Avançar para o conteúdo principal

Preconceito: Homossexualidade

Normalmente o preconceito é causado pela ignorância, isto é, o não conhecimento do outro que é diferente.
O preconceito leva à discriminação, à marginalização e à violência.
Estas atitudes vem acompanhadas por teorias justificativas.
O racismo e o etnocentrismo defendem e praticam a superioridade de povos e raças.
O preconceito transforma o mundo em um lugar mais difícil de ser viver, cheio de inseguranças e pressão.
Em nossa cidade tenho presenciado muitas formas de preconceito, sei que todos nós praticamos, sendo voluntário ou involuntário essa prática, por esse motivo a publicação dessa matéria.
O preconceito é uma Forma de autoritarismo social de uma sociedade doente. Normalmente o preconceito é causado pela ignorância, isto é, o não conhecimento do outro que é diferente. O preconceito leva à discriminação, à marginalização e à violência. Estas atitudes vem acompanhadas por teorias justificativas. O racismo e o etnocentrismo defendem e praticam a superioridade de povos e raças.
Alguns preconceitos étnicos: “Todo cigano é ladrão.” "O judeu é perverso": v. Anti-semitismo. "Os índios em geral são improdutivos e preguiçosos"; "Todo negro é adepto de feitiçaria". Outros preconceitos: a mulher no volante e o velho vagaroso são ridicularizados e acabam excluídos.
 Há patrões que defendem: "A todo operário falta a inteligência”. O pobre que "nada tem" (não contribui financeiramente, não compra, não paga imposto) e "nada sabe", é marginalizado na sociedade. Não vendo a sua participação valorizada, ausenta-se.
Em seguida, os pobres são acusados de apatia, preguiça, ingenuidade e de fuga nas festas. Finalmente lembramos aqui os preconceitos moralistas contra o corpo nu, contra a dança, a umbigada. E o preconceito contra a magia.
O preconceito pode ser motivado pelo medo. Falta a coragem de ir conhecer um terreiro do candomblé, de visitar um doente com aids. O medo da lepra tem uma história milenar.
Há uma espécie de preconceito espontâneo em relação a tudo que é diferente ou desconhecido. É preciso "des-preconceituar", na igreja oficial, a maneira de ver a religião do povo, mesmo aquilo que pareça estranho ou esquisito ao "modus vivendi" oficial. 
Na igreja oficial, ainda encontramos cientistas, padres e outros que impõem seu modo de pensar e sentir como norma a todos. Riem dos “outros” ou ficam com dó. E isso atrapalha o processo da inculturação. É preciso entender a manifestação religiosa popular em sua gênese, em suas razões, em seus mecanismos de resistência. A religiosidade popular é a vida e a religião dos pobres e não pode ser reduzida à raridade, ao pitoresco, ao curioso, ao folclórico.
Em 1953, num festival internacional de folclore, em Nice na França, o papa Pio XII advertiu os presentes quanto ao perturbado conceito do folclore considerado por muitos mera sobrevivência dos tempos passados, “digna sem dúvida de ser posta em evidência em ocasiões excepcionais, mas sem grande interesse para a vida de hoje. (...) 
O fato de esta idéia se encontrar bastante espalhada denuncia uma das mais lamentáveis conseqüências do século presente”.
A ciência teológica ainda não dispõe de uma linguagem conceitual capaz de abordar, com segurança e sem preconceito, assuntos como: os antepassados e as almas, as simpatias, o transe, a adivinhação, a tradição oral, a revelação divina nas matas ou nas águas, a folia, a dança ritual, as promessas e os ex-votos, a experiência religiosa do negro e do índio, a lavagem do Bonfim.
Há os que entendem a religiosidade popular como "a religião dos que só entram na igreja carregados: no batismo, na primeira comunhão, no casamento e no enterro". Outros afirmam: "O povo tem religiosidade, mas não tem uma fé comprometida". Há quem diga: "A religiosidade popular é uma religião cega que não tem nada de bom para dar ao povo a não ser superstições". Outro preconceito seríssimo ouvido na semana santa: “O povo tem fé no Senhor Morto e não acredita na ressurreição”. Além disso, a religiosidade popular seria “milagreiro”, “pietista”, “conformista”, "individualista".

O importante é tentar se livrar desses preconceitos e tornar o mundo em um lugar melhor para se viver!Todos somos diferentes e únicos, o importante é o caráter e claro, respeito.

Você Tem Preconceito?Contra o que?
O que vocês acham que deve ser feito para nao ter mais preconceitos no Brasil e no mundo?

Galera presisamos saber qual é a sua opinião 
comentem em forma de comentarios e de as suas Respostas,
 é sempre bom ter novas ideias e saber o que o as pessoas acham.


 Feito por: i†ДŁØ  ҜДŶ€  

Comentários

  1. É isso ai...ter preconceito pra que?
    Afinal,somos todos iguais...
    E eu acho que o Ser Humano precisa ter mais respeito de um para o outro...
    Nunca devemos julgar os outros,seja pela cor,ou seja pela aparencia,as vezes uma pessoa que você tanto julga pode ser melhor do que você!!
    Meus parabens...
    Lindo Blog!!

