Avançar para o conteúdo principal

VIVER PLANTÃO


Tragédia em Realengo no Rio de Janeiro

Wellington Menezes de Oliveira, homem que atirou contra escola municipal Tasso de Oliveira, em Realengo (Foto: Reprodução/TV Globo)
Na carta encontrada com o atirador que abriu fogo dentro da Escola Municipal Tasso da Silveira, em Realengo, na Zona Oeste do Rio, na manhã desta quinta-feira (7), Wellington Menezes de Oliveira fala de questões religiosas e dá indícios de que o ataque foi premeditado, além de pedir perdão pelo crime. Segundo o hospital para onde foram levadas vítimas, 11 crianças morreram e 13 estão feridas, sendo 4 em estado grave.
Leia a íntegra da carta:
Reprodução carta atirador (Foto: Reprodução)
“Primeiramente deverão saber que os impuros não poderão me tocar sem luvas, somente os castos ou os que perderam suas castidades após o casamento e não se envolveram em adultério poderão me tocar sem usar luvas, ou seja, nenhum fornicador ou adúltero poderá ter um contato direto comigo, nem nada que seja impuro poderá tocar em meu sangue, nenhum impuro pode ter contato direto com um virgem sem sua permissão, os que cuidarem de meu sepultamento deverão retirar toda a minha vestimenta, me banhar, me secar e me envolver totalmente despido em um lençol branco que está neste prédio, em uma bolsa que deixei na primeira sala do primeiro andar, após me envolverem neste lençol poderão me colocar em meu caixão. Se possível, quero ser sepultado ao lado da sepultura onde minha mãe dorme. Minha mãe se chama Dicéa Menezes de Oliveira e está sepultada no cemitério Murundu. Preciso de visita de um fiel seguidor de Deus em minha sepultura pelo menos uma vez, preciso que ele ore diante de minha sepultura pedindo o perdão de Deus pelo o que eu fiz rogando para que na sua vinda Jesus me desperte do sono da morte para a vida eterna.”
Reprodução carta atirador (Foto: Reprodução)
"Eu deixei uma casa em Sepetiba da qual nenhum familiar precisa, existem instituições pobres, financiadas por pessoas generosas que cuidam de animais abandonados, eu quero que esse espaço onde eu passei meus últimos meses seja doado a uma dessas instituições, pois os animais são seres muito desprezados e precisam muito mais de proteção e carinho do que os seres humanos que possuem a vantagem de poder se comunicar, trabalhar para se alimentarem, por isso, os que se apropriarem de minha casa, eu peço por favor que tenham bom senso e cumpram o meu pedido, por cumprindo o meu pedido, automaticamente estarão cumprindo a vontade dos pais que desejavam passar esse imóvel para meu nome e todos sabem disso, senão cumprirem meu pedido, automaticamente estarão desrespeitando a vontade dos pais, o que prova que vocês não tem nenhuma consideração pelos nossos pais que já dormem, eu acredito que todos vocês tenham alguma consideração pelos nossos pais, provem isso fazendo o que eu pedi."
O ataque
Wellington, de 23 anos, entrou em uma escola municipal nesta manhã, atirou contra alunos em salas de aula lotadas, foi atingido por um policial e se suicidou. O crime foi por volta das 8h30.
Segundo autoridades, Wellington é ex-aluno, como era conhecido na escola, e entrou sob alegação de que iria fazer uma palestra. Seu corpo foi retirado por volta das 12h20, segundo os bombeiros. De acordo com a polícia, Wellington não tinha antecedentes criminais.
A polícia diz que ele portava dois revólveres calibre 38 e equipamento para recarregar rapidamente a arma. Esse tipo de revólver tem capacidade para 6 balas.
Segundo testemunhas, Wellington baleou duas pessoas ainda do lado de fora da escola e entrou no colégio dizendo que faria uma palestra.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, ele falou com uma professora e seguiu para uma sala de aula. O barulho dos tiros atraiu muitas pessoas para perto da escola.
O sargento Márcio Alves, da Polícia Militar, fazia uma blitz perto da escola e diz foi chamado por um aluno baleado. "Seguimos para a escola. Eu cheguei, já estavam ocorrendo os tiros, e, no segundo andar, eu encontrei o meliante saindo de uma sala. Ele apontou a arma em minha direção, foi baleado, caiu na escada e, em seguida, cometeu suicídio", disse o policial (veja abaixo a declaração, em reportagem do Jornal Hoje).
A escola foi isolada, e os feridos foram levados para hospitais. Os casos mais graves foram levados para o hospital estadual Albert Schweitzer, que fica no mesmo bairro o colégio.
Sobrevivente conta como foi
Uma das alunas lembra os momentos de terror na unidade. A menina de 12 anos disse que viu o atirador entrar na escola. Ela estava dentro da sala de aula quando ele abriu fogo contra os alunos.
“Ele começou a atirar. Eu me agachei e, quando vi, minha amiga estava atingida. Ele matou minha amiga dentro da minha sala”, conta ela, que afirma que estava no pátio na hora em que o atirador entrou na escola.
“Ele estava bem vestido. Subiu para o segundo andar e eu ouvi dois tiros. Depois, todos os alunos subiram para suas salas. Depois ele subiu para o terceiro andar, onde é a minha sala, entrou e começou a atirar”, completou.
Infográfico ataque em Realengo (Foto: Arte/G1)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PESO PESADO #058

