Avançar para o conteúdo principal

ENCONTRO DO SÉCULO: Cap. 002

No capítulo anterior...
- Motta comunica seu retorno ao Rio de Janeiro
- Beija fica furiosa porque quer ir junto, mas o Ouvidor se recusa a levá-la
- Diante de sua insistência, Motta concorda em pensar no assunto
CAP. 2
Beija caminha com Padre Melo Franco (45 anos, magro, simpático), seu confessor, pelas minas de diamante.
BEIJA: Padre, o Motta ficou de pensar com carinho na minha ida para a Corte. E se ele ficou de pensar, tenho certeza que me levará com ele...
PADRE: Beija, não se iluda... Não estou seguro de que sua ida para a Corte seja o melhor para você... Veja bem: aqui nas Minas Gerais você é conhecida, rica e famosa como a “moça do ouvidor”. Lá você será apenas mais uma na multidão... Uma desconhecida...
BEIJA: Isso por pouco tempo, Padre. O senhor acha que serei uma desconhecida depois que conhecer o Príncipe Regente?
PADRE: Ah... Então é esse o seu objetivo, conhecer Dom Pedro...
BEIJA: Eu posso me tornar uma rainha... Já pensou: Beija, a rainha do Brasil?
PADRE: Filha, seja realista e menos ingênua: um nobre não se casa com os súditos. Nobres só se casam com outros nobres...
BEIJA (incrédula): nem se o Príncipe se apaixonar perdidamente por mim?
PADRE: Ainda que se apaixonasse seria praticamente impossível...
Após pequena pausa reflexiva, sentam-se num tronco caído à beira do caminho.
BEIJA (convicta): Ainda assim, quero ir para o Rio de Janeiro. Quero conhecer a Corte, os bailes, o mar... (sonhando) O Príncipe, os barões, os marqueses... (séria, voltando à realidade) Não é isso que eu faço aqui, me deitar com homens importantes e ricos em troca de ouro e jóias? Lá os homens são mais ricos e mais importantes...
PADRE: Sim, Beija, mas você quis assim. O Ouvidor sempre a tratou como uma esposa e sempre fez tudo para lhe agradar. Sempre lhe deu tudo do bom e do melhor. Você se deita com outros homens para provocar a ira dele, não por necessidade...
BEIJA (rancorosa): O senhor não imagina o ódio que sinto daquele homem. A minha vingança parece não ter fim. Nada que faço contra ele é suficiente para retribuir todo o mal que ele me fez: me desonrou, matou o meu avô, tirou meu noivo, jogou o arraial inteiro contra mim...
PADRE: Minha filha, o perdão é um dom de Deus. Temos que perdoar aqueles que nos causam o mal. Se formos pagar com a mesma moeda nós estaremos nos nivelando com eles e cometendo as mesmas atrocidades. Esqueça tudo o que passou e tente construir sua vida de agora em diante.
BEIJA: O senhor acha que é possível esquecer tudo, assim, de uma hora pra outra?
PADRE: Você não precisa esquecer, mas tome um novo rumo na sua vida, filha...
BEIJA: (empolgada) Então... A Corte seria um ótimo recomeço...
PADRE: Não estou certo disso. Creio que sua melhor alternativa seria voltar para São Domingos dos Arachás. Lá estão as suas raízes, a sua gente, o seu noivo... Quem sabe vocês não reatam o noivado?
BEIJA: Conhecendo Antonio Sampaio como eu conheço, Padre, posso lhe garantir que isso é praticamente impossível...
PADRE: Ainda assim, Beija, suas chances de sucesso em Araxá são bem maiores que no Rio de Janeiro.
BEIJA: Eu sempre ouvi seus conselhos, Padre, mas desta vez vou fazer o que manda o meu coração. Está decidido: quero que venda estas minas e todas as minhas outras terras, porque vou para o Rio de Janeiro.
Continua amanhã...

