Avançar para o conteúdo principal

AVEINDA BRASIL | As cenas que valem mais do que mil capítulos de outras novelas.


Falta pouco, bem pouco. Eu diria pouco até demais para uma das melhores coisas já antes produzidas na televisão brasileira acabar. Sim, meu povo! A dor da despedida é grande, mas precisamos ficar lado a lado, pois não vai ser toda noite que a gente vai poder dançar com tudo mais. Avenida Brasil entrou na sua reta final e, com isso, todos entramos num turbilhão de emoções, mergulhados em ansiedade e sofrimento com os últimos capítulos, as últimas cenas da trama.
E, por falar em cenas, se teve uma coisa que a novela de João Emanuel Carneiro soube levar ao ar de melhor, foram cenas deliciosas e delirantes, arrasadoras, sufocantes, hilárias, aterrorizantes. Faltam adjetivos para caracterizar um folhetim onde cenas que já entraram para o seleto grupo de “clássicas” explodiram aos montes diante de nossos olhos encantados e presos a todo aquele universo mágico que se descortinava a cada dia nas nossas telas da tv, do computador, tablet, celular, enfim.
É até difícil (diria eu impossível) criar um ranking, devido aos diferentes sentimentos que várias cenas causaram aos telespectadores. Tentaremos aqui não tratar da última para a primeira, ou da primeira para a última em ordem cronológica inflexível. A novela toda merece ocupar o lugar mais alto de um pódio, no qual apenas a raça dos autores vencedores, como o querido João, pode ser colocada.
RITINHA: LARGADA NO LIXÃO E GUARDADA EM MEU CORAÇÃO!
Um doce de atriz, e talvez uma peste de personagem (porém encantadora), nos sucumbiram nos primeiros dias. Mel Maia, fazendo a Ritinha da primeira fase da novela, deu vida e carisma a pobre garota maltratada e abandonada no lixão por Carminha e Max, logo após a perda trágica do seu querido pai Genésio, feito em uma breve participação por Tony Ramos.
Entregue aos cuidados de Seu Nilo, e adotada pela Mãe Lucinda, Ritinha viu uma pseudo-descrença na vida ser substituída pelo afeto.
Ritinha vê o amor desabrochar em um local, no mínimo, inusitado. A candura dos jovens pombinhos traz poesia para um lixão idealizado, longe do que se percebe realmente nos lixões país afora.
O SEQUESTRO DE CARMINHA
Carminha bolou mais golpes durante a novela que muito político de cara limpa e ficha suja espalhado por aí. Mas, sem dúvida, a sequência do seu forjado e, depois, real sequestro é daquele tipo de momento de um folhetim de parar pra agradecer a Deus por estar diante de tudo aquilo.
Das falas e das tiradas, passando pelas caras e bocas de Adriana Esteves, tudo foi quase que irretocável.
O BANHO DE PISCINA DE SEU NILO
Talvez desde Luisa Marilac tomando seus bons drink, uma pessoa dentro de uma piscina fosse tão interessante e divertida de se ver. Seu Nilo lavou a alma nessa cena, fazendo de uma ato infantil uma delícia de momento da novela.
A AULA DE HISTÓRIA
Juro por Deus que essa cena me fez rir mais do que as últimas edições do Zorra Total que eu tive a infelicidade de ter visto. Adauto, com sempre, foi o autor das mais belas e cômicas pérolas. Todos os atores envolvidos arrancaram gargalhadas frenéticas em um momento leve de uma casa que, em linhas gerais, sempre foi o cenário dos momentos mais dramáticos e sofríveis.
O ATAQUE DE CARMINHA
Uma farsa descoberta. O espírito de sobrevivência falando mais alto. Uma cova aberta. Uma fotografia e fundo musical de cinema. Uma cena pra ficar nos arquivos como exemplo de flerte fabulosamente executado entre a televisão e o cinema.
Lá embaixo estava ela, a até então Nina, descoberta àquela altura como sendo a Ritinha de tempos atrás. De abandonada no sujo lixão, ela passa a jogada numa suja cova. A face do terror e os gritos horripilantes saltam da tela nesse dia.
Lá em cima, Carminha, com sua roupa branca e sua alma escura. A deusa com ares de diabo surge no ápice da veia maléfica de sua personagem, superior a toda circunstância, sedenta de raiva, sublime em suas falas. Carminha não pode dar um fim na raça de Nina, pois ainda estava muito cedo pra trama entre as duas ter um ponto final.
E no meio de tudo isso, estávamos nós, sufocados e atônitos, diante de um primor de encenação que nos fez questionar se ainda seria possível Avenida Brasil nos chocar, no melhor entendimento da palavra.
Saída da cova, parcialmente limpa da terra pela água da chuva, ressurgida das cinzas tal qual uma Fênix. Nina juntou forças e provas, e foi fazer aquilo que se propôs em fazer desde que se entende por gente: VINGANÇA.
O TROCO DE NINA
Fantasmagórica e fabulosamente! É assim que Nina, agora já percebida por Carminha como Rita, dá um susto na megera, e um banho de atuação no seu retorno triunfal à mansão de Tufão. Os humilhados serão exaltados!
Dizem que a vingança é uma iguaria da qual se delicia fria. E quando essa iguaria é servida pela principal razão de toda a sua fúria vingativa, talvez ganhe um tempero ainda melhor. E foi dessa forma que Nina apreciou sua refeição que, tal qual a cena, também foi dos deuses!
