São Paulo, Brasil, 03 mar (Lusa) - O Brasil ultrapassou a França e o Reino Unido e é agora a sétima maior economia mundial, após o resultado de 2010, afirmou hoje o ministro brasileiro da Fazenda.
Guido Mantega disse, com base em dados preliminares, que o crescimento de 7,5 por cento da economia brasileira, em 2010, o melhor resultado desde 1986, demonstra a "capacidade [de o país] crescer cada vez mais".
Entre os países do G20, o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro foi o quinto maior, atrás apenas da China, Índia, Argentina e Turquia.
"Isso mostra a capacidade produtiva da economia brasileira, o potencial que vem sendo realizado nesses últimos anos", salientou o ministro.
Segundo Mantega, o resultado de 2010 "habilita [o país] a continuar o crescimento nos próximos anos, com mais oferta de produto afastando problemas de abastecimento e de inflação".
A Presidente do Brasil, Dilma Rousseff, também comemorou o desempenho da economia, no ano passado, mas demonstrou cautela quanto ao futuro crescimento do PIB.
"Eu esperava que o crescimento fosse elevado. Então, 7,5 por cento é um número bastante razoável", disse, ao afirmar que Brasil ficará "numa faixa entre 4,5 por cento e 5 por cento, tranquilamente", nos próximos anos.
Em 2009, a economia brasileira registou uma quebra de 0,6 por cento, resultado do impacto negativo da crise financeira global.
Comentários
Enviar um comentário