Avançar para o conteúdo principal

Olhar a SIC: Rosa Fogo - Um final impróprio.


Boa Noite! Seja bem-vindo ao 
"Olhar a SIC"
por: João Rodrigo
No passado Sábado à noite, a SIC emitiu o último episódio de “Rosa Fogo”, a telenovela escrita por Patrícia Muller que durante meses foi vista pelos espectadores. Eu já aqui tinha feito a minha avaliação geral da novela, e inclusive deixei algumas críticas menos positivas sobre a história protagonizada por Rogério Samora, Cláudia Vieira e Ângelo Rodrigues. Mas no geral, também disse que o saldo era positivo, que apesar de tudo, foi uma boa novela que a SIC teve e a SP Televisão produziu.
No entanto, ao assistir ao último episódio fiquei completamente indignado. Simplesmente aquilo que vi, considero que foi uma porcaria. Podre, irreal, mal construído e fantasioso, é assim que descrevo o final da novela que vi. Nunca me lembro de ter visto um desfecho duma telenovela tão mal feito e sem chegar a conclusões nenhumas, nem consequências.
Pior, aquilo que eu assisti, acho que foi gozar com os espectadores que durante meses seguidos acompanharam a história que tratou até de temas bem sérios, ou seja, não se tratava de uma novela fantasiosa e cheia de ilusões. Teve violência doméstica, cancro, alzheimer, e outros temas bem sérios, para além de também ter o lado de comédia, que esse sim tinha por vezes alguma fantasia e irrealidade ou exagero, mas em ficção pode ter o seu espaço.
Mas o final que apresentaram para “Rosa Fogo”, na minha opinião, não se adequou em nada com a novela. O final do vilão José da Maia foi patético, com um sugamento pela terra abaixo completamente irreal, e depois ele aparece vivo a sorrir nos últimos segundos da novela??? Afinal que castigo teve? Qual foi o seu fim? Eu não entendi. Depois, os crimes de Joana (Soraia Chaves) e Lara Gomes (Ana Nave) também ficaram sem resolução e sem serem descobertos, tal como o do Diogo (José Fidalgo).
Depois o Estevão estava com os dedos partidos e andou ali como se nada fosse… E como é que a Catarina grávida levou a Maria para aquela casa abandonada? No fim a Catarina morreu porquê? Dum parto natural? Tudo isto ficou sem explicação credível. Houve um fenómeno que também não entendi… A novela não avançou no tempo, não disse… 2 ou 4 ou 9 meses depois… Porém, apareceram bebés de todos os lados! Um mistério.
Mas como se ainda não bastasse isto tudo, o desfecho foi completamente mau até ao fim, quando supostamente apareceu o filho da Gilda, vivo, que tinha sido morto logo no início da novela pelo José da Maia e atirado pelas cataratas abaixo juntamente com aquela água toda. Então afinal como é que ele não morreu? E onde esteve a novela toda? Porque só apareceu no final? Qual foi a reação da mãe ao reencontro? E porque não se viu a cara do filho da Gilda? Esta, eu sei a resposta! O ator que deu vida ao Horácio foi o Joaquim de Almeida, que fez a participação especial no princípio, mas agora já não estava disponível, ou não quis voltar a participar na novela. Então para isto, eu pergunto porque é que não escolheram outro ator que pudesse estar disponível para fazer o papel até ao fim??? Quiseram ter o Joaquim de Almeida para fazerem esta figura triste?!
Por estes motivos todos, e por tudo aquilo que vi do último episódio de “Rosa Fogo”, penso que a telenovela teve um final impróprio, e não merecia tal coisa. De salientar que a indignação e perplexidade dos espectadores fez-se sentir principalmente na página do Facebook da novela da SIC, assim como também na página oficial da autora Patrícia Muller igualmente no Facebook, em que choveram comentários negativos e de protesto contra o final apresentado.
É verdade que o final de “Rosa Fogo” foi o mais visto da história das novelas nacionais da SIC, e isso foi um beneficio agora. Porém, no futuro pode ser um prejuízo, porque, falando por mim, não tenciono ver mais nenhuma telenovela escrita por esta autora, Patrícia Muller.
Concorda com a minha opinião? Apresente também a sua!