Comentários

Mensagens populares deste blogue

ESPÍRITO INDOMÁVEL: Espacial ultimo episódio

É já daqui a poucas horas que a TVI o/a brinda com o último episódio de "Espirito Indomável". Vai ser uma noite de muita emoção e de vida no estado mais selvagem. O CANAL VIVER revela - lhe agora alguns dos finais que vai poder ver esta noite: Juntos para sempre... Depois de tantos dissabores, o amor leva a melhor. Teresa e Joaquim passam a viver juntos na Herdade das Oliveiras. Porém, nem tudo será como dantes. Numa ultima tentativa Joaquim levanta - se da cadeira de rodas, mas acaba por cair de novo. Agarrado a Teresa promete manter - se vivo para viver com ela o amor pelo qual lutou durante anos. Já Eduardo e Joana expulsam João de casa e ficam a viver na Herdade do Alto! O pai da Criança...de novo Depois da pequena Margarida ter causado confusão em Coruche sem se saber quem era o pai, Catarina volta a engravidar. Só que desta vez não sabe se é Toninho ou Alexandre o verdadeiro pai da criança. A confusão está de novo instalada e nada acentaria melhor neste final senão a cé

CARAS & BOCAS | Capítulo 139 - Últimos Capítulos - 24/07/2014 (Globo - Brasil)

LOUCO AMOR | Episódio 243 - 08/03/2013 (TVI - Portugal)

Benfica vs Fundação Luís Figo ( RTP1 ) Jogo de Solidariedade

Jogo Contra a Fome 2012, entre as equipas do Benfica e Fundação Luís Figo, em  partida que se realizou no Estádio da Luz, em Lisboa, no dia 18 de Julho de 2012.

AGENDA | Edição #002 T01 | 28/09/2015 (Rede Alpha TV)

ESTREIAS »»  DIA 04 | AMOR ETERNO AMOR  |GLOBO (Portugal)| 20:00hs »»  DIA 08 |     AMORTEAMO     | GLOBO (Brasil) | 22:30hs »»  DIA 11 |I LOVE PARAISÓPOLIS| GLOBO (Brasil) | 19:15hs »»  DIA ?? |     PODEROSAS     | SIC (Portugal) | 23:00hs Amor Eterno Amor   é a próxima novela que irá ocupar o lugar de 'Boogie Oogie' no horário das 20hs no canal Globo Portugal. Rodrigo  cresceu na pequena Arraial de Fora, em Minas Gerais, sem saber sobre sua verdadeira origem. O menino recebeu o nome de  Carlos  e foi criado como filho legítimo de  Angélica  (Denise Weinberg) que, até morrer, lutou para o afastar dos maus tratos do padrasto  Virgílio  (Osmar Prado). Quando conheceu  Carlos , Virgílio  percebeu logo os dons especiais do enteado – ele acalma qualquer animal somente com seu olhar – e decidiu começar a explorar a criança como uma grande atração para os circos que se apresentam na cidade.  Carlos  (Caio Manhente), então, passa a ser conhecido como «o menino

A GUERREIRA | Depois de Alterar o Nome da Novela Brasileira, SIC Adapta o Logótipo.

Depois de, na próxima segunda-feira, a SIC estrear a novela portuguesa  Sol de Inverno ,  A Guerreira   será a produção que se segue a chegar ao ecrã da estação. A data de estreia desta novela brasileira será dia 23 de setembro, chegando para substituir  Páginas da Vida  que está perto do fim. No Brasil, a novela de Glória Perez, autora de produções como  O Clone ,  América  e  Caminho das Índias , teve o nome de Salve Jorge. Cá em Portugal, preparada para ser exibida pela SIC, ganhou o nome de  A Guerreira . Esta produção foi exibida entre 2012 e 2013 no «horário das nove» da TV Globo, tendo sucedido  Avenida Brasil  e antecedido  Amor à Vida . Com a mudança de nome, a SIC viu-se obrigada a alterar o logótipo original da novela. Confira agora a mudança, comparando os dois logótipos da mesma produção brasileira. A Guerreira (Salve Jorge, no Brasil), estreia dia 23 de Setembro substituindo ' Páginas da Vida '. Fonte: A Televisão - Portugal

O REI DO GADO | Capítulo 064 - 09/04/2015 (Globo - Brasil)

ROQUE SANTEIRO | Capitulo 209 - Último Capítulo (Canal Viva)