Avançar para o conteúdo principal

VIVER NEWS - ITAMAR FRANCO

Morre, aos 81 anos, o ex-presidente Itamar Franco
O ex-presidente e senador Itamar Franco (PPS), de 81 anos, morreu na manhã deste sábado, 2. Ele estava internado no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, desde o dia 21 de maio para tratar de leucemia. Desde então, ele permanecia licenciado de suas atividades no Senado. Nos últimos dias, o ex-presidente apresentou um quadro de pneumonia grave e precisou ser transferido para a UTI do hospital.

Baiano no registro civil, Itamar se tornou um dos mais destacados e comentados políticos mineiros das últimas décadas. Para o País, surgiu na eleição presidencial de 1989, como candidato a vice de Fernando Collor de Mello. Terminou por assumir a Presidência da República após o impeachment do ex-governador alagoano, com quem vivia às turras.
Mesmo entre os mais críticos, Itamar costumava ser reconhecido pela retidão ética. Igual reconhecimento ele sempre cobrou em relação ao legado da estabilidade do País. Econômica, com o lançamento do Plano Real durante seu governo, e política, com a transição bem sucedida após o desastroso desfecho da gestão Collor.
Com seu indefectível topete, o ex-presidente também chamou muita atenção pelo estilo intempestivo, muitas vezes enigmático. Protagonizou situações embaraçosas e embates memoráveis. Se dizia nacionalista e abusava era das referências às 'montanhas de Minas'.
Como político, o engenheiro Itamar gostava dos cálculos bem pessoais. Orgulhava-se de ter sido fundador do MDB, posterior PMDB, mas não fazia cerimônia: deixava o partido toda vez que seus interesses eram contrariados.
O ex-presidente também melindrava facilmente e não raro surpreendia aliados com rompantes de fúria. Atribui-se a Tancredo Neves a frase de que Itamar guardava o 'ódio na geladeira'.
Em um ponto, porém, detratores e apoiadores concordam: na política, o acaso costumava conspirar a seu favor.
Trajetória. Itamar nasceu em 28 junho de 1930 a bordo de um navio de cabotagem, no mar entre o Rio de Janeiro e Salvador. A mãe, dona Itália Cautier, havia ficado viúva de Augusto César Stiebler Franco pouco antes do nascimento do filho e o registrou na capital baiana, onde morava um tio.
Mas Itamar cresceu e tomou gosto pela política em Juiz de Fora (MG), origem de sua família. Estudou no Granbery, o mais tradicional colégio da cidade da Zona da Mata mineira. Na rigorosa instituição, vinculada à Igreja Metodista, se tornou destaque do time de basquete.
Concluiu o curso Engenharia Civil em 1955 e naquele mesmo ano estreou na política se filiando ao Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). Em vão, tentou se eleger vereador em 1958 e vice-prefeito em 1962. Alcançou o primeiro cargo público - a prefeitura da cidade - cinco anos depois, já filiado ao antigo MDB após o golpe militar de 1964 e o estabelecimento do bipartidarismo. Ficou no Executivo municipal até 1971. No ano seguinte, conquistou um novo mandado na prefeitura, mas em 1974 renunciou e foi eleito senador por Minas Gerais.
Já no PMDB, após o restabelecimento do pluripartidarismo, Itamar foi reeleito para mais um mandato de senador em 1982, na chapa que levou Tancredo Neves ao governo de Minas. Em 1986, deixou o PMDB e filiou-se ao PL para disputar o governo de Minas. Acabou derrotado justamente pelo peemedebista Newton Cardoso, que havia lhe fechado as portas no antigo partido.
Itamar voltou ao Senado, participou dos trabalhos da Assembleia Constituinte, mas antes de encerrar o mandato aceitou o convite do então jovem governador de Alagoas, Fernando Collor de Mello, para compor como vice a chapa vitoriosa na campanha presidencial de 1989. O senador por Minas deixou então o PL para ingressar no obscuro Partido da Reconstrução Nacional (PRN).
As rusgas com Collor começaram ainda na campanha. Tanto que o presidenciável teria solicitado uma consulta ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para saber se poderia trocar seu candidato a vice.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

ALÉM DO TEMPO | Capítulo 056 - 15/09/2015 (Globo - Brasil)

Record copia SBT e prepara grade especial para feriado

A Record, seguindo o exemplo testado e aprovado pelo SBT em setembro, desenvolverá uma grade especial para o feriado do Dia das Crianças, no próximo dia 12.  Segundo a coluna Canal 1, a emissora paulista apostará em atrações especiais e deverá escalar dois filmes de apelo ao público infantil: “Hulk” e “A Múmia”. O SBT, por sua vez, apostará em “O Máskara” e em dois filmes do clássico “Scooby-Doo”, além da parte de auditório entre 07h e 13h15. Em tempo Desta vez, a Globo também fará uma alteração em sua grade para o Dia das Crianças. No lugar da “Sessão da Tarde”, a emissora escalou a exibição de um show do Justin Bieber no Brasil e o curta de animação “A Turma da Mônica – Bruxaria no Aniversário”.

