Avançar para o conteúdo principal

VIVER NEWS - ITAMAR FRANCO

Morre, aos 81 anos, o ex-presidente Itamar Franco
O ex-presidente e senador Itamar Franco (PPS), de 81 anos, morreu na manhã deste sábado, 2. Ele estava internado no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, desde o dia 21 de maio para tratar de leucemia. Desde então, ele permanecia licenciado de suas atividades no Senado. Nos últimos dias, o ex-presidente apresentou um quadro de pneumonia grave e precisou ser transferido para a UTI do hospital.

Baiano no registro civil, Itamar se tornou um dos mais destacados e comentados políticos mineiros das últimas décadas. Para o País, surgiu na eleição presidencial de 1989, como candidato a vice de Fernando Collor de Mello. Terminou por assumir a Presidência da República após o impeachment do ex-governador alagoano, com quem vivia às turras.
Mesmo entre os mais críticos, Itamar costumava ser reconhecido pela retidão ética. Igual reconhecimento ele sempre cobrou em relação ao legado da estabilidade do País. Econômica, com o lançamento do Plano Real durante seu governo, e política, com a transição bem sucedida após o desastroso desfecho da gestão Collor.
Com seu indefectível topete, o ex-presidente também chamou muita atenção pelo estilo intempestivo, muitas vezes enigmático. Protagonizou situações embaraçosas e embates memoráveis. Se dizia nacionalista e abusava era das referências às 'montanhas de Minas'.
Como político, o engenheiro Itamar gostava dos cálculos bem pessoais. Orgulhava-se de ter sido fundador do MDB, posterior PMDB, mas não fazia cerimônia: deixava o partido toda vez que seus interesses eram contrariados.
O ex-presidente também melindrava facilmente e não raro surpreendia aliados com rompantes de fúria. Atribui-se a Tancredo Neves a frase de que Itamar guardava o 'ódio na geladeira'.
Em um ponto, porém, detratores e apoiadores concordam: na política, o acaso costumava conspirar a seu favor.
Trajetória. Itamar nasceu em 28 junho de 1930 a bordo de um navio de cabotagem, no mar entre o Rio de Janeiro e Salvador. A mãe, dona Itália Cautier, havia ficado viúva de Augusto César Stiebler Franco pouco antes do nascimento do filho e o registrou na capital baiana, onde morava um tio.
Mas Itamar cresceu e tomou gosto pela política em Juiz de Fora (MG), origem de sua família. Estudou no Granbery, o mais tradicional colégio da cidade da Zona da Mata mineira. Na rigorosa instituição, vinculada à Igreja Metodista, se tornou destaque do time de basquete.
Concluiu o curso Engenharia Civil em 1955 e naquele mesmo ano estreou na política se filiando ao Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). Em vão, tentou se eleger vereador em 1958 e vice-prefeito em 1962. Alcançou o primeiro cargo público - a prefeitura da cidade - cinco anos depois, já filiado ao antigo MDB após o golpe militar de 1964 e o estabelecimento do bipartidarismo. Ficou no Executivo municipal até 1971. No ano seguinte, conquistou um novo mandado na prefeitura, mas em 1974 renunciou e foi eleito senador por Minas Gerais.
Já no PMDB, após o restabelecimento do pluripartidarismo, Itamar foi reeleito para mais um mandato de senador em 1982, na chapa que levou Tancredo Neves ao governo de Minas. Em 1986, deixou o PMDB e filiou-se ao PL para disputar o governo de Minas. Acabou derrotado justamente pelo peemedebista Newton Cardoso, que havia lhe fechado as portas no antigo partido.
Itamar voltou ao Senado, participou dos trabalhos da Assembleia Constituinte, mas antes de encerrar o mandato aceitou o convite do então jovem governador de Alagoas, Fernando Collor de Mello, para compor como vice a chapa vitoriosa na campanha presidencial de 1989. O senador por Minas deixou então o PL para ingressar no obscuro Partido da Reconstrução Nacional (PRN).
As rusgas com Collor começaram ainda na campanha. Tanto que o presidenciável teria solicitado uma consulta ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para saber se poderia trocar seu candidato a vice.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A REGRA DO JOGO | ÚLTIMOS CAPÍTULOS | Capítulos 157 | 29/02/2016 (Globo -Brasil)

