NOTÍCIA URGENTE NO COMANDO DE: |
LUIZ ANDRÉ ALVIM |
Moacyr Scliar é enterrado em Porto Alegre
O corpo do escritor gaúcho Moacyr Scliar, 73 anos, foi enterrado na manhã desta segunda-feira (28), em Porto Alegre. A cerimônia, fechada para parentes e amigos, começou por volta das 11h e terminou pouco antes do meio-dia. O sepultamento foi realizado no cemitério do Centro Israelita.
Scliar morreu na madrugada deste domingo (27) no Hospital de Clínicas em Porto Alegre, por falência múltipla de órgãos devido às consequências de um acidente vascular cerebral (AVC).
Judith Scliar (de blua branca) recebe os cumprimentos de familiares, autoridades e amigos (Foto: ALEXANDRO AULER/AE/AE)"Foi uma perda muito grande para a literatura brasileira", afirmou ao G1, por telefone, o poeta e amigo do escritor gaúcho, Carlos Nejar.
A presidente da República, Dilma Rousseff, divulgou nota de pesar. "Recebi com muito pesar a notícia da morte de Moacyr Scliar, um dos mais respeitados escritores do nosso País. Integrante da Academia Brasileira de Letras desde 2003 e ganhador do prêmio Jabuti por três vezes, Scliar foi um ícone da literatura gaúcha, brasileira e latino-americana", declarou a presidente.
Scliar havia sofrido um AVC na madrugada de 16 de janeiro enquanto se recuperava de uma cirurgia no intestino. De acordo com a assessoria de imprensa do hospital, o escritor morreu à 1h, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Moacyr Jaime Scliar nasceu em 23 de março de 1937, em Porto Alegre. Era casado com Judith, com quem teve um filho, Roberto. Seus pais, José e Sara Scliar, oriundos da Bessarábia (Rússia), chegaram ao Brasil em 1904. Formado em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, era especialista em Saúde Pública e Doutor em Ciências pela Escola Nacional de Saúde Pública, tendo exercido a profissão junto ao Serviço de Assistência Médica Domiciliar e de Urgência.
Seu primeiro livro, publicado em 1962, foi "Histórias de médico em formação", contos baseados em sua experiência como estudante. Em 1968, publicou "O carnaval dos animais", de contos, que considerava de fato sua primeira obra.
Publicou mais de 70 livros de diversos gêneros literários – entre eles, os romances “O Exército de um homem só”, “A estranha nação de Rafael Mendes” e “O centauro no jardim” – e teve textos adaptados para cinema, televisão, rádio e teatro, inclusive no exterior. Era colaborador dos jornais Zero Hora e Folha de S. Paulo. Desde 2003, era membro da Academia Brasileira de Letras (ABL). Scliar ganhou três vezes o Prêmio Jabuti – a mais recente, em 2009, com o romance “Manual da paixão solitária”.
Preta Gil: ‘Nunca comprei roupas em lojas para gordinhos’
Ela é a musa inspiradora de muitas gordinhas, mas garante que nunca precisou usar uma roupinha sequer de lojas plus size. Fã de marcas como Victor Dzenk e Miu Miu, Preta Gil
- Nunca comprei roupas em lojas para gordinhos. Meu manequim é 42, dependendo, 44. E essas numerações ainda têm em lojas tradicionais. Mas não vejo problema nenhum nisso. Se precisasse, compraria e usaria numa boa - afirma a cantora, que posou para o Extra no hotel Sheraton, em São Conrado.
Com quase 80 quilos, Preta está supersatisfeita com o seu tipo físico:
- Hoje, sei me cuidar, sou mais disciplinada quanto a exercícios físicos (ela faz pilates três vezes por semana) e dieta.
Marcela e Edgard decidem!
Edgar (Caio Castro) não consegue entender porque Marcela (Isis Valverde) ainda não está ao seu lado, já que está separada de Renato (Guilherme Winter). Cada vez mais intrigado, ele resolve ir até a redação da Moda Brasil para conversar com ela.
Edgar não mede palavras e é bem direto: "Eu vim aqui te fazer uma pergunta simples e direta: Afinal, quem você ama? Eu ou o Renato?"
Marcela fica sem saber o que responder e começa a chorar. Ele pergunta se pode encarar a reação como uma resposta, mas ela se manifesta.
"O que eu sinto por você continua tão vivo como antes... mas aconteceu muita coisa, Edgar....", responde. O filho de Bruna (Giulia Gam) fica atordoado e a mineira explica que nos últimos meses diversos acontecimentos afetaram sua vida.
"Sabe o que é o mais irônico? Todo mundo crucificou a Luisa (Guilhermina Guinle) mas, no fim das contas, a única mulher que me amou e me ama de verdade é ela...", afirma Edgar.
A mãe de Paulinho fica revoltada com o comentário e faz uma revelação. Ela conta que descobriu que foi a Luisa quem armou tudo para que Renato descobrisse sobre Paulinho e voltasse para o Brasil.
Chocado, Edgar tenta mudar de assunto e voltar a falar sobre eles dois. "Foi você que falou na Luisa. Foi você que me comparou a ela! Mas se você espera de mim um amor cego e perverso como o dela... então, fica com essa fulana! E agora dá licença que eu preciso trabalhar", finaliza e sai.
Edgar fica muito mal. Você não pode perder! A cena irá ao ar na quarta-feira, 2 de março.
Confira a nova web-novela do canal SleXD
Lucas - Ajuda muito Thalita a consquistar Luiz Felipe, ms sua missão mesmo e acabar com Dagoberto e Rebeca.
Thalita - Luta muito pelo amor de Luiz Felipe, mas semore tem Rebeca atrapalhando seus planos.
Vitor - Ajuda seus dois irmão em tudo que eles precisam, mas tem uma grande dificuldade no amor.
Luiz Felipe - Namorado de Thalita, mas por alguns motivos acaba tendo muitas brigas com ele.
Dagoberto - Primo de Luiz Felipe, odeia Thalita e não quer que seu primo e ela fiquem juntos.
Rebeca - Odeia Thalita, se junta a Dagoberto para poder ficar com Luiz Felipe
Márica - Esposa de Antônio, mãe de Lucas, Vitor e Thales. Ajuda os 3 filhos em tudo que eles precisam.
Antônio - Pai de Lucas, Thalita e Vitor. Tem missão de dar uma otima vida para eles.
Dona Julia - Mãe de Marcia.
Dona Carla - Mãe de Antônio.
Cecilia - Dieretora da escola.
Prof. Helme - Um grande professor de Educação fisica.
Comentários
Enviar um comentário