Avançar para o conteúdo principal

VIVER NEWS - ITAMAR FRANCO

Morre, aos 81 anos, o ex-presidente Itamar Franco
O ex-presidente e senador Itamar Franco (PPS), de 81 anos, morreu na manhã deste sábado, 2. Ele estava internado no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, desde o dia 21 de maio para tratar de leucemia. Desde então, ele permanecia licenciado de suas atividades no Senado. Nos últimos dias, o ex-presidente apresentou um quadro de pneumonia grave e precisou ser transferido para a UTI do hospital.

Baiano no registro civil, Itamar se tornou um dos mais destacados e comentados políticos mineiros das últimas décadas. Para o País, surgiu na eleição presidencial de 1989, como candidato a vice de Fernando Collor de Mello. Terminou por assumir a Presidência da República após o impeachment do ex-governador alagoano, com quem vivia às turras.
Mesmo entre os mais críticos, Itamar costumava ser reconhecido pela retidão ética. Igual reconhecimento ele sempre cobrou em relação ao legado da estabilidade do País. Econômica, com o lançamento do Plano Real durante seu governo, e política, com a transição bem sucedida após o desastroso desfecho da gestão Collor.
Com seu indefectível topete, o ex-presidente também chamou muita atenção pelo estilo intempestivo, muitas vezes enigmático. Protagonizou situações embaraçosas e embates memoráveis. Se dizia nacionalista e abusava era das referências às 'montanhas de Minas'.
Como político, o engenheiro Itamar gostava dos cálculos bem pessoais. Orgulhava-se de ter sido fundador do MDB, posterior PMDB, mas não fazia cerimônia: deixava o partido toda vez que seus interesses eram contrariados.
O ex-presidente também melindrava facilmente e não raro surpreendia aliados com rompantes de fúria. Atribui-se a Tancredo Neves a frase de que Itamar guardava o 'ódio na geladeira'.
Em um ponto, porém, detratores e apoiadores concordam: na política, o acaso costumava conspirar a seu favor.
Trajetória. Itamar nasceu em 28 junho de 1930 a bordo de um navio de cabotagem, no mar entre o Rio de Janeiro e Salvador. A mãe, dona Itália Cautier, havia ficado viúva de Augusto César Stiebler Franco pouco antes do nascimento do filho e o registrou na capital baiana, onde morava um tio.
Mas Itamar cresceu e tomou gosto pela política em Juiz de Fora (MG), origem de sua família. Estudou no Granbery, o mais tradicional colégio da cidade da Zona da Mata mineira. Na rigorosa instituição, vinculada à Igreja Metodista, se tornou destaque do time de basquete.
Concluiu o curso Engenharia Civil em 1955 e naquele mesmo ano estreou na política se filiando ao Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). Em vão, tentou se eleger vereador em 1958 e vice-prefeito em 1962. Alcançou o primeiro cargo público - a prefeitura da cidade - cinco anos depois, já filiado ao antigo MDB após o golpe militar de 1964 e o estabelecimento do bipartidarismo. Ficou no Executivo municipal até 1971. No ano seguinte, conquistou um novo mandado na prefeitura, mas em 1974 renunciou e foi eleito senador por Minas Gerais.
Já no PMDB, após o restabelecimento do pluripartidarismo, Itamar foi reeleito para mais um mandato de senador em 1982, na chapa que levou Tancredo Neves ao governo de Minas. Em 1986, deixou o PMDB e filiou-se ao PL para disputar o governo de Minas. Acabou derrotado justamente pelo peemedebista Newton Cardoso, que havia lhe fechado as portas no antigo partido.
Itamar voltou ao Senado, participou dos trabalhos da Assembleia Constituinte, mas antes de encerrar o mandato aceitou o convite do então jovem governador de Alagoas, Fernando Collor de Mello, para compor como vice a chapa vitoriosa na campanha presidencial de 1989. O senador por Minas deixou então o PL para ingressar no obscuro Partido da Reconstrução Nacional (PRN).
As rusgas com Collor começaram ainda na campanha. Tanto que o presidenciável teria solicitado uma consulta ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para saber se poderia trocar seu candidato a vice.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Klebber Toledo: olha a barriga tanquinho dele!

O ator Klebber Toledo , que interpreta o Guilherme, em "Morde & Assopra" (Globo), exibiu seu abdômen tanquinho para as lentes de Fernando Torquatto na revista "Quem" desta semana. "Na novela, o personagem dele é muito certinho, então, para termos um contraponto, fiz fotos bem sexy e modernas, com peças de um homem contemporâneo", disse o fotógrafo à revista. Klebber tem 25 anos e namora com a atriz Marina Ruy Barbosa.

