Avançar para o conteúdo principal

Preconceito: Homossexualidade

Normalmente o preconceito é causado pela ignorância, isto é, o não conhecimento do outro que é diferente.
O preconceito leva à discriminação, à marginalização e à violência.
Estas atitudes vem acompanhadas por teorias justificativas.
O racismo e o etnocentrismo defendem e praticam a superioridade de povos e raças.
O preconceito transforma o mundo em um lugar mais difícil de ser viver, cheio de inseguranças e pressão.
Em nossa cidade tenho presenciado muitas formas de preconceito, sei que todos nós praticamos, sendo voluntário ou involuntário essa prática, por esse motivo a publicação dessa matéria.
O preconceito é uma Forma de autoritarismo social de uma sociedade doente. Normalmente o preconceito é causado pela ignorância, isto é, o não conhecimento do outro que é diferente. O preconceito leva à discriminação, à marginalização e à violência. Estas atitudes vem acompanhadas por teorias justificativas. O racismo e o etnocentrismo defendem e praticam a superioridade de povos e raças.
Alguns preconceitos étnicos: “Todo cigano é ladrão.” "O judeu é perverso": v. Anti-semitismo. "Os índios em geral são improdutivos e preguiçosos"; "Todo negro é adepto de feitiçaria". Outros preconceitos: a mulher no volante e o velho vagaroso são ridicularizados e acabam excluídos.
 Há patrões que defendem: "A todo operário falta a inteligência”. O pobre que "nada tem" (não contribui financeiramente, não compra, não paga imposto) e "nada sabe", é marginalizado na sociedade. Não vendo a sua participação valorizada, ausenta-se.
Em seguida, os pobres são acusados de apatia, preguiça, ingenuidade e de fuga nas festas. Finalmente lembramos aqui os preconceitos moralistas contra o corpo nu, contra a dança, a umbigada. E o preconceito contra a magia.
O preconceito pode ser motivado pelo medo. Falta a coragem de ir conhecer um terreiro do candomblé, de visitar um doente com aids. O medo da lepra tem uma história milenar.
Há uma espécie de preconceito espontâneo em relação a tudo que é diferente ou desconhecido. É preciso "des-preconceituar", na igreja oficial, a maneira de ver a religião do povo, mesmo aquilo que pareça estranho ou esquisito ao "modus vivendi" oficial. 
Na igreja oficial, ainda encontramos cientistas, padres e outros que impõem seu modo de pensar e sentir como norma a todos. Riem dos “outros” ou ficam com dó. E isso atrapalha o processo da inculturação. É preciso entender a manifestação religiosa popular em sua gênese, em suas razões, em seus mecanismos de resistência. A religiosidade popular é a vida e a religião dos pobres e não pode ser reduzida à raridade, ao pitoresco, ao curioso, ao folclórico.
Em 1953, num festival internacional de folclore, em Nice na França, o papa Pio XII advertiu os presentes quanto ao perturbado conceito do folclore considerado por muitos mera sobrevivência dos tempos passados, “digna sem dúvida de ser posta em evidência em ocasiões excepcionais, mas sem grande interesse para a vida de hoje. (...) 
O fato de esta idéia se encontrar bastante espalhada denuncia uma das mais lamentáveis conseqüências do século presente”.
A ciência teológica ainda não dispõe de uma linguagem conceitual capaz de abordar, com segurança e sem preconceito, assuntos como: os antepassados e as almas, as simpatias, o transe, a adivinhação, a tradição oral, a revelação divina nas matas ou nas águas, a folia, a dança ritual, as promessas e os ex-votos, a experiência religiosa do negro e do índio, a lavagem do Bonfim.
Há os que entendem a religiosidade popular como "a religião dos que só entram na igreja carregados: no batismo, na primeira comunhão, no casamento e no enterro". Outros afirmam: "O povo tem religiosidade, mas não tem uma fé comprometida". Há quem diga: "A religiosidade popular é uma religião cega que não tem nada de bom para dar ao povo a não ser superstições". Outro preconceito seríssimo ouvido na semana santa: “O povo tem fé no Senhor Morto e não acredita na ressurreição”. Além disso, a religiosidade popular seria “milagreiro”, “pietista”, “conformista”, "individualista".

