Avançar para o conteúdo principal

"Qual autor não quer escrever para a Globo?", elogia Rui Vilhena

“Assim como todo ator deseja um dia fazer um trabalho em Hollywood,
qual é o autor de novelas que não quer escrever para a Globo?”

Rui Vilhena ainda passa praticamente despercebido no Brasil e poucos devem saber de quem se trata. A grande maioria não deve saber, por exemplo, que esse autor, que fez sucesso ao revolucionar a forma de escrever novelas em Portugal, colabora atualmente com Aguinaldo Silva em “Fina Estampa”, onde já faz laboratório para em 2012 ou em 2013 ser lançado como titular pela Globo às 18h ou 19h.

Esta passagem por terras brasileiras levou o mesmo a colocar fim a um contrato de longa duração com a TVI, emissora portuguesa que detém o monopólio da indústria das novelas naquele país.


Foto: Arquivo pessoal

Apesar de se esquivar a fazer grandes comentários sobre o seu futuro na Globo, Rui Vilhena, que também escreveu a série portuguesa histórica “Equador”, que estreia na próxima segunda (3) na TV Brasil às 23h, diz que todo o autor de novelas “quer escrever para a Globo”, uma verdadeira Hollywood quando o assunto é telenovelas. “No momento a minha única preocupação é ’Fina Estampa’”, crava o novelista, explicando que aquilo que está tentando compreender no momento é a técnica brasileira de escrita para telenovela, que tem “pequenas” diferenças face à portuguesa.

Aliás, foi a técnica, aliada ao ritmo de suas novelas, que o aproximou de Aguinaldo Silva. E nem mesmo o fato de “Ninguém como Tu” ter conseguido, aos poucos, destronar “Senhora do Destino” da liderança das audiências em Portugal, beliscou a amizade de ambos.

Naquela que é uma das primeiras entrevistas de Rui Vilhena à imprensa brasileira, Rui Vilhena fala, com exclusividade ao NaTelinha, da amizade que tem com Aguinaldo Silva, da Globo, da sua quase contratação pela Record e de “Equador”, a série mais cara que já foi produzida em Portugal e que vai agora estrear na televisão brasileira.


NaTelinha: “Equador” tem sido apresentada na televisão brasileira como a produção mais cara de sempre já executada pelos portugueses. Que balanço faz desta série e que recordações lhe traz o período em que a adaptou?

Rui Vilhena:
O balanço não podia ser mais positivo. A série teve um ibope fantástico, foi a maior produção de sempre. A adaptação do Equador foi uma experiência fantástica e muito gratificante, apesar do trabalho não ter sido nada fácil. As adaptações são complicadas. É preciso muito cuidado e respeito quando se está a mexer numa obra cujo pai é outro autor, no caso, o Miguel Sousa Tavares. Foram necessários oito meses para escrever 26 episódios. Numa novela, por exemplo, escrevo um episódio por dia.


NT: A história tem como uma das protagonistas Maria João Bastos, bem conhecida na televisão brasileira por sua atuação em “O Clone”. De que trata a série?

R.V.:
A história decorre em São Tomé e Príncipe, na época da colonização portuguesa (1905). Para lá, vai Luís Bernardo Valença, um bon vivant, que deixa uma vida de luxo em Lisboa, para uma missão patriótica como governador nas ilhas, cuja difícil missão é convencer um enviado do governo Inglês de que não há trabalho escravo nas ilhas. A Maria João Bastos, que está fabulosa, é casada com o cônsul Inglês e acaba por ter um tórrido romance com Luís Bernardo.


NT: Sente-se incomodado por “Equador” estrear na televisão brasileira sendo dublada?

R.V.:
De maneira nenhuma. De uma maneira geral, às vezes é complicado para os brasileiros entenderem os portugueses. E como as dublagens aqui são muito bem feitas, não vejo qualquer problema.
 

