana expulsam João de casa e ficam a viver na Herdade do Alto! O pai da Criança...de novo Depois da pequena Margarida ter causado confusão em Coruche sem se saber quem era o pai, Catarina volta a engravidar. Só que desta vez não sabe se é Toninho ou Alexandre o verdadeiro pai da criança. A confusão está de novo instalada e nada acentaria melhor neste final senão a cé

DESTINOS CRUZADOS | Episódio 215 - 06/11/2013 (TVI - Portugal)

VELHO CHICO | Carol Castro e Rodrigo Santoro são elogiados na web: 'Nudes'

Já no primeiro capítulo de " Velho Chico ",  as cenas quentes protagonizadas por   Carol Castro  e  Rodrigo Santoro  deram o que falar: nesta segunda-feira (14), a relação ousada de Iolanda e Afrânio vivida pelos atores foi um dos assuntos mais comentados no Twitter. Com direito a nu frontal de Carol,  que afirmou ter pedido teste para entrar na produção , e muito corpo em evidência - sem "nudes" - de Santoro, as cenas agitaram os internautas. " Aquele momento que tua mãe te tira da sala porque já teve cena de nude ", exclamou uma jovem no Twitter. " Adorei, adorei e adorei! Reclamaram de beijo gay, agora vai ter é muito nude ", criticou outra. " Rodrigo Santoro e Carol Castro já transaram mais nesse capítulo do que metade do Twitter no an o", brincou mais um. A boa forma de Carol, que  usou um maiô decotado para curtir uma praia nesta segund a   com amigos, também chamou a atenção. "Com nude, sem nude, Carol Castro é

A REGRA DO JOGO | Capítulo 001 - Estreia - 31/08/2015 (Globo - Brasil)

A VIAGEM | Capítulo 010 - 24/07/2014 (Canal Viva - Brasil)

SOL NASCENTE | Cap. 175 - Último Capítulo | REDE GLOBO - BRASIL

ALÉM DO TEMPO | Felipe Conta A Pedro Que Salvou A Vida De Lívia.

Por essa,  Pedro  (Emilio Dantas) não esperava! Desavisado, o criado entra no quarto de  Felipe  (Rafael Cardoso) e, prestes a oferecer seus serviços, repara que o Conde está todo molhado. “ Com licença, Conde Felipe... Senhor Conde, o que aconteceu? Por que está neste estado, todo molhado?! ”, pergunta ao patrão. Seco, o sobrinho-neto de  Vitória  (Irene Ravache) dispara: “ Tive que entrar no lago que fica nos fundos da propriedade. Sua noiva estava prestes a se afogar ”. Qual será a reação de Pedro?! Não perca a cena que vai ao ar nesta segunda-feira, dia 7/9.

Rosa Fogo: Episódio 090

Rosa Fogo: Episódio 090 Da dança ao paladar, da Argentina à Zona Oeste e do amor ao ódio, "Rosa Fogo" conta uma história contemporânea, moderna e muitíssimo emocional. Situando-se entre o urbano e o campestre, relata o percurso de pessoas reais, com dramas e existências por todos identificados.

Doce Tentação: Episódio 002

Doce Tentação: Episódio 002