O importante é tentar se livrar desses preconceitos e tornar o mundo em um lugar melhor para se viver!Todos somos diferentes e únicos, o importante é o caráter e claro, respeito.

Você Tem Preconceito?Contra o que?
O que vocês acham que deve ser feito para nao ter mais preconceitos no Brasil e no mundo?

Galera presisamos saber qual é a sua opinião 
comentem em forma de comentarios e de as suas Respostas,
 é sempre bom ter novas ideias e saber o que o as pessoas acham.


 Feito por: i†ДŁØ  ҜДŶ€  

Comentários

  1. É isso ai...ter preconceito pra que?
    Afinal,somos todos iguais...
    E eu acho que o Ser Humano precisa ter mais respeito de um para o outro...
    Nunca devemos julgar os outros,seja pela cor,ou seja pela aparencia,as vezes uma pessoa que você tanto julga pode ser melhor do que você!!
    Meus parabens...
    Lindo Blog!!

    ResponderEliminar
  2. Apoio a Ideia do Blog ^^

    ResponderEliminar
  3. Acho que não tenho preconceito com nada. Acho que o preconceito nunca vai acabar, sempre vai ter alguém descriminando, ofendendo e agredindo alguém..

    ResponderEliminar
  4. Taa certo para quer ter preconceito se todos somos todos iguais o que mude a pessoa a é e cabeça dele para mim quem tem preconceito tem a cabeça fraca porque nao sabe ser diferente dos outro essa pessoas nao tem conciencia do que esta fazendo !

    ResponderEliminar
  5. O preconceito não leva a nada mais pena q ainda nesse mundo existi pessoas assim...

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

PESO PESADO #058

Perfeito Coração ( SIC ) 63 Episódio - 24 / 01 / 2012 ( 2/2 )

CARAS & BOCAS | Capítulo 139 - Últimos Capítulos - 24/07/2014 (Globo - Brasil)

CAMINHO DAS ÍNDIAS | Capítulo 160 | 04/03/2016 | TV Globo - Brasil

FINA ESTAMPA | Carlos Machado Aparece De Sunga Durante Gravação Da Novela.

Carlos Machado está no ritmo frenético das gravações de " Fina Estampa ", próxima novela das nove da Globo, com autoria de Aguinaldo Silva e direção de Wolf Maya. O ator de 46 anos, estava bem a vontade, de sunga, exibindo seu belo físico escultural, durante uma gravação na praia. Carlos também é o substituto de Mauríco Mattar na trama .

TOP 15 - PORTUGAL

RedeTV! marca data de estreia do “Estação Teen”

A RedeTV! marcou a data de estreia do programa “Estação Teen” apresentado por Dudu Zurita. A informação é da coluna Zapping , assinada pelo jornalista Alberto Pereira Jr. A atração teve sua estreia marcada para o dia 6 de fevereiro, às 19h30. O programa, como o próprio nome induz, será um game show diário voltado para os jovens. A direção ficará a cargo de Cesar Scarpato. Informações : Noticias da TV Brasileira

Peso Pesado: Tânia Jacinto abandona a competição

O programa desta terça-feira do Peso Pesado trouxe uma revelação. Com todos os Peso Pesados no programa foi revelado quanto é que os ex-concorrentes perderam desde o início do programa. No entanto, a primeira concorrente a sair da Herdade, Tânia Jacinto manifestou a sua vontade em abandonar o programa. Dos 13 ex-concorrentes 4 vão ter lugar na pesagem de domingo sendo que apenas 1 se vai juntar aos “camisolas pretas”. Para que se descubram os 4 camisolas cinzentas ao longo de vários desafios vão sendo eliminados alguns concorrentes Aqui ficam as pesagens dos ex-concorrentes: Ricardo > 96,2 (-37,1) Karen > 119,7 (-25,5) Tita > 99,2 (-26,9) Rúben > 102,3 (-31.7) Susana > 133,1 (-37,8) Sandra > 99,5 (-16,5) Tiago > 106,6 (-33,3) Maria José > 90,9 (-18) Márcia > 108,4 (-25,5) Paulo > 92,5 (-19,5) Ana > 107,6 (-28,8) Tânia Cunha > 91,5 (-18,6) Fátima > 99,5 (-16,2) Tânia Jacinto > 94,1 (-7,6)

Doce Tentação ( TVI ) 122 Episódio - 09/06/2012