Avançar para o conteúdo principal

VIVER NEWS - ITAMAR FRANCO

Morre, aos 81 anos, o ex-presidente Itamar Franco
O ex-presidente e senador Itamar Franco (PPS), de 81 anos, morreu na manhã deste sábado, 2. Ele estava internado no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, desde o dia 21 de maio para tratar de leucemia. Desde então, ele permanecia licenciado de suas atividades no Senado. Nos últimos dias, o ex-presidente apresentou um quadro de pneumonia grave e precisou ser transferido para a UTI do hospital.

Baiano no registro civil, Itamar se tornou um dos mais destacados e comentados políticos mineiros das últimas décadas. Para o País, surgiu na eleição presidencial de 1989, como candidato a vice de Fernando Collor de Mello. Terminou por assumir a Presidência da República após o impeachment do ex-governador alagoano, com quem vivia às turras.
Mesmo entre os mais críticos, Itamar costumava ser reconhecido pela retidão ética. Igual reconhecimento ele sempre cobrou em relação ao legado da estabilidade do País. Econômica, com o lançamento do Plano Real durante seu governo, e política, com a transição bem sucedida após o desastroso desfecho da gestão Collor.
Com seu indefectível topete, o ex-presidente também chamou muita atenção pelo estilo intempestivo, muitas vezes enigmático. Protagonizou situações embaraçosas e embates memoráveis. Se dizia nacionalista e abusava era das referências às 'montanhas de Minas'.
Como político, o engenheiro Itamar gostava dos cálculos bem pessoais. Orgulhava-se de ter sido fundador do MDB, posterior PMDB, mas não fazia cerimônia: deixava o partido toda vez que seus interesses eram contrariados.
O ex-presidente também melindrava facilmente e não raro surpreendia aliados com rompantes de fúria. Atribui-se a Tancredo Neves a frase de que Itamar guardava o 'ódio na geladeira'.
Em um ponto, porém, detratores e apoiadores concordam: na política, o acaso costumava conspirar a seu favor.
Trajetória. Itamar nasceu em 28 junho de 1930 a bordo de um navio de cabotagem, no mar entre o Rio de Janeiro e Salvador. A mãe, dona Itália Cautier, havia ficado viúva de Augusto César Stiebler Franco pouco antes do nascimento do filho e o registrou na capital baiana, onde morava um tio.
Mas Itamar cresceu e tomou gosto pela política em Juiz de Fora (MG), origem de sua família. Estudou no Granbery, o mais tradicional colégio da cidade da Zona da Mata mineira. Na rigorosa instituição, vinculada à Igreja Metodista, se tornou destaque do time de basquete.
Concluiu o curso Engenharia Civil em 1955 e naquele mesmo ano estreou na política se filiando ao Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). Em vão, tentou se eleger vereador em 1958 e vice-prefeito em 1962. Alcançou o primeiro cargo público - a prefeitura da cidade - cinco anos depois, já filiado ao antigo MDB após o golpe militar de 1964 e o estabelecimento do bipartidarismo. Ficou no Executivo municipal até 1971. No ano seguinte, conquistou um novo mandado na prefeitura, mas em 1974 renunciou e foi eleito senador por Minas Gerais.
Já no PMDB, após o restabelecimento do pluripartidarismo, Itamar foi reeleito para mais um mandato de senador em 1982, na chapa que levou Tancredo Neves ao governo de Minas. Em 1986, deixou o PMDB e filiou-se ao PL para disputar o governo de Minas. Acabou derrotado justamente pelo peemedebista Newton Cardoso, que havia lhe fechado as portas no antigo partido.
Itamar voltou ao Senado, participou dos trabalhos da Assembleia Constituinte, mas antes de encerrar o mandato aceitou o convite do então jovem governador de Alagoas, Fernando Collor de Mello, para compor como vice a chapa vitoriosa na campanha presidencial de 1989. O senador por Minas deixou então o PL para ingressar no obscuro Partido da Reconstrução Nacional (PRN).
As rusgas com Collor começaram ainda na campanha. Tanto que o presidenciável teria solicitado uma consulta ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para saber se poderia trocar seu candidato a vice.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Mais Você: Recebe a psiquiatra Ana Beatriz Barbosa

Depressão ou tristeza? O Mais Você desta quinta, 21 de julho vai falar de um assunto delicado que atinge milhares de brasileiros. Como saber se aquele sentimento ruim é só tristeza ou é depressão? Ana Maria Braga recebera a psiquiatra Ana Beatriz Barbosa para esclarecer as dúvidas. O programa falará ainda sobre uma importante campanha criada para todas as pessoas que têm que cachorro e não tomam conta do bicho, deixando-o fazer sujeira nas calçadas da cidade: Cara de Cocô. No Super Chef, uma disputa acirrada entre os grupos em mais uma prova eletrizante. O Mais Você vai ao ar, ás 8h30.

Louco Amor ( TVI ) 132 Episódio - 08/10/2012

FANTÁSTICO | Edição de 19/03/2017 | REDE GLOBO - BRASIL

“Gabriela” em Outubro na SIC

Portugal vai parar! Quem o garante é a edição desta semana da revista “TV Guia”… A primeira novela a ser exibida no país volta a ser adaptada, Tudo para festejar os aniversários da Globo, de Jorge Amado e da estação de Carnaxide”. Ainda na semana passada foi divulgado que vai chegar à SIC nos primeiros meses de 2012 o remake feito pela Globo de “O Astro”. Esta semana surge outra noticia que também o remake de “Gabriela” que a Globo prepara, estreia na SIC igualmente em 2012. Esta novela brasileira da Globo, foi a primeira a ser transmitida em Portugal decorria o ano de 1976, e ainda hoje faz parte do imaginário de milhares e milhares de portugueses. “Vai ser uma coisa grandiosa”, começa por contar uma fonte da produtora, entusiasmada com o projecto. “Estamos a trabalhar afincadamente para sermos perfeitos. Nada irá falhar, com certeza”. Este remake de um sucesso do Brasil, tem por objectivo comemorar três datas: os 40 anos da Globo, em primeiro lugar; o centenário do nascimento do auto...

SALVE JORGE | Capítulo 179 - Último Capítulo - 17/05/2013 (Globo - Brasil)

Rosa Fogo ( SIC ) 202 Episódio - 04/06/2012

UM OLHAR SIC

Boa Noite! Seja bem-vindo ao “Olhar a SIC” de Verão. Hoje excepcionalmente, é publicada uma opinião de Anselmo Oliveira do Blog Por Outro Olhar, que espelha bem a minha opinião sobre o actual estado das manhãs SIC.“Já se passou tempo mais que suficiente para o programa matinal de Júlia Pinheiro e Ana Marques ter reagido em termos audiométricos e pelo menos disputar o segundo lugar na preferência dos telespectadores. No entanto, o cenário actual é bem diferente do desejável e ‘Querida Júlia’ não só não reage nas audiências como ainda consegue surpreender pela negativa. O programa não é mau de todo, mas alguns ajustes devem continuar a ser feitos de modo a cativar o telespectador. Com o ‘Você na Tv’ a destacar-se cada vez mais na liderança, cabe a Júlia Pinheiro e companhia tentar fazer frente a ‘Verão Total’, mas a tarefa está difícil.4Júlia Pinheiro Na última quinta-feira, já com a novela juvenil ‘Rebelde Way’ a fazer certamente melhores resultados que a ‘Edição da Manhã’, o programa a...

ANO MEU #098

ESPELHO D'ÁGUA | A Nova Novela da 2ª Faixa da SIC | CHAMADA DE ELENCO

VELHO CHICO | Apresentação