Avançar para o conteúdo principal

NOTÍCIA URGENTE


Tóquio detecta radiação acima do limite de segurança na água
Autoridades de saúde dizem que radição detectada na água que abastece Tóquio e outros cinco distritos periféricos é prejudicial a bebês, mas não é nociva aos adultos. (Foto: Go Takayama / AFP Photo)
A radiação medida na água de uma estação de tratamento de Tóquio supera o limite de saúde para crianças e pode afetar um bebê, informaram nesta quarta-feira (23) autoridades da capital do Japão, que está localizada a cerca de 250 km da usina nuclear de Fukushima, danificada após os desastres naturais que atingiram o país no dia 11 de março.
As autoridades de saúde estão alertando a população para que evite dar água diretamente da torneira para crianças e bebês com menos de 1 ano.
A estação de tratamento de Kanamachi abastece Tóquio e outras cinco cidades periféricas. No complexo foi registrado níveis de iodo radioativo superiores ao limite aconselhável: 210 becquerel por quilo, acima do limite de 100 becquerel por quilo considerado seguro para crianças.
Segundo o Ministério de Educação e Ciência japonês, o limite de iodo na água corrente, no caso dos adultos, é de 300 becquerel por quilo.
A usina de água afeta 23 bairros do centro da capital e os distritos vizinhos de Musashino, Machida, Tama, Mitaka e Inagi.
O prefeito de Tóquio, Shintaro Ishihara, pediu “calma e sensatez” à população da capital japonesa diante da recomendação, e assinalou que o consumo de água da torneira é seguro para os adultos.
Ishihara indicou que as autoridades sanitárias de Tóquio estão medindo a qualidade da água da capital de forma constante.
No último sábado (19), o governo japonês havia reconhecido que detectara indícios de iodo radioativo na água de Tóquio e em seus arredores, embora em níveis muito abaixo do limite legal.

 Estados Unidos anunciaram a proibição da importação direta de certos alimentos produzidos no Japão
Fazendeiro colhe espinafre em plantação na província de Ibaraki, no Japão, nesta terça (22) (Foto: AP)
Na terça (22), os Estados Unidos anunciaram a proibição da importação direta de certos alimentos produzidos no Japão em razão da crescente contaminação radioativa após o acidente nuclear no complexo de Fukushima.
A Administração de Alimentos e Medicamentos (FDA), que regula todas as importações de alimentos, proibiu a entrada nos EUA de leite e derivados, verduras e frutas frescas das prefeituras japonesas de Fukushima, Ibaraki, Tochigi e Gunma, que serão submetidos a testes de contaminação radioativa.
A FDA "fará testes com os carregamentos de alimentos da área afetada". "Os técnicos da FDA que operam nos portos de entrada têm sistemas de detecção de radiação disponíveis para sua segurança pessoal".
A medida ocorre no momento em que o primeiro-ministro japonês, Naoto Kan, proíbe o consumo de leite e verduras procedentes das prefeituras de Fukushima e Ibaraki, devido aos altos índices de radioatividade encontrados após o acidente nuclear no nordeste do Japão.
Kan ordenou aos governadores das duas regiões que proíbam a comercialização do "komatsuna" (vegetal utilizado em saladas) e do brócolis procedente de Fukushima, assim como do leite e da salsa produzidos em Ibaraki, informou a agência Jiji Press.

Substâncias radioativas acima do limite legal
VALE ESTE MAGNITUDE REVISADO - Entenda o terremoto no Japão (Foto: Arte/G1)
Substâncias radioativas acima do limite legal foram encontradas por autoridades sanitárias em 11 tipos de vegetais da província de Fukushima, incluindo brócolis e repolho, informou o Ministério da Saúde japonês nesta quarta-feira (horário local, noite de terça no Brasil), segundo a agência de notícias Kyodo.
O ministro da Saúde fez um alerta à população para que não consuma dos 11 vegetais produzidos na província, onde usinas nucleares foram afetadas pelo terremoto e tsunami de 11 de março, por tempo indeterminado.
Os produtos produzidos em campos estão sendo distribuídos pela Federação de Cooperativas Associadas de Agricultura.
Segundo o ministro, se uma pessoa comer 100 gramas de um desses vegetais com alta presença de substâncias radioativas por dez dias, vai ingerir o equivaleria ao total de radiação que uma pessoa é normalmente exposta em um ano.

Ônibus pega fogo na Linha Vermelha, no Rio
Incêndio ônibus (Foto: Reprodução / TV Globo)
Um ônibus pegou fogo no início da manhã desta quarta-feira (23) na Linha Vermelha, na pista sentido Centro, na altura do Hospital do Fundão, no Rio.
O trânsito foi interditado no acesso à Avenida Brasil para que os bombeiros pudessem apagar as chamas. Segundo as primeiras informações da corporação, não há vítimas e não se sabe o que causou o início do incêndio.
Tão logo o fogo foi controlado, uma das faixas da alça em direção à Avenida Brasil foi liberada ao tráfego. Motoristas ainda enfrentam extenso congestionamento.

