COM O FIM DA PRIMEIRA TEMPORADA DE ‘A MULHER INVISIVEL’ VAMOS RECORDAR AS CARACTERÍSTICAS VISUAIS DA ABERTURA E OS SEGREDOS DESSA PRODUÇÃO.
Depois de uma estreia bem-sucedida, o seriado “A Mulher Invisível” viu sua audiência cair a cada episódio, mas o último capítulo desta primeira temporada recuperou o fôlego. Levado ao ar na última terça-feira (5), o desfecho da produção marcou média de 23 pontos, segundo o Ibope. Só é menos do que a estreia, que havia atingido 25, mas bem mais que os 19 da semana passada. Ajudou também o fato de que “Tapas & Beijos” bateu seu recorde, 31 pontos, e entregou o horário em alta. Ainda que tenha havido queda nos números, a Globo segue animada com o potencial do projeto e já programou uma segunda temporada com cinco episódios. As gravações começam já no próximo mês.Assim como aconteceu com “Divã”, que após o sucesso nos cinemas ganhou uma versão em série para a TV, “A Mulher Invisível” teve sua versão estendida na Rede Globo.Com algumas mudanças no roteiro central, a série continua a contar as dificuldades na vida de um homem que vê uma mulher perfeita ao seu lado, mas que ninguém mais pode ver. Selton Mello e Luana Piovani se mantêm nesses personagens, assim como no filme. Porém ganham agora a companhia de Debora Falabella, como a esposa de Pedro, uma personagem nova em relação ao cinema.
A abertura da série mostra uma imagem espelhada de um cenário de uma boate. Do meio dessa imagem, as personagens principais surgem dançando. Os nomes dos atores também aparecem do centro. Por fim, a tela deixa de ser dividida, mostrando-os 3 personagens juntos e, em seguida, encerrando com o logotipo do programa. A vinheta não esclarece o enredo da história que vem a seguir e não faz referência também ao próprio nome da série. Talvez a intenção era falar sobre a dualidade na vida do homem que vê uma mulher que niguém vê e suas dificuldade por conta disso. Mas o que vemos é um espelhamento das cenas e não duas cenas semelhantes com leves discrepâncias, que nos poderiam remeter à tal dualidade entre a realidade e a fantasia.O cenário também não nos diz nada sobre a história. Seria a vida de Pedro uma festa, uma bagunça, uma loucura? Por fim o logotipo da série, o mesmo utilizado nos cartazes promocionais do filme, não faz sequer uma brincadeira sobre uma mulher que ninguém vê. A palavra “invisível” aparece escrita em preto com o fundo branco, ironicamente dando grande destaque a ela. Quando na verdade seria mais interessante que a palavra aparecesse em transparência ou em contorno, a fim de explicitar o conceito da invisibilidade. A forma como o logotipo entra, como se fosse uma cortina de fumaça, talvez seja a única peça da abertura que faz ligação com a trama. Não precisaria ser óbvio o conceito de mulher invisível mas a equipe que produziu a abertura poderia ter brincado mais com o tema abordado na atração.
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Ano: 2011
Canal: Rede Globo
Visual
Produção: Conspiração Filmes
Som
Trilha: “ Quit and Go Home” (por Secrets in Stereo)
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