DOIDA POR TI | Episódio 221 - 26/10/3012 (TVI - Portugal)

A GUERREIRA | Episódio 164 - 14/05/2014 (SIC - Portugal)

Morde & Assopra: Alice confessa que pensou em perdoar Guilherme, mas diz que filho muda tudo

Alice (Marina Ruy Barbosa) não consegue superar a traição de Guilherme (Klebber Toledo). Apaixonada pelo ex-noivo, é avisada por Celeste (Vanessa Giácomo) sobre a morte de Márcia (Aline Peixoto) e sofre ao saber que o filho deles nasceu. Minerva (Elizabeth Savalla) concorda com a filha e incentiva a raiva contra o falso médico. “Eu acho que a traição é a pior coisa que pode acontecer entre um homem e uma mulher. Você não concorda, Zazá?”, comenta cutucando o marido. Percebendo que a sobrinha ainda ama o ex-noivo, Plínio (Paulo José) aconselha a sobrinha a perdoá-lo, mas é repreendido pela primeira-dama. Magoada, Alice deixa a sala furiosa e vai direto para o quarto, seguida pela mãe. Chegando lá, chora no colo de Minerva. “Mamãe, você não sabe como dói!”, desabafa. Ela admite que chegou a cogitar perdoar Guilherme, mas mudou de ideia depois que soube da traição. “Mas agora que esse vira-latinha nasceu, acabou de verdade! Nunca mais vou conseguir perdoar o Guilherme!”, garante. Minerva ...

Mesmo com pegadinha e revelação de que não há assassino, final de 'Vidas em Jogo' supera antecessora em audiência

Foto/Divulgação A Record tem bons motivos para comemorar. O aguardado último capítulo de “Vidas em Jogo”fechou com média de 18 pontos e superou sua antecessora, “Ribeirão do Tempo”, que havia terminado com 17. A trama escrita por Cristiane Fridman atingiu picos de 20 pontos, especialmente no momento em que o tão falado mistério do serial killer era resolvido. No mesmo horário, a Globo marcou 19. Para a surpresa geral dos espectadores, não havia assassino. Dados como mortos, personagens como Jorge (Sacha Bali) e Augusta (Denise Del Vecchio) ressurgiram das cinzas e, ao lado dos companheiros de bolão, revelaram que tudo não passou de uma pegadinha. Afim de se livrar de ameaças de assassinato por serem donos de uma fortuna, resolveram fingir que partiram dessa para uma melhor. Não se pode negar, foi um final surpreendente, especialmente porque as apostas para o homicida giravam em torno de Severino (Paulo César Grande) e Marizete (Betty Lago). A execução, no entanto, foi um ...

SBT estreia temporada inédita de "Two and a Half Men"

Divulgação Na madrugada de segunda para terça-feira (24), o SBT estreia a oitava temporada inédita da série "Two and a Half Men". Na sequência do seriado, Charlie anda mais sossegado e Alan parece ter aprendido com o mestre e agora só se mete em confusão. No primeiro episódio da temporada, Alan quer ensinar princípios morais para Jake, mas é incapaz de dizer ao filho que está saindo com Lyndsey, a mãe de Eldridge, seu melhor amigo. Charlie questiona a sua afeição pelo álcool, embora ainda esteja em profundo desespero pela quebra do seu compromisso com Chelsey. "Two and a Half Men" vai ao ar logo após o "Jornal do SBT - Noite". Informações : Na Telinha

'Ele começou a viver ontem', diz tia de Gianecchini sobre transplante

Roberta Gianecchini, tia de Reynaldo Gianecchini, afirmou em entrevista ao EGO que o transplante autólogo de medula óssea a que o ator foi submetido em 12 de janeiro foi bem sucedido. "Ele começou a viver ontem (domingo, 22). O Giane recebeu os resultados dos exames de sangue e todas as taxas deram normais", afirmou. O tratamento consiste na retirada de células sadias da medula do paciente que, após uma alta dose de quimioterapia, são reimplantadas na própria pessoa. Segundo Roberta, todos da família estão em festa com a notícia. "Daqui por diante é só esperar ele melhorar. É um momento de agradecimento por todos os que rezaram por ele", afirmou a tia do ator, que segue internado no hospital Sírio Libanês, em São Paulo. Reynaldo Gianecchini foi diagnosticado no início do segundo semestre de 2011 com linfoma T Angioimunoblástico, um câncer no sistema linfático.

TOP 15 - PORTUGAL

BASTIDORES

Conheça o charmoso hotel onde Léo trabalha na novela 'INSENSATO CORAÇÃO' Araci ameaça Norma em 'INSENSATO CORAÇÃO' Depois de delatar o plano de fuga de Araci (Cristiana Oliveira) e cortar seu rosto com uma tesourinha em briga no pátio da penitenciária, Norma (Glória Pires) está na mira da detenta barra-pesada. Após passar uma noite na soliária, a auxiliar de enfermagem encontra Jandira (Cristina Galvão) na hora do café da manhã. "Amiga, fica esperta que está uma boataria louca, parece que descobriram o plano de fuga, a Araci passou a noite sendo interrogada", adverte a colega de cela. "Não quero saber de nada, Jandira, só comer. Não preguei o olho a noite toda naquela porcaria de solitária", responde Norma com calma. Ela se serve e segue para a mesa para tomar seu café da manhã, mas é surpreendida. Inesperadamente, sua bandeja é jogada no chão por Araci. A detenta encara Norma. "Agora eu vou te matar", ameaça. Norma pede um pano para limpa...