Avançar para o conteúdo principal

VIVER NEWS - ITAMAR FRANCO

Morre, aos 81 anos, o ex-presidente Itamar Franco
O ex-presidente e senador Itamar Franco (PPS), de 81 anos, morreu na manhã deste sábado, 2. Ele estava internado no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, desde o dia 21 de maio para tratar de leucemia. Desde então, ele permanecia licenciado de suas atividades no Senado. Nos últimos dias, o ex-presidente apresentou um quadro de pneumonia grave e precisou ser transferido para a UTI do hospital.

Baiano no registro civil, Itamar se tornou um dos mais destacados e comentados políticos mineiros das últimas décadas. Para o País, surgiu na eleição presidencial de 1989, como candidato a vice de Fernando Collor de Mello. Terminou por assumir a Presidência da República após o impeachment do ex-governador alagoano, com quem vivia às turras.
Mesmo entre os mais críticos, Itamar costumava ser reconhecido pela retidão ética. Igual reconhecimento ele sempre cobrou em relação ao legado da estabilidade do País. Econômica, com o lançamento do Plano Real durante seu governo, e política, com a transição bem sucedida após o desastroso desfecho da gestão Collor.
Com seu indefectível topete, o ex-presidente também chamou muita atenção pelo estilo intempestivo, muitas vezes enigmático. Protagonizou situações embaraçosas e embates memoráveis. Se dizia nacionalista e abusava era das referências às 'montanhas de Minas'.
Como político, o engenheiro Itamar gostava dos cálculos bem pessoais. Orgulhava-se de ter sido fundador do MDB, posterior PMDB, mas não fazia cerimônia: deixava o partido toda vez que seus interesses eram contrariados.
O ex-presidente também melindrava facilmente e não raro surpreendia aliados com rompantes de fúria. Atribui-se a Tancredo Neves a frase de que Itamar guardava o 'ódio na geladeira'.
Em um ponto, porém, detratores e apoiadores concordam: na política, o acaso costumava conspirar a seu favor.
Trajetória. Itamar nasceu em 28 junho de 1930 a bordo de um navio de cabotagem, no mar entre o Rio de Janeiro e Salvador. A mãe, dona Itália Cautier, havia ficado viúva de Augusto César Stiebler Franco pouco antes do nascimento do filho e o registrou na capital baiana, onde morava um tio.
Mas Itamar cresceu e tomou gosto pela política em Juiz de Fora (MG), origem de sua família. Estudou no Granbery, o mais tradicional colégio da cidade da Zona da Mata mineira. Na rigorosa instituição, vinculada à Igreja Metodista, se tornou destaque do time de basquete.
Concluiu o curso Engenharia Civil em 1955 e naquele mesmo ano estreou na política se filiando ao Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). Em vão, tentou se eleger vereador em 1958 e vice-prefeito em 1962. Alcançou o primeiro cargo público - a prefeitura da cidade - cinco anos depois, já filiado ao antigo MDB após o golpe militar de 1964 e o estabelecimento do bipartidarismo. Ficou no Executivo municipal até 1971. No ano seguinte, conquistou um novo mandado na prefeitura, mas em 1974 renunciou e foi eleito senador por Minas Gerais.
Já no PMDB, após o restabelecimento do pluripartidarismo, Itamar foi reeleito para mais um mandato de senador em 1982, na chapa que levou Tancredo Neves ao governo de Minas. Em 1986, deixou o PMDB e filiou-se ao PL para disputar o governo de Minas. Acabou derrotado justamente pelo peemedebista Newton Cardoso, que havia lhe fechado as portas no antigo partido.
Itamar voltou ao Senado, participou dos trabalhos da Assembleia Constituinte, mas antes de encerrar o mandato aceitou o convite do então jovem governador de Alagoas, Fernando Collor de Mello, para compor como vice a chapa vitoriosa na campanha presidencial de 1989. O senador por Minas deixou então o PL para ingressar no obscuro Partido da Reconstrução Nacional (PRN).
As rusgas com Collor começaram ainda na campanha. Tanto que o presidenciável teria solicitado uma consulta ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para saber se poderia trocar seu candidato a vice.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

ANJO SELVAGEM | Episódio 136 -25/02/2013 (TVI Ficção - Portugal)

Cinthia Santos, a Índia Poetira da ‘Escolinha do Gugu’, vai mudar de nome e de figurino

Foto/Divulgação A partir de amanhã, a personagem de Cinthia Santos, 26 anos, a Índia Poetira da “Escolinha do Gugu” (Record), vai mudar de nome e de figurino. De acordo com a coluna Olá! do jornal Agora, por causa da restrição do horário, a fofa agora se chamará Índia Potira e aparecerá de saia até o joelho na atração. Cinthia diz que não ficou chateada com a mudança. “Sou atriz. Estou aqui para o que der e vier. Será uma oportunidade para mostrar a força do personagem. Mas vai ter homem branco reclamando, viu?”.

