Foto/Divulgação |
A série Juventude Vendida, da TV Correio, afiliada da Rede Record na Paraíba, foi a campeã do Prêmio Internacional José Hamilton Ribeiro, que abrange países e comunidades de língua portuguesa com a finalidade de fomentar a investigação e produção de reportagens jornalísticas.
O anúncio, na última sexta-feira (23), foi feito durante cerimônia de premiação no teatro do Sesc, em São José do Rio Preto. Wendell Rodrigues, repórter que assina a série, disse que “foi o reconhecimento a uma ampla e profunda investigação jornalística com resultados concretos no esforço para combater a exploração sexual infanto-juvenil”.
Além de Wendell, a equipe da série premiada foi formada pelos produtores Kátia Dumont e Webster Alves, os editores de imagem Amilcar Lima, Danilo Campos e Davi Onofre, os cinegrafistas Flávio Melo e Mazureik Muniz, o assistente Ewerton Lima, além de Maria Cristina Dias, chefe de redação, que atuou na edição e pós-produção.
Durante quase três meses, os profissionais da emissora paraibana percorreram mais de 5.000 km e passaram por dezenas de cidades, em todas as regiões do Estado. O trabalho resultou em seis matérias especiais. Além do recomhecimento internacional, a série já conquistou outros prêmios em todo o Brasil.
Prêmio:
A comissão organizadora recebeu quase 300 inscrições de jornalistas do Brasil inteiro e de outros países de língua portuguesa, como Portugal, Moçambique, Angola, Guiné Bissau e Cabo Verde. Representantes do Sindicato e da Federação Nacional dos Jornalistas homenagearam José Hamilton Ribeiro, que aos 55 anos de profissão, é considerado um dos símbolos do jornalismo brasileiro. Desde 1982 ele integra a equipe do ProgramaGlobo Rural e recebeu a homenagem como patrono do prêmio.
O primeiro prêmio José Hamilton Ribeiro foi dividido em sete categorias. Na categoria telejornalismo, foram cinco finalistas. A TV Correio venceu trabalhos da Rede Globo e da Sic, uma das principais emissoras de Portugal. O Prêmio teve o apoio internacional da Federação dos Jornalistas de Língua Portuguesa – FJLP e, no âmbito local, da FENAJ (Federação Nacional dos Jornalistas).
R7
Comentários
Enviar um comentário