Depois de um longo impasse e muita discussão pelas redes sociais, ontem o Canal Viva confirmou que a novela que entrará no lugar de Vale Tudo será o grande sucesso Roque Santeiro.
Exibida pela primeira vez em 1985, 10 anos antes a novela teve sua exibição proibida pela censura. Numa entrevista, anos depois, Dias Gomes disse que a proibição foi por causa de um telefonema dado a um amigo que tinha sua linha grampeada. O escritor confidenciou ao amigo que baseou a novela em sua peça "O Berço do Herói", também censurada. A emissora tinha 31 capítulos gravados e o embargo aconteceu no dia da estreia. Rapidamente a Rede Globo providenciou o compacto de Selva de Pedra e Janete Clair foi convocada a escrever uma novela que acabou sendo um mega sucesso com o mesmo elenco de A Saga de Roque Santeiro e a Incrível História da Viúva que Foi Sem Nunca Ter Sido (título original da novela)
Roque Santeiro conta a história de Roque, coroinha da Igreja de Asa Branca, que morreu para salvar a cidade um perigoso bandido logo após se casar com a misteriosa Porcina. Seu apelido vem do fato de que Roque fabricava santos de barro. Roque Santeiro torna-se mártir e começa a fazer milagres movimentando a economia do lugar.
Mas Roque Santeiro não morreu e Porcina nunca foi sua esposa. Na verdade, ele é amante do coronel Sinhozinho Malta que aproveitou o mito para trazer sua amante à cidade sem que ninguém desconfiasse. O retorno de Roque vai movimentar toda a tranquilidade daquele sistema.
Betty Faria e Lima Duarte na versão de 75
A novela foi um grandioso sucesso e Regina Duarte na pele da Viúva Porcina, viveu sua personagem mais marcante. Alguns atores de Vale Tudo também estiveram em Roque Santeiro. Além de Regina Duarte, participaram da novela: Cássia Kiss, Lídia Brondi e Dênis Carvalho. Foi a estreia na TV de Cláudia Raia, Patrícia Pillar e Maurício Mattar.
Comentários
Enviar um comentário