ME SERVE, VADIA! Esse grito ecoou pelo bairro do Divino, pela Avenida Brasil, pelas redes sociais, pelo mundo, por que não exagerar, né?
A CRISE E A FUGA EXISTENCIAL DE CARMINHA
Carminha perdera seu chão. Carminha perdeu a direção do carro. Carminha perdeu as rédeas da situação. Carminha ganhou todos os motivos para fugir. Carminha perdeu a lucidez, ou a ganhou? Saiu pelo mundo desnorteada, descrente na vida.
Entre goles de cachaça, ela soltava pílulas de reflexão. Questionou a humanidade, fazendo de sua personagem um ser mais humano do que fictício na novela. Ela pediu pro motorista TOCAR PRO INFERNO, e acabou levando todos nós para o CÉU, no qual Adriana Esteves, e nunca mais sairá enquanto atriz.
SEU NILO E O CIRCO DOS HORRORES
Mais um contorno cinematográfico e brilhante, dado a um momento que poderia passar abatido como apenas mais uma cena, mas que alçou um voo maior do que se esperava em virtude de uma, das muitas, atuações divinas de José de Abreu. Apoteótico e assustador, Seu Nilo surge em meio à penumbra para pregar um susto em Débora, mas acaba levando com ela todos nós a essa sensação.
O FIM DE UMA DUPLA! O PONTO FINAL DOS AMANTES! A DERROCADA DE CARMINHA E O ATESTADO DE ÓBITO DO MAX
Os laços haviam sido cortados. A fidelidade canina entre Carminha e Max havia dado lugar a necessidade de se manter vivo no jogo de interesses do qual ambos eram peças que, até então, se necessitavam na disputa, tal qual aliados numa guerra; mas que, com o passar do tempo e desenrolar dos fatos, mudou por completo. As fotos foram expostas. O pior lado de Carminha havia sido exposto de forma material, palpável, visível. As feridas de um amor bandido estavam expostas.
Max dava uma “banana” para uma família na qual sempre foi o coadjuvante minimizado, visto sempre como uma pessoa para se ter um pé atrás. Max dava todos os motivos para todos ali presentes desejarem sua morte. Max cumpria com o seu papel de semeador da discórdia. Sua despedida da casa era um prenúncio da sua própria despedida da vida.
Carminha tentou reverter a situação fazendo aquilo que soube fazer a trama quase toda, que era se fazer de vítima para Tufão e companhia. A história pra boi dormir não colou. O boi tinha acordado, como o próprio Tufão anunciara. Não sobrava mais nada para Carminha do que sobrar uns tapas na sua cara. Mas estamos falando de Carminha RAÇA DOS VENCEDORES, aquela que perde tudo, mas também quer ver tudo se perdendo.
Ela saiu abalada da casa, mas soube deixar as estruturas da casa abaladas dizendo poucas e boas verdades. Adauto, Muricy e Leleco bem sabem disso.
Carminha perde a casa, a moral, a postura, o manto de santa imaculada. Carminha ganha inimigos. Carminha encarna a Maria Madalena moderna, julgada e apedrejada, moralmente falando, pelos transeuntes das ruas do bairro do Divino e pelos telespectadores da Avenida Brasil.
Max volta para o lixão, de onde fez de tudo para sair, e para onde queria levar Carminha de volta. Ele regressou com Carminha. Max regressou na própria trajetória da novela, e TOCOU PARA O INFERNO com Carminha a bordo. Max realmente fez do lixão um inferno. Ele colocou fogo no inferno, literalmente. Ele colocou fogo na novela, brilhantemente.
Max apontou, apertou o gatilho, e disparou meio mundo de verdades, entre focos de incêndio e sentimentos de personagens em chamas.
Max levou duros golpes da vida. Mas também deu grandes golpes pra se dar bem na vida. Nada mais irônico do que um duro golpe de enxada por fim a sua vida de golpes sujos. Eis que Max aparece morto, sujo de sangue, mas talvez de alma limpa por ter aberto os olhos da família de Tufão para a real natureza de Carminha.
É de seu paizinho, Seu Santiago, que venha a natureza desvirtuada de Carminha. Todos os traumas e cicatrizes de Carminha devam se originar daí. O ar de nojo e repudio que a filha sente do pai deixa a entender que Carminha teve, desde a mais tenra idade, que lhe dar com o lado mais perverso e inescrupuloso da vida. Carminha deve ter vivido o amor às avessas. O desafeto, o culto ao proibido, a lei dos mais fortes sobreviverem devem ter regido seu destino por muito tempo, desviando qualquer criatura, na novela e na vida real, do eixo normal de evolução psicológica.
O LAMENTO DURANTE UMA LENTA MORTE DE SEU NILO
Seu Nilo também teve uma vida de cão. Comeu o pão que o diabo amassou e o presunto que Seu Santiago lhe ofereceu. Bebeu tudo do bom e do melhor, e também bebeu aquilo que tinha, mesmo que da pior qualidade. Bebeu inclusive o antidoto de sua vida de cão. Seu Nilo abriu a boca, esbravejou. Trouxe em flashbacks o começo dos transtornos e tragédias que marcaram as vidas de Mãe Lucinda e Carminha.
Enquanto ele agonizou, eu também agonizava. Morria aos poucos um personagem que, com tão pouco, nos fazia rir, mesmo que fosse em meio a sua desgraça. Esse era o ar de sua graça. Esse era seu olhar antes da morte. Esse era Seu Nilo. Esse é apenas o desvencilhar de um último capítulo de uma novela para a qual não quero dar adeus!

