Avançar para o conteúdo principal

António José Seguro diz que Governo exagerou na dose e corre o risco de fraturar o contrato social

António José Seguro diz que Governo exagerou na dose e corre o risco de fraturar o contrato social
Lisboa, 11 nov (Lusa) - O secretário-geral do PS afirmou hoje que o Governo "exagerou na dose" da austeridade inerente ao Orçamento para 2012 e, caso não recue, corre o risco de colocar em causa o contrato social entre os portugueses.
António José Seguro falava na sessão de encerramento do debate na generalidade da proposta do Governo de Orçamento do Estado para 2012, numa intervenção em que justificou a abstenção dos socialistas com base no argumento do "interesse nacional", mas em que reiterou a exigência que o executivo PSD/CDS devolva um dos subsídios que pretende cortar aos trabalhadores do setor público e reformados.
Segundo o líder socialista, ao longo dos dois dias de debate orçamental, o Governo "não conseguiu justificar" a necessidade destes dois cortes e o PS "explicou que existe margem suficiente" para poupar pelo menos um dos dois subsídios.
"Na especialidade, o PS apresentará propostas de alteração, o PS não desistirá de lutar pela correção de uma injustiça, o PS tudo fará para devolver um salário e uma pensão aos funcionários públicos e aos reformados. Compreende-se a preocupação que qualquer Governo coloca na elaboração do Orçamento para 2012, mas este Governo exagerou na dose. Precaução sim, exagero não", sustentou Seguro, recebendo palmas dos deputados da sua bancada.
Na perspetiva do secretário-geral do PS, o atual Governo, ao concentrar os sacrifícios apenas numa parte dos portugueses, adota uma solução que pode ter a prazo nefastas consequências.
"A manter-se a proposta do Governo, os trabalhadores da função pública e os reformados suportarão sozinhos mais de um terço do total dos sacrifícios exigidos, o que é inaceitável e provoca a indignação geral. O Governo introduz uma fratura no contrato social dos portugueses com consequências difíceis de prever", advertiu.
Para António José Seguro, "a precaução exagerada do Governo faz já este ano com que se retire metade do subsídio de natal a cada trabalhador e a cada reformado sem necessidade nenhuma", porque a transferência do "fundo de pensões da bancada é suficiente para atingir a meta [de 5,9 por cento] do défice orçamental".
"Está em causa salvaguardar a dignidade das pessoas, porque há pessoas que estão nos limites, que já não suportam mais sacrifícios e não têm mais furos para apertar no seu cinto", disse ainda, antes de defender mudanças no cumprimento do programa de assistência financeira a Portugal.
"Num momento atual, a responsabilidade dos políticos é promover a união entre os portugueses e é com esse propósito que o PS se disponibiliza para contribuir para o ajustamento das condições do programa de assistência financeira a Portugal. Temos de ter uma abordagem inteligente da austeridade", afirmou, embora salvaguardando que, pela parte dos socialistas, não está em causa o cumprimento das metas de consolidação orçamental.
"Mas há que encontrar condições mais favoráveis para que o ajustamento não tenha um custo elevadíssimo", salientou.
PMF

Comentários

Mensagens populares deste blogue

SOL NASCENTE | Cap. 175 - Último Capítulo | REDE GLOBO - BRASIL

Giovanna Lancellotti: Faz sucesso ao exibir seios em Gabriela.

Giovanna Lancellotti causou um grande alvoroço ao aparecer com os seios à mostra em “Gabriela” , durante uma cena de banho, após a personagem perder a virgindade. Durante a exibição, a intérprete de Lindinalva virou comentário nas redes sociais, atraindo ainda mais o desejo dos marmanjos em vê-la numa publicação nua. Mas a atriz, que só tem 19 anos, diz que não pensa no assunto. "Recebi alguns convites para ensaios sensuais e apesar de estar com um personagem sensual na TV isso não quer dizer que necessariamente tenha que ser sensual na minha vida pessoal. Acho que sou muito nova para pensar em fotos muito sensuais ou ensaio nu nesse momento" , diz. Fonte: Extra/Retrados da Vida

Rosa Fogo ( SIC ) 202 Episódio - 04/06/2012

Comparativo de Audiência – 18 Horas “A Vida da Gente” mantem boa audiência

Capítulo 03 de novelas das 18 Horas (28/09/2011) A Vida da Gente: 23 Cordel Encantado: 23 Araguaia: 22 Escrito nas Estrelas: 26 Cama de Gato: 27 Paraíso: 22 Negócio da China: 26 Ciranda de Pedra: 21 Desejo Proibido: 27 Eterna Magia: 29 O Profeta: 37 Sinhá Moça: 32 Alma Gêmea: 36 Como uma Onda: 26 Cabocla: 37 Chocolate com Pimenta: 37 Agora é que são elas: 28 Sabor da Paixão: 27 Coração de Estudante: 29

CARAS & BOCAS | Capítulo 139 - Últimos Capítulos - 24/07/2014 (Globo - Brasil)

A REGRA DO JOGO | ÚLTIMOS CAPÍTULOS | Capítulos 163 | 07/03/2016 | TV Globo - Brasil

GRÁFICOS R7: Pan-Americano faz Globo ter o pior outubro de sua história

De acordo com dados do Ibope, a Rede Globo teve o pior desempenho em audiência durante um mês de outubro em toda sua história na Grande São Paulo. Perdeu mais de 10% dos telespectadores em um mês. Saiu de 17 em setembro para 15 pontos no mês seguinte. O cenário de queda coincide com o crescimento da Record no período, que com a transmissão exclusiva dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, cresceu no Ibope em 7%. A migração de público fica mais evidente quando analisada a faixa noturna, o chamado horário nobre da TV brasileira. Das 18h à 0h, a Globo viu sua audiência média cair de 28 para 25 pontos (aproximadamente 174 mil domicílios somente na Grande São Paulo). Já a Record subiu de 9 pontos na média de setembro para 10 em outubro. A estratégia de praticamente ignorar os Jogos Pan-Americanos por não possuir os direitos de transmissão parece não ter feito bem à emissora da família Marinho. Ela também apresentou queda nas outras faixas do dia. Pela manhã, caiu de 8 para 7 ...

Record confirma outros atores em sua próxima novela

Foto/Divulgação  Após definir os nomes de Paloma Duarte e Fernando Pavão como protagonistas de sua próxima novela, "Navegantes" (título provisório), a Record confirmou outros nomes no elenco. De autoria de Lauro César Muniz, a trama contará também com os atores Bete Coelho, Heitor Martinez, Dado Dolabella, Eliete Cigarini, Raul Gazola e Francisca Queiroz. Bete, em especial, trabalhou com o autor em "Poder Paralelo" como a problemática Vanda. "Navegantes" contará a história de um fazendeiro do Mato Grosso que terá seu filho e sua mulher sequestrados. Fernando Pavão, que interpretará o Otávio, terá um encontro com uma pessoa que lhe dará informações sobre o destino de seu filho e mulher. Entretanto, algo ocorrerá durante a embarcação e vai mudar totalmente a vida do empresário, gerando conflitos que se estenderão por toda a trama. Fonte NT