Avançar para o conteúdo principal

GLOBO PORTUGAL | Cabocla X Chocolate com Pimenta

Como boas rivais que são, “Cabocla” e “Chocolate com Pimenta” também disputam a sua preferência pelos cenários! Em acesa batalha desde que foi aberta a votação para a próxima novela das 19h, ambas escondem um meticuloso trabalho de arte e cenografia, que as converteu em verdadeiras obras-primas entre as novelas de época da Globo. Está difícil de decidir em qual das duas vai votar? Saiba mais sobre os bastidores das duas novelas e faça já a sua escolha.
Cabocla
Gravada entre 2004 e 2005, “Cabocla” recriou o ambiente rural brasileiro do início do séc. XX, somando duas cidades cenográficas, de dez mil m2 no total, construídas nos estúdios da Globo no Rio de Janeiro (Projac). Rústica e bucólica, a cidade de Vila da Mata – palco principal da ação – foi inspirada no estado de Minas Gerais, contando com ruas de terra e muita vegetação. 
Entre os vários cenários criados pela equipa de cenografia, chefiada por Mário Monteiro, destacou-se o “sítio” de Felício (Sebastião Vasconcelos), composto por uma casa de pau-a-pique de cerca de 100 metros quadrados, casa de banho externa, galinheiro, chiqueiro, horta e uma área coberta que abrigou um típico forno de barro do início do século XX. 
A produção de arte de “Cabocla” realizou uma extensiva pesquisa histórica, partindo do início de 1910 até o fim de 1920, para criar o universo da trama. Grande parte dos objetos de cena foi encontrada em antiquários e feiras no Rio de Janeiro e em São Paulo, sendo que um dos maiores desafios foi reproduzir uma fluoroscopia dos pulmões de Luís Jerônimo, exame realizado quando a radiografia ainda não era prática generalizada.
Para compor os seus personagens, os atores contaram ainda com aulas de respiração e de cultura popular, para que saíssem do ritmo urbano para o rural, onde a noção de tempo é outra. Eriberto Leão e Malvino Salvador aprenderam a montar a cavalo, a laçar e até a fazer cigarros de palha. 
Já as atrizes Patrícia Pillar, Jussara Freire, Vanessa Giácomo, Maria Flor e Aisha Jambo converteram-se em típicas donas de casa do início do século passado, aprendendo a bordar, a ordenhar e até a passar roupa com um ferro característico da época. Entre as iguarias rurais que aprenderam a fazer incluem-se biscoitos de araruta, pão de queijo, pão de milho, doces de abóbora e goiaba, frango ensopado com quiabo e arroz, feijão mineiro e carne seca.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Louco Amor ( TVI ) 036 Episódio - 16/06/2012

Esta é a história de Carlos, que está preso há dezoito anos. Confessou ter acabado com a vida da mulher, Ana Maria, poupando-a ao sofrimento de uma doença incurável, e apanhou a pena máxima. A sua vida acabou no dia em que entrou na cela. Na prisão, Carlos isolou-se completamente de tudo e de todos, desistindo dos seus afetos e, de alguma forma, da vida. Quando estala um motim na cadeia onde está preso, Carlos é obrigado a reagir. Vem ao de cima o homem valente e nobre que sempre foi e prova pelos seus atos que está longe de ser um assassino.

DOIDA POR TI | Episódio 070 - 06/02/2013 (TVI - Portugal)

RebeldeS podem se apresentar no México

Foto/Divulgação A Banda RebeldeS podem se apresentar no México, nós do Portal RebeldeS pelo nosso Twitter ( @rebeldedarecord ) perguntamos ao Paulo Barbosa (Responsável pelos shows) se é verdade o que blogs dizem: RebeldeS fazendo show no México, ele disse que ainda não está nada definido, mais há possibilidade. Veja a foto: Fontes: Portal Rebeldes

SANGUE BOM | Capítulo 160 - Último Capítulo - 01/11/2013 (Globo - Brasil)

Rosa Fogo ( SIC ) 202 Episódio - 04/06/2012

ALÉM DO TEMPO | Lívia Descobre que Padre Luís é Cúmplice de Vitória.

Se  Lívia  (Alinne Moraes) e  Emília  (Ana Beatriz Nogueira) já desconfiavam do comportamento estranho de padre  Luís  (Carlos Vereza), agora, não restam dúvidas! Após o sacerdote encurralar a noviça e repreendê-la por ter aberto o túmulo de  Bernardo  (Felipe Camargo), mãe e filha estão certas de que ele é cúmplice de  Vitória  (Irene Ravache). “ Filha, é exatamente o que pensamos, ele já sabia de tudo, a Condessa e o padre Luís estão juntos nisso! ”, exclama a cozinheira. Será mesmo que o padre seria capaz de prejudicar as duas? Não perca as cenas que vão ao ar nesta segunda-feira, dia 17 de agosto!

Profissão Repórter: Equipe mostra relatos de violência doméstica

Mulheres ameaçadas e agredidas pelos companheiros contam suas histórias. O Espírito Santo é o estado mais violento para as mulheres. Vítimas denunciam seus agressores na delegacia da mulher. Homens contam o porquê de cometerem atos de violência e buscam tratamento. Agressores relatam a violência que eles mesmos cometeram. Algumas mulheres desistem de processar quas agrediu. Outras buscam seus direitos até o fim. O Profissão Repórter vai ao ar, logo depois do último episódio de A Mulher Invisível

SETE VIDAS | Capítulo 029 - 10/04/2015 (Globo - Brasil)

ÊTA MUNDO BOM! | Capitulo 025 | Segunda-Feira | 15/02/2016 | Globo - Brasil

   

CARAS & BOCAS | Capítulo 139 - Últimos Capítulos - 24/07/2014 (Globo - Brasil)