RD1|BLOG OVINI

Comentários

Mensagens populares deste blogue

ESPÍRITO INDOMÁVEL: Espacial ultimo episódio

É já daqui a poucas horas que a TVI o/a brinda com o último episódio de "Espirito Indomável". Vai ser uma noite de muita emoção e de vida no estado mais selvagem. O CANAL VIVER revela - lhe agora alguns dos finais que vai poder ver esta noite: Juntos para sempre... Depois de tantos dissabores, o amor leva a melhor. Teresa e Joaquim passam a viver juntos na Herdade das Oliveiras. Porém, nem tudo será como dantes. Numa ultima tentativa Joaquim levanta - se da cadeira de rodas, mas acaba por cair de novo. Agarrado a Teresa promete manter - se vivo para viver com ela o amor pelo qual lutou durante anos. Já Eduardo e Joana expulsam João de casa e ficam a viver na Herdade do Alto! O pai da Criança...de novo Depois da pequena Margarida ter causado confusão em Coruche sem se saber quem era o pai, Catarina volta a engravidar. Só que desta vez não sabe se é Toninho ou Alexandre o verdadeiro pai da criança. A confusão está de novo instalada e nada acentaria melhor neste final senão a cé

CARAS & BOCAS | Capítulo 139 - Últimos Capítulos - 24/07/2014 (Globo - Brasil)

Benfica vs Fundação Luís Figo ( RTP1 ) Jogo de Solidariedade

Jogo Contra a Fome 2012, entre as equipas do Benfica e Fundação Luís Figo, em  partida que se realizou no Estádio da Luz, em Lisboa, no dia 18 de Julho de 2012.

