Os mais entusiasmados defendem a tese de que José Luiz Datena, agora no comando do "Cidade Alerta", "roubará" audiência de todas as concorrentes. Mas não é bem assim, as contas e projeções devem ser feitas com cuidado e bom senso.
O novo policialesco da Record - sim, a emissora lançou mão de um projeto de qualidade, iniciado em 2004 com o slogan "A Caminho da Liderança", para atingir seus objetivos da forma mais fácil, mas isso é assunto para outro dia - terá duros concorrentes. "Sessão da Tarde", "Malhação", "Cordel Encantado", "Casos de Família", "Chaves" e o "Brasil Urgente" serão seus adversários.
A Globo e o SBT são as únicas que devem comemorar, visto que ao abrir mão da série "Todo Mundo Odeias o Chris", entre 17h e 19h, para acomodar Datena, a Record desiste da "disputa pelo primeiro lugar", para focar sua munição na Band e no canal de Silvio Santos.
Com Datena, na Record, e Luciano Faccioli, na Band, o público que busca este tipo de produto (programas policiais com um pé na desgraça) tende a se dividir. Já o público infanto-juvenil, que prestigiava "Chris", terá que buscar uma alternativa, é aí que entra a Globo e o SBT com suas atrações voltadas para este segmento. A perspectiva é de que "Malhação", "Cordel Encantado" e "Chaves" sejam os mais beneficiados nesta guerra que se inicia na segunda (20).
Com ou sem Datena, o "Brasil Urgente" atingia em média 7 pontos, a Record com o "Chris" ficava na casa
dos 8 e o SBT com o "menino da vila" roçava os 6 pontos.
A conta é simples. A Record deverá perder de 3 a 4 pontos com a troca de "Chris" por Datena, ficando com uns 5 pontos cativos. A Band, enfrentando Datena diretamente, deverá perder em média uns 3 pontos que deverão migrar para a emissora de Edir Macedo.
Sendo assim, a Record, que manterá os 5 e ganhará 3 da Band, ficará na casa dos 8 pontos (a mesma audiência de hoje, mais com um público diferente). A Band, por sua vez, será a mais afetada inicialmente, podendo ficar com uns 4 pontos.
Mas atentem-se aos 3 pontos que migrarão com a saída do "Chris". O caminho mais óbvio é a Globo e o SBT, principalmente "Chaves".
Deve-se levar em conta que qualquer um pode surpreender positiva ou negativamente, e que os primeiros dias, pelo calor da estreia, não devem servir de parâmetro.
Pode parecer loucura deste que vos escreve, mas o raciocínio é lógico. Claro, estamos sujeitos a erros e equivocos, mas a linha de pensamento será mantida.
Na segunda, com a estreia do "Cidade Alerta", voltamos a nos falar. Até lá façam as suas apostas. É simples, basta calcular.
Comentários
Enviar um comentário