Ex-presidente Itamar Franco é velado no Palácio da Liberdade, em BH
O corpo do senador e ex-presidente Itamar Franco é velado no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte.
O caixão chegou ao local em carro aberto do Corpo de Bombeiros por volta de 11h40 desta segunda-feira (4). O público presente jogou pétalas brancas sobre o caixão. O ex-presidente foi recebido ao som de "Oh, Minas Gerais. Quem te conhece, não esquece jamais".
Inicialmente, o velório será restrito a familiares. A previsão é que seja aberto ao público depois do meio-dia.
Após o velório em Belo Hozironte, o ex-presidente será cremado. A cerimônia de cremação atende a um desejo no senador em vida, de acordo com a assessoria de Itamar, e vai ser restrita à família. O horário previsto é às 16h no Parque Renascer Cemitério e Crematório em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
A aeronave que transportou o corpo de Juiz de Fora, onde o ex-presidente havia sido velado desde o domingo (3) até a manhã desta segunda, para a capital mineira aterrisou no Centro de Instrução da Aeronáutica, ao lado do Aeroporto da Pampulha.
Antes de chegar ao Palácio da Liberdade, o corpo foi recebido com honras militares e seguiu em cortejo por avenidas da capital em carro aberto do Corpo de Bombeiros - veja no vídeo ao lado.
Itamar Franco morreu aos 81 anos neste sábado (2), em São Paulo. Nota divulgada pelo Hospital Albert Einstein informou que o ex-presidente sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), onde estava sendo tratado de uma pneumonia decorrente de uma leucemia aguda, e morreu às 10h15 de sábado (2).
A presidente da República, Dilma Rousseff, deve ir ao velório na capital mineira acompanhada por quatro ministros, segundo informou o Palácio do Planalto. Ela deve chegar a BH no começo da tarde.
Devem acompanhar a presidente a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, a ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, a ministra da Secretaria de Comunicação Social, Helena Chagas e o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota.
Velório em Juiz de Fora
Durante todo o domingo e no início da manhã desta segunda, o corpo de Itamar Franco foi velado na Câmara Municipal de Juiz de Fora, na Zona da Mata de Minas Gerais. As filhas dele, Georgiana e Fabiana, acompanharam o seu velório.
Cerca de 41 mil pessoas passaram pelo velório em Juiz de Fora, de acordo com a Polícia Militar.
O corpo chegou à Câmara Municipal de cidade às 11h15 de domingo (3) e foi aplaudido por uma multidão que esperava para prestar a última homenagem ao senador e ex-presidente.
Compareceram ao velório de Itamar em Juiz de Fora o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente do Senado, José Sarney, o ex-presidente e senador Fernando Collor de Mello, o vice-presidente, Michel Temer, o ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, além dos senadores Pedro Simon, Lindeberg Farias, Romero Jucá, Agripino Maia e Renan Calheiros, entre outros políticos. Lula foi aplaudido e Collor, vaiado.
Comentários
Enviar um comentário