Avançar para o conteúdo principal

BASTIDORES

ANÁLISE CRÍTICA DE 'CORDEL ENCANTADO'
Convenhamos, “Cordel encantado” é uma novela cheia de riscos. O texto — de Duca Rachid e Thelma Guedes — pode brincar com a fábula, o farsesco e mesmo com a chanchada sem perder de vista o clássico folhetim. Mas a realização são outros 500. Como embarcar nessa brincadeira sem limites evitando o exagero, ou até o ridículo? A esta altura, passadas duas semanas da estreia, já é possível dizer que Ricardo Waddington e Amora Mautner conseguiram achar este caminho.
Esta é a mais impressionante produção das 18h já apresentada pela Globo. Primeiro, porque o público tem razão quando diz que “parece cinema”. O diretor de fotografia, Fred Rangel, além de operar a câmera F35 (também usada em “Passione” e “Insensato coração”), lança mão de um expediente que permite “ampliar a latitude”. Nas palavras dele: “A câmera aumenta a capacidade de enxergar ao mesmo tempo as altas luzes e as baixas, sem deformar a imagem”. O olho leigo percebe isso. E tanto na França, quanto em Sergipe, foram usadas lentes fixas durante as gravações em 24 quadros. Faz a maior diferença.
A direção de atores também é um acerto, mas com reservas. A trama não é realista, ok. Então, os vilões de Débora Bloch e Luiz Fernando Guimarães permanecem um tom acima, o que é perfeito. Mas o núcleo da prefeitura, falo dos excelentes Marcos Caruso, Osmar Prado e Zezé Polessa, vem transitando num limite que merecia ser repensado. Não há dúvidas quanto ao imenso talento destes atores, mas recuar um pouco não faria mal ao resultado.
No mais, “Cordel encantado” é uma beleza, uma convergência de êxitos como há muito tempo não se via neste horário.

Carla Diaz: atriz de 'O clone' cresceu mas continua na dança do ventre
Nos dez anos que se passaram desde a estreia de "O clone", em 2001, o público acompanhou a trajetória de Carla Diaz, que viveu a Khadija na novela de Glória Perez (atualmente no ar no "Vale a pena ver de novo). A atriz cresceu diante das telas, perdeu os ares de menina inocente e passou a ser chamada de 'mulherão' nas ruas. Mas pelo menos um hábito se manteve ao longo desta década: a paixão pela dança do ventre.
Acostumada a fazer balé e jazz desde os 4 anos de idade, Carla teve o primeiro contato com a dança quando se preparava para o folhetim. Na época com 11 anos, ela se encantou com toda a fantasia que envolvia as aulas: a música contagiante e as roupas cheias de véus e badulaques.
- O primeiro laboratório que fiz como atriz foi para 'O clone'. Tivemos aulas de árabe, palestras sobre os costumes marroquinos e precisamos aprender a dançar - lembra Carla, prestes a completar 21 anos. - Eu fiquei encantada.
A atriz gostou tanto que, além das aulas com a professora da Globo, passou a fazer um curso com Márcia Gaia, sua professora até hoje.
- A dança do ventre mexe muito com a sensualidade, sem ser vulgar - observa a atriz, que namora há um ano e cinco meses o designer patrick Clark, de 22 anos. - Se eu danço para ele? Ah, isso é segredo.
Carla se limita a dizer que o namorado gosta de assistir à reprise da novela com ela. E que acha lindo quando ela aparece dançando na TV, ainda pequenininha e com os cabelos tingidos de preto.
No ar em "Rebelde", Carla concilia as aulas de dança com treinos de musculação e exercícios aeróbicos na academia. Ela malha pelo menos três vezes na semana, para manter o fôlego para o musical "Um chorinho pra Dona Baratinha", em cartaz no Rio.
Para a dança do ventre, ela dedica uma hora e meia, pelo menos, por semana. As aulas começam com alongamento - principalmente nos pés, muito exigidos pela dança - e terminam com coreografias.
- A gente fica com os braços doloridos e o abdômen bem definifo - destaca a atriz.