Perfeito Coração ( SIC ) 63 Episódio - 24 / 01 / 2012 ( 2/2 )

CARAS & BOCAS | Capítulo 139 - Últimos Capítulos - 24/07/2014 (Globo - Brasil)

CAMINHO DAS ÍNDIAS | Capítulo 160 | 04/03/2016 | TV Globo - Brasil

FINA ESTAMPA | Carlos Machado Aparece De Sunga Durante Gravação Da Novela.

Carlos Machado está no ritmo frenético das gravações de " Fina Estampa ", próxima novela das nove da Globo, com autoria de Aguinaldo Silva e direção de Wolf Maya. O ator de 46 anos, estava bem a vontade, de sunga, exibindo seu belo físico escultural, durante uma gravação na praia. Carlos também é o substituto de Mauríco Mattar na trama .

TOP 15 - PORTUGAL

RedeTV! marca data de estreia do “Estação Teen”

A RedeTV! marcou a data de estreia do programa “Estação Teen” apresentado por Dudu Zurita. A informação é da coluna Zapping , assinada pelo jornalista Alberto Pereira Jr. A atração teve sua estreia marcada para o dia 6 de fevereiro, às 19h30. O programa, como o próprio nome induz, será um game show diário voltado para os jovens. A direção ficará a cargo de Cesar Scarpato. Informações : Noticias da TV Brasileira

Peso Pesado: Tânia Jacinto abandona a competição

O programa desta terça-feira do Peso Pesado trouxe uma revelação. Com todos os Peso Pesados no programa foi revelado quanto é que os ex-concorrentes perderam desde o início do programa. No entanto, a primeira concorrente a sair da Herdade, Tânia Jacinto manifestou a sua vontade em abandonar o programa. Dos 13 ex-concorrentes 4 vão ter lugar na pesagem de domingo sendo que apenas 1 se vai juntar aos “camisolas pretas”. Para que se descubram os 4 camisolas cinzentas ao longo de vários desafios vão sendo eliminados alguns concorrentes Aqui ficam as pesagens dos ex-concorrentes: Ricardo > 96,2 (-37,1) Karen > 119,7 (-25,5) Tita > 99,2 (-26,9) Rúben > 102,3 (-31.7) Susana > 133,1 (-37,8) Sandra > 99,5 (-16,5) Tiago > 106,6 (-33,3) Maria José > 90,9 (-18) Márcia > 108,4 (-25,5) Paulo > 92,5 (-19,5) Ana > 107,6 (-28,8) Tânia Cunha > 91,5 (-18,6) Fátima > 99,5 (-16,2) Tânia Jacinto > 94,1 (-7,6)

Doce Tentação ( TVI ) 122 Episódio - 09/06/2012