ALTO ASTRAL | Capítulo 134 - 07/04/2015 (Globo - Brasil)

EM FAMÍLIA | Capítulo 143 - Último Capítulo 18/07/2014 (Globo - Brasil)

Celebridades vão ao "Meus Prêmios Nick"; "Rebelde" é premiada

Vários nomes conhecidos pelo público passaram pelo "Meus Prêmios Nick", evento que ocorreu nesta quinta-feira (13) em São Paulo.  A premiação foi organizada pela Nickelodeon como forma de reconhecimento aos nomes mais próximos do público jovem.   Ivete Sangalo, Dinho Ouro Preto, Luiza Possi, Mariana Rios, Maria Paula, Rogério Flausino e Danilo Gentilli foram alguns dos nomes que prestigiaram o "Meus Prêmios Nick".     Sophia Abrahão e Mel Fronckowiak no "Meus Prêmios Nick": Sophia ganha prêmio de melhor atriz e "Rebelde" como melhor programa de TV Foto: Julia Chequer     Tanto Sophia Abrahão quanto "Rebelde" foram premiadas nesta edição do "Meus Prêmios Nick".   Sophia ganhou o prêmio de melhor atriz pela interpretação de Alice, em "Rebelde", da Record. Já a novela de Margareth Boury recebeu o prêmio de melhor programa de TV.   O "Meus Prêmios Nick" irá ao ar no próximo dia 27, às 20h.

FANTÁSTICO | Edição de 19/03/2017 | REDE GLOBO - BRASIL

Tardes na TV somam 55 horas de reprises

Chaves" (SBT), "A Fazenda" (Record) e "Mulheres de Areia" (Globo) seguem no ar A programação vespertina das emissoras leva à risca o título que a Globo ostenta desde a década de 70: "Vale a Pena Ver de Novo". A tarde na TV se resume a festival de reprises de novelas, reportagens, programas e séries, que, somadas, chegam a 55 horas semanais. O rei dos repetecos é o SBT: são mais de 21 horas semanais com reapresentações, em uma mesma tarde, de três seriados e três novelas. Já a Band, com séries e desenhos, soma 15 horas de reprises. De segunda a sexta, a Record gasta 13 horas com reprises de programas na sua faixa vespertina. Todas são exibidas dentro do "Tudo a Ver", no ar das 14h30 às 17h45. O "Domingo Espetacular" é o alvo predileto. Suas reportagens chegam a ocupar quatro horas semanais entre as reprises da Record. A Globo, com a reapresentação de novelas, gasta cinco horas e 50 minutos. A audiência menor e ...

A VIDA DA GENTE: Quarta-Feira, 19/10/2011 - Capítulo 021

 Quarta-feira, 19/10/2011 - capítulo 21 Eva expulsa Manuela e Júlia de casa Jonas não apoia Rodrigo. Vitória avisa a Marcos que eles precisam fazer contenções de despesas e os dois acabam se desentendendo. Alice conta para Suzana que encontrou com sua mãe biológica. Nanda se revolta ao saber que Jonas mandou Rodrigo sair de casa e vai tirar satisfação com o pai, mas acaba ainda mais injuriada. Alice consola Manuela. Vivi leva Cris a uma clínica de fertilização. Rodrigo não consegue impedir Nanda de falar para Eva que já sabe que ele é o pai de Júlia. Cris afirma a Vivi que vai convencer Jonas a aceitar que ela faça a inseminação artificial. Eva reclama de Manuela para Iná e acusa as duas de quererem afastá-la de Ana. Marcos e Dora confidenciam um para o outro seus problemas conjugais. Celina conversa com Lourenço e ele acaba aceitando que Rodrigo vá com a filha para sua casa. Eva expulsa Manuela e Júlia de casa.

Animação do ”Sítio do Picapau Amarelo” já estão sendo finalizados

A versão em desenho do  ”Sítio do Picapau Amarelo” já estão sendo finalizados, com 26 episódios, o desenho estreia na Globo no início de 2012 em parceria com a Mixer e a Globo Filmes. A animação do “Sítio” terá isenção de R$ 3 milhões por meio da Lei do Audiovisual, que permite a canais a dedução de parte do imposto pago pela compra de direitos de atrações internacionais em parcerias com produtores brasileiros independentes. O custo de cada temporada do desenho é de R$ 4 milhões. A Globo também pretende levar o desenho para o mercado internacional. Essa parceria é a primeira de muitas que virão, todos os produtos infantojuvenil passarão pelo canal a cabo ”Gloob” (canal da Globo Sat que estreia em 2012), antes de estrear na TV Globo.

Giovanna Lancellotti: Faz sucesso ao exibir seios em Gabriela.

Giovanna Lancellotti causou um grande alvoroço ao aparecer com os seios à mostra em “Gabriela” , durante uma cena de banho, após a personagem perder a virgindade. Durante a exibição, a intérprete de Lindinalva virou comentário nas redes sociais, atraindo ainda mais o desejo dos marmanjos em vê-la numa publicação nua. Mas a atriz, que só tem 19 anos, diz que não pensa no assunto. "Recebi alguns convites para ensaios sensuais e apesar de estar com um personagem sensual na TV isso não quer dizer que necessariamente tenha que ser sensual na minha vida pessoal. Acho que sou muito nova para pensar em fotos muito sensuais ou ensaio nu nesse momento" , diz. Fonte: Extra/Retrados da Vida