ANÁLISE CRÍTICA DE 'CORDEL ENCANTADO'
Convenhamos, “Cordel encantado” é uma novela cheia de riscos. O texto — de Duca Rachid e Thelma Guedes — pode brincar com a fábula, o farsesco e mesmo com a chanchada sem perder de vista o clássico folhetim. Mas a realização são outros 500. Como embarcar nessa brincadeira sem limites evitando o exagero, ou até o ridículo? A esta altura, passadas duas semanas da estreia, já é possível dizer que Ricardo Waddington e Amora Mautner conseguiram achar este caminho.
Esta é a mais impressionante produção das 18h já apresentada pela Globo. Primeiro, porque o público tem razão quando diz que “parece cinema”. O diretor de fotografia, Fred Rangel, além de operar a câmera F35 (também usada em “Passione” e “Insensato coração”), lança mão de um expediente que permite “ampliar a latitude”. Nas palavras dele: “A câmera aumenta a capacidade de enxergar ao mesmo tempo as altas luzes e as baixas, sem deformar a imagem”. O olho leigo percebe isso. E tanto na França, quanto em Sergipe, foram usadas lentes fixas durante as gravações em 24 quadros. Faz a maior diferença.
A direção de atores também é um acerto, mas com reservas. A trama não é realista, ok. Então, os vilões de Débora Bloch e Luiz Fernando Guimarães permanecem um tom acima, o que é perfeito. Mas o núcleo da prefeitura, falo dos excelentes Marcos Caruso, Osmar Prado e Zezé Polessa, vem transitando num limite que merecia ser repensado. Não há dúvidas quanto ao imenso talento destes atores, mas recuar um pouco não faria mal ao resultado.
No mais, “Cordel encantado” é uma beleza, uma convergência de êxitos como há muito tempo não se via neste horário.
Carla Diaz: atriz de 'O clone' cresceu mas continua na dança do ventre
Nos dez anos que se passaram desde a estreia de "O clone", em 2001, o público acompanhou a trajetória de Carla Diaz, que viveu a Khadija na novela de Glória Perez (atualmente no ar no "Vale a pena ver de novo). A atriz cresceu diante das telas, perdeu os ares de menina inocente e passou a ser chamada de 'mulherão' nas ruas. Mas pelo menos um hábito se manteve ao longo desta década: a paixão pela dança do ventre.
Acostumada a fazer balé e jazz desde os 4 anos de idade, Carla teve o primeiro contato com a dança quando se preparava para o folhetim. Na época com 11 anos, ela se encantou com toda a fantasia que envolvia as aulas: a música contagiante e as roupas cheias de véus e badulaques.
- O primeiro laboratório que fiz como atriz foi para 'O clone'. Tivemos aulas de árabe, palestras sobre os costumes marroquinos e precisamos aprender a dançar - lembra Carla, prestes a completar 21 anos. - Eu fiquei encantada.
A atriz gostou tanto que, além das aulas com a professora da Globo, passou a fazer um curso com Márcia Gaia, sua professora até hoje.
- A dança do ventre mexe muito com a sensualidade, sem ser vulgar - observa a atriz, que namora há um ano e cinco meses o designer patrick Clark, de 22 anos. - Se eu danço para ele? Ah, isso é segredo.
Carla se limita a dizer que o namorado gosta de assistir à reprise da novela com ela. E que acha lindo quando ela aparece dançando na TV, ainda pequenininha e com os cabelos tingidos de preto.
No ar em "Rebelde", Carla concilia as aulas de dança com treinos de musculação e exercícios aeróbicos na academia. Ela malha pelo menos três vezes na semana, para manter o fôlego para o musical "Um chorinho pra Dona Baratinha", em cartaz no Rio.
Para a dança do ventre, ela dedica uma hora e meia, pelo menos, por semana. As aulas começam com alongamento - principalmente nos pés, muito exigidos pela dança - e terminam com coreografias.
- A gente fica com os braços doloridos e o abdômen bem definifo - destaca a atriz.
'Cordel encantado' bate recorde de novo. Veja as audiências
A apuração vai sendo atualizada durante o dia. A novela das 18h, "Cordel encantado" bateu seu recorde de audiência marcando 27 pontos.
O CLONE: 16,18,16,18,15 MÉDIA: 16,6
MALHAÇÃO: 21,21,20,16,15 MÉDIA: 18,6
CORDEL ENCANTADO: 25,27,22,20,19,19 MÉDIA: 22,0
MORDE & ASSOPRA: 28,27,25,22,22,21 MÉDIA: 24,1
INSENSATO CORAÇÃO: 38,35,33,31,31,26 MÉDIA: 32,3
REBELDE: 9,10,8,6,5 MÉDIA: 07,6
RIBEIRÃO DO TEMPO: 12,13,12,10,8 MÉDIA: 11,0
PÉROLA NEGRA: 5,6,4,4,4 MÉDIA: 04,6
MARIA ESPERANÇA: 4,5,4,3,3 MÉDIA: 03,8
UMA ROSA COM AMOR: 5,5,4,4,4 MÉDIA: 04,4
AMOR & REVOLUÇÃO: 5,5,6,4,3 MÉDIA: 04,6
Comentários
Enviar um comentário