Avançar para o conteúdo principal

REPORTAGEM REDE ALPHA | Retrô Novelas

As faces noveleiras de 2012: O ápice e o precipício da Globo e a descoberta de um Carrossel
 fina-estampa-logo-2011+-tile
Parece que foi ontem, mas faz quase um ano em que “Fina Estampa” chegou ao seu pico, com médias semanais de 43 pontos e capítulos com 46 de média. A novela que era protagonizada por Christiane Torloni e Lilia Cabral mereceu seus índices dignos de uma novela do horário nobre.
Em janeiro, foi descoberto o primeiro amante do Crô, o cozinheiro Fred, cujo foi morto pela então vilã Tereza Cristina, onde cometeu um ato inspirado em sua diva loira chamada Nazaré Tedesco que até lhe rendeu dignas falas de Tereza agradecendo a vilã.
logo-aquele-beijo
Enquanto a novela das nove sambava na concorrência, “Aquele Beijo” traçava que nem um condenado, PORÉM não traçou amargamente, ficando em torno dos 24 pontos. No SBT, nada de destaques e a estreia de “Corações Feridos” foi um fracasso.
A-Vida-da-Gente-elenco-397x300
Na Record, “Vidas em Jogo” marcava audiência razoável de 10 pontos em São Paulo. Em “A Vida da Gente” que marcou 22 pontos, foi iniciado o estilo “gravação de cinema”, cujo as câmeras gravavam de forma mais profissional e mais semelhante com as lentes utilizadas no cinema.
Amor Eterno Amor
Final de fevereiro, inicio de março e a primeira estreia global: “Amor, eterno Amor”, que continuou o estilo de gravação de sua antecessora, com muita qualidade.
Enquanto isso “Fina” se despedia e começava as chamadas do principal destaque do ano: AVENIDA BRASIL.
Essa teaser é totalmente fora do que se poderia imaginar da novela, e totalmente diferente, mas pela chamada já dava para notar que viria uma ótima trama, e foi a melhor do ano!
Meta de Audiência Avenida Brasil
Entre 26 de março e 19 de outubro de 2012, na internet, o Brasil viveu a onda #OiOiOi , que para quem assistia sentia orgulho da repercussão, pelo que a novela ainda iria oferecer. Os capítulos secretos, utilizados a partir do capítulo 100, em julho, foi uma grande jogada da Globo e do autor, que rendeu 38,8 pontos de média e 52 pontos de audiência no último capítulo.
A novela foi enrolada? Foi! Mas é assim que o povo gosta e gostou. Seguindo a fase de sucessos, em abril estreou “Cheias de Charme”, sucesso absoluto com 30 pontos de média em SP, fez com que a classe C fosse destaque no horário das 20h.
mascaras
Em abril estreou “Máscaras”, pior novela no IBOPE até então e que rendeu muitas críticas negativas ao autor e à emissora.
Em 21 de maio estreou o maior sucesso do SBT dos últimos anos e uma novela da Íris Abravanel, foi incrível… Embarque nesse Carrossel que irá unir a família brasileira, foi o objetivo proposto na estreia da trama.
novelas de 2012
Com o fim do trio sucesso (Avenida Brasil, Amor Eterno amor e Cheias de Charme), começou a pior fase noveleira da Globo com “Lado a Lado”, “Guerra dos Sexos”, “Malhação 2012” e “Salve Jorge”.
Como nosso objetivo é não denegrir: O tipo de filmagem usada nessa fase negra e atual da Globo nas novelas, é a mesma das antecessoras, porém com as estreias com menos de um mês de intervalo, pode ter sido muita história de inicio para o telespectador.
Em outubro estreou Balacobaco, com audiência inferior a de sua antecessora, e tentando copiar o estilo do sucesso de “Avenida Brasil”, a trama continua marcando baixos índices.
Por fim, este ano foi um ano cheio de bordões que ficaram na cabeça do telespectador e que fez muito sucesso, dentre os destaques do ano de 2012 como atores e atrizes:
retro
Por fim, para relembrar um dos momentos mais impactantes de 2012, e que ficará na história da teledramaturgia e dos telespectadores que acompanharam essa trama fielmente:
Fonte:  Eduardo de Moura/TV Foco

Comentários

Mensagens populares deste blogue

ESPÍRITO INDOMÁVEL: Espacial ultimo episódio

É já daqui a poucas horas que a TVI o/a brinda com o último episódio de "Espirito Indomável". Vai ser uma noite de muita emoção e de vida no estado mais selvagem. O CANAL VIVER revela - lhe agora alguns dos finais que vai poder ver esta noite: Juntos para sempre... Depois de tantos dissabores, o amor leva a melhor. Teresa e Joaquim passam a viver juntos na Herdade das Oliveiras. Porém, nem tudo será como dantes. Numa ultima tentativa Joaquim levanta - se da cadeira de rodas, mas acaba por cair de novo. Agarrado a Teresa promete manter - se vivo para viver com ela o amor pelo qual lutou durante anos. Já Eduardo e Joana expulsam João de casa e ficam a viver na Herdade do Alto! O pai da Criança...de novo Depois da pequena Margarida ter causado confusão em Coruche sem se saber quem era o pai, Catarina volta a engravidar. Só que desta vez não sabe se é Toninho ou Alexandre o verdadeiro pai da criança. A confusão está de novo instalada e nada acentaria melhor neste final senão a cé

LOUCO AMOR | Episódio 243 - 08/03/2013 (TVI - Portugal)

ROQUE SANTEIRO | Capitulo 209 - Último Capítulo (Canal Viva)

Lara com Z: Lara Romero estrela filme de vampiros

No episódio de Lara com Z que a Rede Globo exibe nesta quinta-feira, dia 23, às 23h10, horário de Brasília, Lara Romero (Susana Vieira) estrela um filme de vampiros em um castelo abandonado aterrorizante. A diva contracena com Antonio Marcondes, personagem de Guilherme Weber. Lara com Z é um seriado de Aguinaldo Silva e Maria Elisa Berredo, com direção de núcleo de Wolf Maya.

CARAS & BOCAS | Capítulo 139 - Últimos Capítulos - 24/07/2014 (Globo - Brasil)

SANGUE BOM | Capítulo 160 - Último Capítulo - 01/11/2013 (Globo - Brasil)

VALE TUDO - Cap. 144



Doce Tentação ( TVI ) 224 Episódio - 17/10/2012