AGENDA | Edição #002 T01 | 28/09/2015 (Rede Alpha TV)

ESTREIAS »»  DIA 04 | AMOR ETERNO AMOR  |GLOBO (Portugal)| 20:00hs »»  DIA 08 |     AMORTEAMO     | GLOBO (Brasil) | 22:30hs »»  DIA 11 |I LOVE PARAISÓPOLIS| GLOBO (Brasil) | 19:15hs »»  DIA ?? |     PODEROSAS     | SIC (Portugal) | 23:00hs Amor Eterno Amor   é a próxima novela que irá ocupar o lugar de 'Boogie Oogie' no horário das 20hs no canal Globo Portugal. Rodrigo  cresceu na pequena Arraial de Fora, em Minas Gerais, sem saber sobre sua verdadeira origem. O menino recebeu o nome de  Carlos  e foi criado como filho legítimo de  Angélica  (Denise Weinberg) que, até morrer, lutou para o afastar dos maus tratos do padrasto  Virgílio  (Osmar Prado). Quando conheceu  Carlos , Virgílio  percebeu logo os dons especiais do enteado – ele acalma qualquer animal somente com seu olhar – e decidiu começar a explorar a criança como uma grande atração para os circos que se apresentam na cidade.  Carlos  (Caio Manhente), então, passa a ser conhecido como «o menino

A GUERREIRA | Depois de Alterar o Nome da Novela Brasileira, SIC Adapta o Logótipo.

Depois de, na próxima segunda-feira, a SIC estrear a novela portuguesa  Sol de Inverno ,  A Guerreira   será a produção que se segue a chegar ao ecrã da estação. A data de estreia desta novela brasileira será dia 23 de setembro, chegando para substituir  Páginas da Vida  que está perto do fim. No Brasil, a novela de Glória Perez, autora de produções como  O Clone ,  América  e  Caminho das Índias , teve o nome de Salve Jorge. Cá em Portugal, preparada para ser exibida pela SIC, ganhou o nome de  A Guerreira . Esta produção foi exibida entre 2012 e 2013 no «horário das nove» da TV Globo, tendo sucedido  Avenida Brasil  e antecedido  Amor à Vida . Com a mudança de nome, a SIC viu-se obrigada a alterar o logótipo original da novela. Confira agora a mudança, comparando os dois logótipos da mesma produção brasileira. A Guerreira (Salve Jorge, no Brasil), estreia dia 23 de Setembro substituindo ' Páginas da Vida '. Fonte: A Televisão - Portugal

O REI DO GADO | Capítulo 064 - 09/04/2015 (Globo - Brasil)

ROQUE SANTEIRO | Capitulo 209 - Último Capítulo (Canal Viva)

A REGRA DO JOGO | Adisabeba Fica Cara A Cara Com Ex-Amor.

O Morro da Macaca tem muitas histórias para serem desvendadas. Uma delas é o misterioso passado de  Zé Maria  (Tony Ramos) com  Adisabeba  (Susana Vieira) e  Djanira  (Cassia Kis).  Já ficou claro que as duas eram muito amigas e acabaram se distanciando por conta do, atualmente, foragido da justiça, que acabou preferindo a segunda mulher . Mas, no momento que ele mais precisa, vai atrás da primeira, a dona da comunidade. Desde que reapareceu nas redondezas, Zé Maria não pode dormir tranquilo, afinal, a polícia está no seu pé. E nenhum lugar melhor do que os aposentos da mulher mais respeitada do morro para se refugiar. Ele, então, humildemente, pede socorro à ex, que apesar da escolta fervorosa e ciumenta de seu funcionário e affair,  Abner  (Douglas Tavares), corresponde: " Em nome dos velhos tempos, Zé, seu pedido de asilo foi... Aceito ". Será que este reencontro pode revelar mistérios do passado? Não perca esta cena, que vai ao ar na segunda-feira, dia 7/9.

Doce Tentação ( TVI ) 224 Episódio - 17/10/2012