Rui Vilhena ao lado da atriz Maria João Bastos
Foto: Arquivo pessoal

Comentários

Mensagens populares deste blogue

ESPÍRITO INDOMÁVEL: Espacial ultimo episódio

É já daqui a poucas horas que a TVI o/a brinda com o último episódio de "Espirito Indomável". Vai ser uma noite de muita emoção e de vida no estado mais selvagem. O CANAL VIVER revela - lhe agora alguns dos finais que vai poder ver esta noite: Juntos para sempre... Depois de tantos dissabores, o amor leva a melhor. Teresa e Joaquim passam a viver juntos na Herdade das Oliveiras. Porém, nem tudo será como dantes. Numa ultima tentativa Joaquim levanta - se da cadeira de rodas, mas acaba por cair de novo. Agarrado a Teresa promete manter - se vivo para viver com ela o amor pelo qual lutou durante anos. Já Eduardo e Joana expulsam João de casa e ficam a viver na Herdade do Alto! O pai da Criança...de novo Depois da pequena Margarida ter causado confusão em Coruche sem se saber quem era o pai, Catarina volta a engravidar. Só que desta vez não sabe se é Toninho ou Alexandre o verdadeiro pai da criança. A confusão está de novo instalada e nada acentaria melhor neste final senão a cé

CARAS & BOCAS | Capítulo 139 - Últimos Capítulos - 24/07/2014 (Globo - Brasil)

LOUCO AMOR | Episódio 243 - 08/03/2013 (TVI - Portugal)

Benfica vs Fundação Luís Figo ( RTP1 ) Jogo de Solidariedade

Jogo Contra a Fome 2012, entre as equipas do Benfica e Fundação Luís Figo, em  partida que se realizou no Estádio da Luz, em Lisboa, no dia 18 de Julho de 2012.

A GUERREIRA | Depois de Alterar o Nome da Novela Brasileira, SIC Adapta o Logótipo.

Depois de, na próxima segunda-feira, a SIC estrear a novela portuguesa  Sol de Inverno ,  A Guerreira   será a produção que se segue a chegar ao ecrã da estação. A data de estreia desta novela brasileira será dia 23 de setembro, chegando para substituir  Páginas da Vida  que está perto do fim. No Brasil, a novela de Glória Perez, autora de produções como  O Clone ,  América  e  Caminho das Índias , teve o nome de Salve Jorge. Cá em Portugal, preparada para ser exibida pela SIC, ganhou o nome de  A Guerreira . Esta produção foi exibida entre 2012 e 2013 no «horário das nove» da TV Globo, tendo sucedido  Avenida Brasil  e antecedido  Amor à Vida . Com a mudança de nome, a SIC viu-se obrigada a alterar o logótipo original da novela. Confira agora a mudança, comparando os dois logótipos da mesma produção brasileira. A Guerreira (Salve Jorge, no Brasil), estreia dia 23 de Setembro substituindo ' Páginas da Vida '. Fonte: A Televisão - Portugal

O REI DO GADO | Capítulo 064 - 09/04/2015 (Globo - Brasil)

ROQUE SANTEIRO | Capitulo 209 - Último Capítulo (Canal Viva)

A REGRA DO JOGO | Adisabeba Fica Cara A Cara Com Ex-Amor.

O Morro da Macaca tem muitas histórias para serem desvendadas. Uma delas é o misterioso passado de  Zé Maria  (Tony Ramos) com  Adisabeba  (Susana Vieira) e  Djanira  (Cassia Kis).  Já ficou claro que as duas eram muito amigas e acabaram se distanciando por conta do, atualmente, foragido da justiça, que acabou preferindo a segunda mulher . Mas, no momento que ele mais precisa, vai atrás da primeira, a dona da comunidade. Desde que reapareceu nas redondezas, Zé Maria não pode dormir tranquilo, afinal, a polícia está no seu pé. E nenhum lugar melhor do que os aposentos da mulher mais respeitada do morro para se refugiar. Ele, então, humildemente, pede socorro à ex, que apesar da escolta fervorosa e ciumenta de seu funcionário e affair,  Abner  (Douglas Tavares), corresponde: " Em nome dos velhos tempos, Zé, seu pedido de asilo foi... Aceito ". Será que este reencontro pode revelar mistérios do passado? Não perca esta cena, que vai ao ar na segunda-feira, dia 7/9.