Boa Noite! Seja bem-vindo ao “Olhar a SIC”.
Começo o ano de 2012 a criticar negativamente a SIC, isto porque os responsáveis pela programação da estação decidiram começar ontem a reexibir pelas 2h20 da madrugada a série “Os Maias”, produzida pela TV Globo em 2001, adaptada do romance homónimo do escritor português Eça de Queiroz, em 44 capítulos, escrita no Brasil pela autora também ela portuguesa Maria Adelaide Amaral, com o autor brasileiro João Emanuel Carneiro. Acresce dizer que esta série foi uma co-produção entre a SIC e a TV Globo e as gravações decorreram no nosso País, mais particularmente na área de Sintra e do magnífico Palácio da Pena. O elenco juntou grandes nomes da ficção brasileira bem conhecidos dos portugueses tais como: Fábio Assunção, Ana Paula Arósio, Stênio Garcia, Eva Wilma, Osmar Prado, Marília Pêra, ou Raul Cortez.
Isto para dizer que não consigo compreender a decisão de repor esta série (com raízes portuguesas) nas madrugadas do canal, quando supostamente a SIC não tem capacidade monetária para por exemplo repor alguma coisa da Globo no horário das 14h, e mesmo estrear algo no horário das 18h.
Se pensarmos bem, sendo “Os Maias” uma co-produção entre as duas estações, talvez a SIC não tenha de pagar nada para a transmitir. Então, neste caso pergunto-me porque não foi “Os Maias” escolhida para suceder a “Alma Gémea” às 14h? Mas no caso de a SIC ter de pagar alguma coisa pela exibição, também me pergunto porque é que investem num horário “que ninguém vê”, e não apostam no horário das 14h e no das 18h que tem muito mais importância para o canal e para os espectadores?
Sinceramente, não consigo compreender! Será que a aposta em “Perfeito Coração” foi intencional e não se deveu a motivos económicos? Se tal for verdade, a SIC não tem mais audiências porque não quer… Pois está mais do que provado que uma novela/série inédita/reposta consegue muito melhores resultados do que ficção portuguesa em reposição depois do almoço. E sendo “Os Maias” uma série histórica de época, com ligações portuguesas e com paisagens e monumentos portugueses a retratar um escritor português, acho que haveria um horário de melhor visibilidade, no ano em que a SIC faz 20 anos de existência!
Concorda com a minha opinião? Apresente também a sua
Comentários
Enviar um comentário