Lavínia Vlasak em alta na Globo

Lavínia Vlasak retornou à Globo com tudo e com pompa. Sua participação em Insensato Coração "terminou". Entre aspas mesmo, pois sua personagem, Úrsula, pode voltar. Por conta da popularidade alta de sua personagem, que já levou boas surras da protagonista Marina (Paola Oliveira), Lavínia deverá adiar seus planos de engravidar para gravar a novela até agosto, mês em que ela termina. A atriz ficará até o fim das gravações da novela da Globo. Ainda não se sabe que nova função os autores Gilberto Braga e Ricardo Linhares poderão aplicar à Úrsula. O certo é que Lavínia Vlasak está em altíssima na Globo.

Record lançará nova programação em março com festa em São Paulo

Divulgação A Record vai fazer uma grande festa para comemorar o lançamento de sua nova programação. Com vários projetos para 2012, a emissora decidiu apresentá-los em um evento no próximo dia 7, no Jockey Club de São Paulo. Entre os produtos apresentados estão o "Câmera em Ação", "Roberto Justus Mais" e "A Fazenda 5". Os Jogos Olímpicos de Londres, maior evento já transmitido com exclusividade pelo canal e as novelas "Rebelde", que irá para sua segunda e última temporada, e "Máscaras", também serão anunciadas. fonte : NA TELINHA

"Fina Estampa": Quinzé ameaça acabar com Teodora com uma faca

Divulgação/ TV Globo Em "Fina Estampa", Quinzé ((Malvino Salvador) vai ficar revoltado ao saber que a ex-mulher, Teodora (Carolina Dieckmann) ameaçou lutar pela guarda do filho: "Eu vou acabar com aquela desgraçada, e vai ser agora!”. O filho de Griselda (Lilia Cabral) sai correndo pela rua, mas é contido por Guaracy (Paulo Rocha): "Queres perder teu filho de vez, e matar tua mãe de tristeza?”, pergunta o português. Divulgação/ TV Globo Griselda tenta acalmar o filho, que diz: "Ela não pode fazer isso, mãe! Não pode tirar meu filho de mim! (...) Eu amo o Quinzinho, ele é tudo que eu tenho na vida!". A cena vai ao ar no capítulo deste sábado (15). "Fina Estampa" vai ao ar logo após o "Jornal Nacional".

Perfeito Coração ( SIC ) 65 Episódio - 26 / 01 / 2012 ( 2/2 )

Cerimônia de abertura do Pan-Americano registra o segundo lugar para Record

A exibição da abertura do Pan-Americano registrou o segundo lugar isolado para a emissora dos bispos. De acordo com dados prévios desta última sexta-feira, 14 de outubro, a cerimônia obteve média de 7.8 e 13.8% de participação. No mesmo horário, a Globo liderou e ficou com 25.2 pontos. Já o SBT ficou em terceiro com 4.6, a RedeTV! na cola com 3.9 e logo em seguida a Band com 2.9 *Cada ponto equivale a 58 mil domicílios na grande São Paulo.

Chamada: Banda Rebeldes no "Programa do Gugu"

MÉDIA SEMANAL - PORTUGAL

A Fazenda 5 ( Record ) - 02/07/2012

"Playboy" divulga imagem do ensaio com Cacau

Foto/Divulgação O segundo ensaio da ex-BBB Claudia para a "Playboy" chega às bancas na próxima terça (8). Com a proximidade da data, a revista vai divulgando algumas imagens da bela. Depois de soltar a capa da publicação e fotos de bastidores , agora a "Playboy" divulgou uma das páginas de Cacau. Na foto, ela faz pose com as mãos no bumbum, fazendo alusão à sua personagem na "Escolinha do Gugu", da Record, onde atualmente interpreta Linda Rosa, cujo bordão é "isso é bom pra mais de metro". Claudia já havia estampado a revista em abril do ano passado, logo após ser eliminada do reality show da Globo. Cacau foi a segunda capa mais vendida da "Playboy" em 2010, perdendo apenas para Cleo Pires. Por conta disso, os diretores da publicação não pensaram duas vezes em convidá-la novamente. Fonte NT