Brasil se classifica para o hexagonal final do sub-17 sem entrar em campo
A Seleção Brasileira sub-17 se classificou para o hexagonal final do Sul-Americano sem sequer precisar entrar em campo nesta terça-feira. Graças às vitórias do Paraguai sobre o Chile, por 3 a 0, e Colômbia contra a Venezuela, por 1 a 0, ambas no estádio Olímpico de Ibarra, no Equador, pelo Grupo B.
De folga na rodada, o Brasil caiu para a terceira posição da chave, mas nem Chile, que folga na próxima sexta-feira, nem a Venezuela, que sequer somou pontos, podem alcançá-lo. Paraguai e Colômbia, obviamente, também avançaram. Resta a definição das posições finais na última rodada: paraguaios e venezuelanos se enfrentam às 21h (de Brasília), enquanto a Seleção fecha a primeira fase contra os colombianos, às 23h10.
No primeiro jogo do dia, o Paraguai foi melhor que o Chile durante todo o confronto, e saiu em vantagem no placar aos 26 minutos do primeiro tempo, quando Rodrigo Díaz cobrou falta na área e Mauro Caballero completou para a rede.
Na etapa final, logo aos oito minutos, Derlis González bateu forte, o goleiro Pablo Jara soltou e Rodrigo Báez ampliou no rebote. Aos 34, em lance com os mesmos protagonistas do primeiro gol, Díaz levantou e Cabellero cabeceou com estilo para fazer o terceiro.
A Colômbia teve mais dificuldades para bater a Venezuela. O único gol da partida saiu com Fabián Cuero, logo aos seis minutos do primeiro tempo.
O Grupo A também terá a última rodada para cumprir tabela. Já classificados, Equador, Argentina e Uruguai definirão apenas suas posições para o hexagonal final.

O ator Português Athur Agustinho morreu
O comunicador foi homenageado com o Prémio Mérito e Excelência nos Globos de Ouro do ano passado
É fácil confundir a biografia de Artur Agostinho com a história da rádio em Portugal. Ou com a história do futebol. Ou da televisão. Ou do cinema. Primeiro, foi locutor amador, num tempo em que a televisão ainda não existia. Depois, com 25 anos, entrou para a Emissora Nacional.
Na rádio, Artur Agostinho foi responsável pelo arranque do jornalismo desportivo. Tornou-se voz inconfundível nos relatos de futebol. Foi através dele que chegaram aos portugueses os golos de Eusébio no Mundial-1966. E sempre que havia algum desaire com a selecção nacional, até as pedras da calçada choravam. "Era como se se tivesse abatido sobre o povo português a pior das tragédias", recorda Ribeiro Cristóvão, jornalista da Rádio Renascença (RR), com quem Artur Agostinho trabalhou nos primórdios do desporto da RR, entre 1980 e 1983.
Artur Agostinho tinha acabado de regressar a Portugal, a seguir a um exílio de quatro anos no Brasil, depois de ter sido preso, a seguir ao 25 de Abril, acusado de compactuar com o antigo regime.
No Brasil, deu aulas, dirigiu um jornal português e entrou para a Rádio Globo, de onde trouxe uma nova maneira de fazer jornalismo desportivo. Foi ele quem importou, por exemplo, a moda dos anúncios cantados aos comentadores. "Ainda não existia o jornalismo desportivo na Renascença, pelo menos de forma autónoma. Foi aí que surgiu o "Bola Branca" e passámos a ser a rádio mais ouvida. A certa altura, ele foi a rádio", acrescenta Ribeiro Cristóvão. Pelo meio, Artur Agostinho ainda deixou uma marca inconfundível nos relatos da Volta a Portugal em bicicleta. Do desporto, passou à informação. Da informação passou ao teatro na rádio. Da rádio, passou à televisão. Tornou-se figura assídua nos ecrãs nacionais desde o começo das transmissões, em 1957. Foi comentador, apresentou o primeiro concurso português - "Quem Sabe, Sabe" - e foi actor em séries como "Ana e os Sete" (2003) ou "Casa da Saudade" (2000). Antes, fez dupla com Camilo de Oliveira na série "O Senhor que se Segue". Da televisão, Artur Agostinho passou ao cinema. Contracenou com Amália no filme "Capas Negras" (1947). Mas do currículo de actor constam ainda filmes como "O Leão da Estrela" (1947) ou "Cantiga da Rua" (1950), entre outros - em que contracenou com Laura Alves, Milú ou António Silva. Mais tarde, daria continuidade à carreira de actor com participações em novelas.
Pelo meio, Artur Agostinho ainda teve tempo para "amar" o Sporting e dirigir o jornal "Record", entre 1963 e 1974. "A família sportinguista está mais pobre", referia ontem uma nota da Associação de Adeptos Sportinguistas, que classificava Artur Agostinho como "um dos mais emblemáticos sportinguistas de todos os tempos". Já António Magalhães, director-adjunto do "Record", sublinhava, à Lusa, a tenacidade do comunicador: "Nunca perdeu o espírito jornalístico que o lançou na área", disse. Além de tudo, o radialista ainda escreveu vários livros, como os romances "Ninguém morre duas vezes", "Abutres" ou "Bela, Riquíssima e, além disso, viúva".
Artur Agostinho, que foi entrevistado há duas semanas por Manuel Luís Goucha, foi homenageado no ano passado na XV edição dos Globos de Ouro da SIC com o Prémio Mérito e Excelência. Em Dezembro, três dias depois de fazer 90 anos, recebeu, das mãos de Cavaco Silva, a comenda da Ordem Militar de Sant''Iago da Espada. Artur Agostinho comemorava então 72 anos de carreira - sempre dividido entre a "família da comunicação social" e os "rapazes do futebol". No final, no Palácio de Belém, deixou um recado aos amigos do Facebook: pediu desculpa por não poder "passar o tempo todo" a falar na internet. Sobre a vida e a carreira, limitou-se a dizer: "Não tenho reclamações a fazer." Afinal, fez sempre tudo o que gostou.
Artur Agostinho morreu ontem, aos 90 anos, no Hospital de Santa Maria, em Lisboa - a mesma cidade onde nasceu, no dia de Natal de 1920. Hoje, às 14h15, realiza-se uma missa de corpo presente na igreja S. João de Deus, seguida do funeral, que sairá para o cemitério de Benfica.
NOTICIA URGENTE
FICA POR HOJE
ATE AMANHA

