Nesta quarta-feira (11), Tiago Santiago será o primeiro dramaturgo do país a escrever uma cena de beijo gay que será, de fato, exibida na televisão brasileira. Apesar da curiosidade, o autor não pôde acompanhar as gravações e ainda não viu as imagens editadas. “Até agora só vi fotos. Vou ver a cena no ar, junto com o povo”, confessa.
Santiago conta que não teve que enfrentar nenhum obstáculo dentro do SBT para realizar a façanha. “Ninguém levantou a voz contra. Houve uma aceitação boa, sem recusa” comemora Santiago, que faz questão de frisar as tentativas dos autores Glória Perez e Aguinaldo Silva em levar a cabo uma cena de beijo entre duas pessoas do mesmo sexo.
Em 2005, a dramaturgia da rede Globo não apenas escreveu uma cena do gênero para a novela “América”, como os atores Bruno Gagliasso e Erom Cordeiro chegaram a gravar o beijo, que acabou sendo vetado pela emissora. Já Aguinaldo escreveu a cena para a novela “Duas Caras”, que estreou em outubro de 2007, na qual os personagens dos atores Thiago Mendonça e Gui Palhares também se beijariam após uma cerimônia de união civil. Na época, a emissora justificou o veto apoiando-se nos "Princípios de Qualidade da TV Globo", que não contempla "carícias e beijos entre homossexuais". Sobre os colegas de classe, Santiago é incisivo: “Glória e Aguinaldo, obrigado por abrirem o caminho”.
“Acho que o universo masculino aceitará melhor [a cena] por serem duas mulheres bonitas”, afirma Santiago. Segundo o autor, a continuidade do romance entre as personagens de Luciana Vendramini e Giselle Tigre está nas mãos do público, já que o SBT pretende fazer “votações interativas na internet”. Dependendo do resultado das pesquisas, ele não descarta uma possível cena de relação sexual entre Marina e Marcela, além de um beijo entre os personagens dos atores Carlos Thiré e Lui Mendes
Comentários
Enviar um comentário