TOP 15 RECORD

“Vai ser difícil ter outra Nazará Tedesco”, diz Renata Sorrah

Durante a coletiva de imprensa de “Fina Estampa”, na semana passada, Renata Sorrah, ao ser lembrada da inesquecível vilã de “Senhora do Destino”, disparou: “Vai ser difícil ter outra Nazará Tedesco”. Na próxima novela das nove, Sorrah será uma médica especialista em fertilização in vitro e vai ajudar Esther (Julia Lemmertz) a engravidar: “Estava na hora de voltar às novelas. Li a sinopse e achei a história ótima. Tenho certeza que virá muito coisa bacana. É Aguinaldo, né?”, disse a atriz, aos risos.                                                                                  ...

Caio Junqueira está a caminho da Globo

Depois de Marcelo Serrado, Gabriel Braga Nunes, Tuca Andrada, Petrônio Gontijo, André Bankoff, Luma Costa, Guilherme Boury e Jacqueline Laurence saírem da Record com destino à Globo (isso só nos últimos meses), outro que está voltando é Caio Junqueira. Após estrelar uma série e uma novela na Record, o ator recusou as propostas de renovação da emissora, segundo informações da coluna  Zapping , do jornal  Agora de São Paulo . As negociações com a Globo estão avançadas e a qualquer momento, Junqueira pode pintar na emissora

Ratinho revela assiste Datena e reclama de Ana Maria Braga

Carlos Massa, 55, mas conhecido como Ratinho concedeu entrevista a UOL e revelou que frequenta a Assembleia de Deus e que assiste ao programa do Datena. Ratinho que foi um dos pioneiros a apresentar programa policial na TV, hoje não faz mais programa desse tipo por vários motivos, mas diz que assiste ao programa policial de seu amigo. “Assisto ao programa do Datena, gosto dele como pessoa, apesar do mau humor [risos]. Teve uma época que os jornais começaram a criar “encrenquinha” entre a gente, aí ele me ligava …A gente combinava tudo. Somos muito amigos.” Para Ratinho, hoje temos um excesso de desgraça na televisão e a população não aguenta mais isso, está cansada. Ele cita ainda o programa “Mais Você” de Ana Maria Braga, que também acabou dando espaço a esse tipo de notícia. “Agora, logo cedo a Ana Maria Braga já coloca desgraça na TV. Ela trocou o pudim pelo presunto. A população está cansada disso”. Ratinho aponta para o perigo que corre um apresentador de programa polic...

Comandante Hamilton garante permanência na Record

"Hoje (8) eu recebi uma ligação da Record, do diretor Douglas Tavolaro, que pediu para eu ficar tranquilo, pois continuarei na emissora. Ele, inclusive, comentou de renovar o meu contrato, que tem duração de dois anos", disse Hamilton ao UOL , por telefone. Hamilton lamentou a saída do apresentador José Luiz Datena da Record no último dia 29 de julho, e ainda por sentir falta do amigo. "Eu sinto muita falta do Datena. Espero trabalhar com ele novamente", confirmou o Comandante.

NOTÍCIA URGENTE

NOTICIA URGENTE ESTA NO AR! Pierce Brosnan no elenco de “All You Need Is Love” Depois de realizar “The Things We Lost In Fire” (As Coisas Que Perdemos Pelo Caminho) e “In A Better World”, que recebeu o Óscar de melhor filme estrangeiro, a dinamarquesa Susanne Bier rumou agora para as comédias românticas onde prepara “All You Need Is Love” onde contará com Pierce Brosnan como cabeça de cartaz. Ainda não existem muitas informações sobre o filme mas sabe-se que a história será focada numa família Dinamarquesa. Susanne Bier descreveu assim o seu novo filme ao jornal italiano “La Repubblica” – “Será uma história mais calma e com um ambiente mais homogéneo do que os meus anteriores trabalhos: chega de conflitos”. Pierce Brosnan, de acordo com o “LA Times”, fará parte da família. O grande problema será a nível de linguística, pois ao que se sabe o ex-James Bond não fala dinamarquês. Mas ele é “007” por isso nada é impossível. Bier irá rodar o filme na costa italiana já esta primavera...

FLOR DO CARIBE | Capítulo 120 - 29/07/2013 (Globo - Brasil)

BABILÔNIA | Capítulo 019 - 06/04/2015 (Globo - Brasil)