'Cordel encantado' bate recorde de novo. Veja as audiências

A apuração vai sendo atualizada durante o dia. A novela das 18h, "Cordel encantado" bateu seu recorde de audiência marcando 27 pontos.
O CLONE: 16,18,16,18,15 MÉDIA: 16,6
MALHAÇÃO: 21,21,20,16,15 MÉDIA: 18,6
CORDEL ENCANTADO: 25,27,22,20,19,19 MÉDIA: 22,0
MORDE & ASSOPRA: 28,27,25,22,22,21 MÉDIA: 24,1
INSENSATO CORAÇÃO: 38,35,33,31,31,26 MÉDIA: 32,3
REBELDE: 9,10,8,6,5 MÉDIA: 07,6
RIBEIRÃO DO TEMPO: 12,13,12,10,8 MÉDIA: 11,0
PÉROLA NEGRA: 5,6,4,4,4 MÉDIA: 04,6
MARIA ESPERANÇA: 4,5,4,3,3 MÉDIA: 03,8
UMA ROSA COM AMOR: 5,5,4,4,4 MÉDIA: 04,4
AMOR & REVOLUÇÃO: 5,5,6,4,3 MÉDIA: 04,6

Comentários

Mensagens populares deste blogue

SOL NASCENTE | Cap. 175 - Último Capítulo | REDE GLOBO - BRASIL

Giovanna Lancellotti: Faz sucesso ao exibir seios em Gabriela.

Giovanna Lancellotti causou um grande alvoroço ao aparecer com os seios à mostra em “Gabriela” , durante uma cena de banho, após a personagem perder a virgindade. Durante a exibição, a intérprete de Lindinalva virou comentário nas redes sociais, atraindo ainda mais o desejo dos marmanjos em vê-la numa publicação nua. Mas a atriz, que só tem 19 anos, diz que não pensa no assunto. "Recebi alguns convites para ensaios sensuais e apesar de estar com um personagem sensual na TV isso não quer dizer que necessariamente tenha que ser sensual na minha vida pessoal. Acho que sou muito nova para pensar em fotos muito sensuais ou ensaio nu nesse momento" , diz. Fonte: Extra/Retrados da Vida

Rosa Fogo ( SIC ) 202 Episódio - 04/06/2012

Comparativo de Audiência – 18 Horas “A Vida da Gente” mantem boa audiência

Capítulo 03 de novelas das 18 Horas (28/09/2011) A Vida da Gente: 23 Cordel Encantado: 23 Araguaia: 22 Escrito nas Estrelas: 26 Cama de Gato: 27 Paraíso: 22 Negócio da China: 26 Ciranda de Pedra: 21 Desejo Proibido: 27 Eterna Magia: 29 O Profeta: 37 Sinhá Moça: 32 Alma Gêmea: 36 Como uma Onda: 26 Cabocla: 37 Chocolate com Pimenta: 37 Agora é que são elas: 28 Sabor da Paixão: 27 Coração de Estudante: 29

CARAS & BOCAS | Capítulo 139 - Últimos Capítulos - 24/07/2014 (Globo - Brasil)

A REGRA DO JOGO | ÚLTIMOS CAPÍTULOS | Capítulos 163 | 07/03/2016 | TV Globo - Brasil

GRÁFICOS R7: Pan-Americano faz Globo ter o pior outubro de sua história

De acordo com dados do Ibope, a Rede Globo teve o pior desempenho em audiência durante um mês de outubro em toda sua história na Grande São Paulo. Perdeu mais de 10% dos telespectadores em um mês. Saiu de 17 em setembro para 15 pontos no mês seguinte. O cenário de queda coincide com o crescimento da Record no período, que com a transmissão exclusiva dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, cresceu no Ibope em 7%. A migração de público fica mais evidente quando analisada a faixa noturna, o chamado horário nobre da TV brasileira. Das 18h à 0h, a Globo viu sua audiência média cair de 28 para 25 pontos (aproximadamente 174 mil domicílios somente na Grande São Paulo). Já a Record subiu de 9 pontos na média de setembro para 10 em outubro. A estratégia de praticamente ignorar os Jogos Pan-Americanos por não possuir os direitos de transmissão parece não ter feito bem à emissora da família Marinho. Ela também apresentou queda nas outras faixas do dia. Pela manhã, caiu de 8 para 7 ...

Record confirma outros atores em sua próxima novela

Foto/Divulgação  Após definir os nomes de Paloma Duarte e Fernando Pavão como protagonistas de sua próxima novela, "Navegantes" (título provisório), a Record confirmou outros nomes no elenco. De autoria de Lauro César Muniz, a trama contará também com os atores Bete Coelho, Heitor Martinez, Dado Dolabella, Eliete Cigarini, Raul Gazola e Francisca Queiroz. Bete, em especial, trabalhou com o autor em "Poder Paralelo" como a problemática Vanda. "Navegantes" contará a história de um fazendeiro do Mato Grosso que terá seu filho e sua mulher sequestrados. Fernando Pavão, que interpretará o Otávio, terá um encontro com uma pessoa que lhe dará informações sobre o destino de seu filho e mulher. Entretanto, algo ocorrerá durante a embarcação e vai mudar totalmente a vida do empresário, gerando conflitos que se estenderão por toda a trama. Fonte NT