    ResponderEliminar
  2. Apoio a Ideia do Blog ^^

    ResponderEliminar
  3. Acho que não tenho preconceito com nada. Acho que o preconceito nunca vai acabar, sempre vai ter alguém descriminando, ofendendo e agredindo alguém..

    ResponderEliminar
  4. Taa certo para quer ter preconceito se todos somos todos iguais o que mude a pessoa a é e cabeça dele para mim quem tem preconceito tem a cabeça fraca porque nao sabe ser diferente dos outro essa pessoas nao tem conciencia do que esta fazendo !

    ResponderEliminar
  5. O preconceito não leva a nada mais pena q ainda nesse mundo existi pessoas assim...

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

SOL NASCENTE | Cap. 175 - Último Capítulo | REDE GLOBO - BRASIL

Giovanna Lancellotti: Faz sucesso ao exibir seios em Gabriela.

Giovanna Lancellotti causou um grande alvoroço ao aparecer com os seios à mostra em “Gabriela” , durante uma cena de banho, após a personagem perder a virgindade. Durante a exibição, a intérprete de Lindinalva virou comentário nas redes sociais, atraindo ainda mais o desejo dos marmanjos em vê-la numa publicação nua. Mas a atriz, que só tem 19 anos, diz que não pensa no assunto. "Recebi alguns convites para ensaios sensuais e apesar de estar com um personagem sensual na TV isso não quer dizer que necessariamente tenha que ser sensual na minha vida pessoal. Acho que sou muito nova para pensar em fotos muito sensuais ou ensaio nu nesse momento" , diz. Fonte: Extra/Retrados da Vida

Rosa Fogo ( SIC ) 202 Episódio - 04/06/2012

Comparativo de Audiência – 18 Horas “A Vida da Gente” mantem boa audiência

Capítulo 03 de novelas das 18 Horas (28/09/2011) A Vida da Gente: 23 Cordel Encantado: 23 Araguaia: 22 Escrito nas Estrelas: 26 Cama de Gato: 27 Paraíso: 22 Negócio da China: 26 Ciranda de Pedra: 21 Desejo Proibido: 27 Eterna Magia: 29 O Profeta: 37 Sinhá Moça: 32 Alma Gêmea: 36 Como uma Onda: 26 Cabocla: 37 Chocolate com Pimenta: 37 Agora é que são elas: 28 Sabor da Paixão: 27 Coração de Estudante: 29

CARAS & BOCAS | Capítulo 139 - Últimos Capítulos - 24/07/2014 (Globo - Brasil)

A REGRA DO JOGO | ÚLTIMOS CAPÍTULOS | Capítulos 163 | 07/03/2016 | TV Globo - Brasil

GRÁFICOS R7: Pan-Americano faz Globo ter o pior outubro de sua história

De acordo com dados do Ibope, a Rede Globo teve o pior desempenho em audiência durante um mês de outubro em toda sua história na Grande São Paulo. Perdeu mais de 10% dos telespectadores em um mês. Saiu de 17 em setembro para 15 pontos no mês seguinte. O cenário de queda coincide com o crescimento da Record no período, que com a transmissão exclusiva dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, cresceu no Ibope em 7%. A migração de público fica mais evidente quando analisada a faixa noturna, o chamado horário nobre da TV brasileira. Das 18h à 0h, a Globo viu sua audiência média cair de 28 para 25 pontos (aproximadamente 174 mil domicílios somente na Grande São Paulo). Já a Record subiu de 9 pontos na média de setembro para 10 em outubro. A estratégia de praticamente ignorar os Jogos Pan-Americanos por não possuir os direitos de transmissão parece não ter feito bem à emissora da família Marinho. Ela também apresentou queda nas outras faixas do dia. Pela manhã, caiu de 8 para 7 ...

Record confirma outros atores em sua próxima novela

Foto/Divulgação  Após definir os nomes de Paloma Duarte e Fernando Pavão como protagonistas de sua próxima novela, "Navegantes" (título provisório), a Record confirmou outros nomes no elenco. De autoria de Lauro César Muniz, a trama contará também com os atores Bete Coelho, Heitor Martinez, Dado Dolabella, Eliete Cigarini, Raul Gazola e Francisca Queiroz. Bete, em especial, trabalhou com o autor em "Poder Paralelo" como a problemática Vanda. "Navegantes" contará a história de um fazendeiro do Mato Grosso que terá seu filho e sua mulher sequestrados. Fernando Pavão, que interpretará o Otávio, terá um encontro com uma pessoa que lhe dará informações sobre o destino de seu filho e mulher. Entretanto, algo ocorrerá durante a embarcação e vai mudar totalmente a vida do empresário, gerando conflitos que se estenderão por toda a trama. Fonte NT