Fonte: SIC Blog/João Rodrigo

Comentários

Mensagens populares deste blogue

SANGUE BOM | Capítulo 160 - Último Capítulo - 01/11/2013 (Globo - Brasil)

Rodrigo Lombardi levita nas primeiras cenas de Herculano em O Astro

Herculano Quintanilha (Rodrigo Lombardi) vai impressionar os espectadores de um show ao conseguir ao levitar, nas primeiras cenas do personagem de O Astro, que tem estreia prevista na Rede Globo para julho. O Professor Astro consegue levitar durante apresentação de mágica e o público, satisfeito, aplaude após a demonstração. O elenco de O Astro é composto por Francisco Cuoco, Rodrigo Lombardi, Regina Duarte, Carolina Ferraz, Alinne Moraes, Guilhermina Guinle, Fernanda Rodrigues, Ellen Roche, Humberto Martins, Thiago Fragoso, Henri Castelli, José Rubens Chachá, Vera Zimmerman, Tato Gabus, Marco Ricca, Carolina Kasing, Reginaldo Faria, Rosa Maria Murtinho, Mila Moreira, Bel Kutner, João Baldasserine, Luca de Castro, Tuna Duwek, Celso Frateschi, Carolina Chalita, Rodrigo Mendonça, Antoni Calloni, Maria Pompeu, entre outros. Alcides Nogueira e Geraldo Carneiro assinam a nova versão de O Astro, que tem figurinos de Lalibe Simão, com conceituação de Fernando Torquatto e supervisão de caract...

ALÉM DO TEMPO | Bernardo Vai Até Ao Casarão.

De pois de ter passado mais de 20 anos sendo dado como morto,reencontrar Emília (Ana Beatriz Nogueira) e ser capturado por Bento (Luis Carlos Vasconcelos), Bernardo (Felipe Camargo) vai desaparecer das vistas da amada mais uma vez, na novela " Além do Tempo ". Nos próximos capítulos da trama das seis, o pai de Livia (Alinne Moraes) vai ao casarão do Castellini e acaba sendo visto por Zilda (Nívea Maria). As cenas estão previstas para irem ao ar a partir de 29 de setembro. Bernardo foi vítima de uma emboscada da própria mãe para matar Emília, por causa do romance dos dois, que Vitória (Irene Ravache) não aprovava. Apesar de não ter morrido no acidente, o então conde Castellini perdeu a razão e foi internado pela genitora num sanatório, onde passou mais de duas décadas até fugir para Campobello, um tanto desmemoriado. Com a ajuda de Ariel (Michel Melamed), ele conseguiu reencontrar o amor de sua vida e foi salvo das garras do campanga da condessa...

PEDRA SOBRE PEDRA | Capítulo 043 - 16/03/2015 (Canal Viva - Brasil)

PEDRA SOBRE PEDRA | Capítulo 044 - 17/03/2015 (Canal Viva - Brasil)

DOMINGÃO FAUSTÃO | Edição de 19/03/2017 | REDE GLOBO - BRASIL

MALHAÇÃO: irá acabar

“Malhação”, tal qual o público conhece há 16 anos, vai acabar. O programa, que desde a sua estreia é reformulado todos os anos, será substituído por um projeto assinado por Mário Márcio Bandarra e a dupla Ingrid Zavarezzi e Ajax Camacho, que fez “Beijo, me liga”, exibido no Multishow ano passado. A marca “Malhação”, entretanto, será mantida e o novo programa se chamará “Malhação conectados”. A decisão dividiu opiniões na Globo. Mas venceu o argumento de que ela é forte demais para ser descartada. O programa, em julho, vai para o núcleo de José Alvarenga Jr. e será voltado para as redes sociais, a exemplo de “Beijo, me liga”. Agora serão apenas 12 personagens, um deles, inspirado em René Silva, twitteiro do Complexo do Alemão.

Milena Toscano: Posa nua para editorial com Mayana Moura

Prestes a voltar à TV em Fina Estampa, novela de Aguinaldo Silva que sucederá a Insensato Coração na Globo, Milena Toscano posou sensual para um editorial de moda do qual também participou Mayana Moura, a Melina de Passione. A atriz aparece nua nas imagens, de autoria do fotógrafo Valério Trabanco.

Profissão Repórter: Equipe mostra relatos de violência doméstica

Mulheres ameaçadas e agredidas pelos companheiros contam suas histórias. O Espírito Santo é o estado mais violento para as mulheres. Vítimas denunciam seus agressores na delegacia da mulher. Homens contam o porquê de cometerem atos de violência e buscam tratamento. Agressores relatam a violência que eles mesmos cometeram. Algumas mulheres desistem de processar quas agrediu. Outras buscam seus direitos até o fim. O Profissão Repórter vai ao ar, logo depois do último episódio de A Mulher Invisível