No oitavo episódio de "MasterChef" os nove cozinheiros amadores regressam à cozinha para mais um desafio da Caixa Mistério. Desta vez, contra as expetativas de alguns candidatos – que preferem cozinhar carne – na Caixa Mistério existe apenas um ingrediente: bacalhau. Para a criação dos seus pratos, os candidatos podem recorrer aos muitos ingredientes disponíveis na despensa.
O início da prova é sinónimo de algum desânimo para os candidatos que não costumam cozinhar bacalhau, nomeadamente o Mauro, que acredita que desta vez vai ficar entre os piores.
Os Chefes fazem várias rondas para apurar as receitas e as técnicas usadas por cada candidato a "MasterChef" e aos poucos a confiança começa a crescer entre os cozinheiros amadores.
No final da prova, os Chefes manifestam o seu contentamento: nunca se tinha cozinhado tão bem na cozinha do "MasterChef". No entanto, os jurados irão provar apenas três pratos, e um deles será eleito o vencedor da prova.
Os Chefes começam por chamar Marta, que já vai sendo presença habitual entre os pratos de sucesso. Marta apresenta um prato de bacalhau no forno, que é considerado mais indicado para os dias de Inverno. O prato agrada à Chefe Justa e ao Chefe Cordeiro, mas para o Chefe Ljubomir este é um prato demasiado pesado. Os jurados chama o segundo prato contemplado, o de Sónia. A candidata apresenta um prato mais leve e equilibrado, que agrada aos três candidatos. Por último, os Chefes chamam Mauro. O candidato não estava satisfeito com o ingrediente principal desta Caixa Mistério, mas ao longo da prova foi revelando confiança. O prato de Mauro agradou aos três Chefes, que elogiaram a simplicidade, empratamento e ponto do bacalhau, que, segundo o Chefe Ljubomir, estava perfeito. O prato do Mauro é nomeado vencedor, o que lhe dá vantagem na Prova da Invenção.
Já na despensa do "MasterChef", o Mauro é informado do tema da prova: o Romance. À sua disposição o Mauro tem três ingredientes: queijos portugueses, chocolate e maracujá. O Mauro escolhe o maracujá e, já na Cozinha do "MasterChef", os restantes candidatos são informados do tema e do ingrediente da Prova de Invenção.
O maracujá revela-se um ingrediente complicado para todos os candidatos. Os Chefes comentam entre si que este não é um ingrediente simples para quem não está habituado a cozinhá-lo. Alguns candidatos optam por trabalhar com doces, mas outros arriscam na carne, o que pode, segundo os jurados, ser mais arriscado.
Enquanto cozinham, os Chefes vão pedindo aos candidatos que cozinhem com muito amor, remetendo sempre para o tema da prova.
A prova chega ao fim e um a um os candidatos apresentam os seus pratos. A grande maioria dos candidatos comete um erro comum: colocam as sementes de maracujá no prato.
Depois de uma prova de sucesso, esta revelou-se uma prova desastrosa e a grande maioria dos candidatos foi arrasado nas avaliações do seu prato.
Ainda que com alguns erros, os pratos do Luís, da Madalena e da Marta foram os menos castigados pelos comentários dos jurados. No final da avaliação, a Madalena é nomeada vencedora. No entanto, a Prova da Invenção dita a saída de um candidato. Sónia, Lígia e Carla são chamadas para a possível expulsão, uma vez que cozinharam, segundo os Chefes, os três piores pratos. A sobremesa da Carla não cumpriu os requisitos mínimos e chega ao fim a sua participação no "MasterChef".
Na próxima semana os candidatos irão enfrentar uma nova prova exterior, onde irão cozinhar um banquete para um casamento.
fonte: site de "MasterChef"
Comentários
Enviar um comentário