NO AR COM... IVO SILVA
Boa Noite, seja bem-vindo a mais uma edição de No ar… , com Ivo Silva!
O mercado publicitário está a adaptar-se à nova legislação relativa à publicidade televisiva. O objectivo é encontrar formas alternativas de promover marcas sem que as marcas sejam penalizadas pelos efeitos nocivos do zapping.
Eu considero esta nova lei completamente natural, visto que é fruto da crise económica que o país hoje atravessa, as televisões precisam de obter lucros para assim poderem apostar em novos formatos, correr riscos, inovar e surpreender os telespectadores. Para tal, juntaram o útil ao agradável, adaptando a legislação da televisão referente à publicidade às circunstâncias da realidade actual do mercado publicitário. Isto é, se até à mudança da lei, já existiam varias formas de publicitar as várias marcas, nomeadamente, através da teleprogramação, bastante habitual nos talk-shows das generalistas; ou através da product placement (colocação de produto) que se dão quando em séries e filmes os actores mostram, usam ou elogiam certos produtos.
Sara Prata e Pedro Lima na personagens de 'Susana e Tristão' a fazer publicidade à GALP
Porém surgiu um novo método que consiste em exibir publicidade no lado direito do televisor, promovendo assim as marcas de uma forma eficaz pois estas não saem prejudicadas pelos efeitos do zapping, na medida em que os telespectadores mantêm-se atentos ao programa que está no ar, enquanto em simultâneo a estação de televisão publicita as suas marcas, não sendo assim o programa interrompido como acontece na colocação de produto.
Apesar de tudo não deixa de ser uma forma inovadora de dinamizar o mercado publicitário televisivo e torna-lo mais rentável e dinâmico. É preciso frisar que a televisão vive essencialmente das receitas da publicidade, e sem ela, muitos dos actuais sucessos televisivos como “Peso Pesado” da concorrência, “Big Brother”, “Secret Story: A Casa dos Segredos” entre outros, não seriam sequer comprados, quanto mais adaptados para Portugal, devido aos elevados custos, custos esses que são “amortizados” com as receitas em publicidade (e não só).
Sara Matos a fazer publicidade à marca "SUMOL"
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