NO AR COM LUIS MESTRE
Todos os anos por altura do verão assistimos a uma diminuição do consumo televisivo, pois chega a época do calor, que convida as pessoas a passarem mais tempo ao ar livre nas praias,nas piscinas, na rua etc, e põe esse país fora das quatro paredes.
Mas enquanto nas televisões generalistas se assiste a uma quebra nas audiências, na TV por Cabo acontece o oposto, pois nesta altura do ano a televisão com maior oferta de canais tem cada vez mais adeptos.
Este aumento de procura do Cabo deve-se ao facto de estes canais oferecerem uma programação mais jovem e diversificada, que consiste na transmissão de inúmeras séries e filmes, que são o grande atractivo do público alvo que se encontra em pausa escolar.
Quem Quer ser Milionário é um concurso que faz parte da grelha diária da RTP1
As ofertas dos canais generalistas no verão são praticamente as mesmas que no resto do ano, baseando-se em talk-shows, novelas e concursos, ou seja programas dirigidos para um outro tipo de público, aquele que está em frente ao televisor durante a época fria, o que leva a maioria dos jovens a mudar para o Cabo.
Mas na minha opinião esta situação podia inverter-se caso as televisões generalistas adaptassem os conteúdos dos seus programas ao público que se encontra em casa, e para tal é necessário que, principalmente os talk-shows abordem temais mais leves e até mais direccionados, para evitar a fuga para o Cabo nos períodos da manhã, tarde e noite.
Laços de Sangue é a novela portuguesa de sucesso das noites da SIC
Outra medida a tomar, principalmente por parte da SIC e a TVI, passava por ser a aposta em séries e filmes inéditos para as suas tardes, mas penso que isso nunca irá acontecer porque uma série estrangeira às 17, por muito que agradasse aos jovens, correria o risco de se tornar um fracasso, e numa altura em que a luta pelo primeiro lugar está tão renhido as estações não arriscam tanto!
Mas também há aspecto positivos a realçar na programação de verão, neste caso da TVI, e um deles é o “Canta Comigo” que, para mim, é o tipo de programa mais adequado para as noite de verão, por ser um programa jovem, leve e atractivo, e que tem tudo para se tornar num sucesso da estação, ainda para mais com uma nova cara na sua condução. Uma estreia em televisão, principalmente em horário nobre: RITA PEREIRA.
Canta Comigo é uma das próximas apostas das noites de verão de Queluz
Para concluir espero que com o tempo (não muito tempo) a TVI, a SIC e a RTP percebam que os espectadores que assistem aos programas no Inverno, não são os mesmo que assistem no Verão e que comecem as adaptar mais as sua grelhas ao público e às épocas do ano, ou então lá vai liderança para o CABO!
Comentários
Enviar um comentário