Comentários

Mensagens populares deste blogue

SOL NASCENTE | Cap. 175 - Último Capítulo | REDE GLOBO - BRASIL

Giovanna Lancellotti: Faz sucesso ao exibir seios em Gabriela.

Giovanna Lancellotti causou um grande alvoroço ao aparecer com os seios à mostra em “Gabriela” , durante uma cena de banho, após a personagem perder a virgindade. Durante a exibição, a intérprete de Lindinalva virou comentário nas redes sociais, atraindo ainda mais o desejo dos marmanjos em vê-la numa publicação nua. Mas a atriz, que só tem 19 anos, diz que não pensa no assunto. "Recebi alguns convites para ensaios sensuais e apesar de estar com um personagem sensual na TV isso não quer dizer que necessariamente tenha que ser sensual na minha vida pessoal. Acho que sou muito nova para pensar em fotos muito sensuais ou ensaio nu nesse momento" , diz. Fonte: Extra/Retrados da Vida

Rosa Fogo ( SIC ) 202 Episódio - 04/06/2012

Comparativo de Audiência – 18 Horas “A Vida da Gente” mantem boa audiência

Capítulo 03 de novelas das 18 Horas (28/09/2011) A Vida da Gente: 23 Cordel Encantado: 23 Araguaia: 22 Escrito nas Estrelas: 26 Cama de Gato: 27 Paraíso: 22 Negócio da China: 26 Ciranda de Pedra: 21 Desejo Proibido: 27 Eterna Magia: 29 O Profeta: 37 Sinhá Moça: 32 Alma Gêmea: 36 Como uma Onda: 26 Cabocla: 37 Chocolate com Pimenta: 37 Agora é que são elas: 28 Sabor da Paixão: 27 Coração de Estudante: 29

CARAS & BOCAS | Capítulo 139 - Últimos Capítulos - 24/07/2014 (Globo - Brasil)

A REGRA DO JOGO | ÚLTIMOS CAPÍTULOS | Capítulos 163 | 07/03/2016 | TV Globo - Brasil

GRÁFICOS R7: Pan-Americano faz Globo ter o pior outubro de sua história

De acordo com dados do Ibope, a Rede Globo teve o pior desempenho em audiência durante um mês de outubro em toda sua história na Grande São Paulo. Perdeu mais de 10% dos telespectadores em um mês. Saiu de 17 em setembro para 15 pontos no mês seguinte. O cenário de queda coincide com o crescimento da Record no período, que com a transmissão exclusiva dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, cresceu no Ibope em 7%. A migração de público fica mais evidente quando analisada a faixa noturna, o chamado horário nobre da TV brasileira. Das 18h à 0h, a Globo viu sua audiência média cair de 28 para 25 pontos (aproximadamente 174 mil domicílios somente na Grande São Paulo). Já a Record subiu de 9 pontos na média de setembro para 10 em outubro. A estratégia de praticamente ignorar os Jogos Pan-Americanos por não possuir os direitos de transmissão parece não ter feito bem à emissora da família Marinho. Ela também apresentou queda nas outras faixas do dia. Pela manhã, caiu de 8 para 7 ...

Record confirma outros atores em sua próxima novela

Foto/Divulgação  Após definir os nomes de Paloma Duarte e Fernando Pavão como protagonistas de sua próxima novela, "Navegantes" (título provisório), a Record confirmou outros nomes no elenco. De autoria de Lauro César Muniz, a trama contará também com os atores Bete Coelho, Heitor Martinez, Dado Dolabella, Eliete Cigarini, Raul Gazola e Francisca Queiroz. Bete, em especial, trabalhou com o autor em "Poder Paralelo" como a problemática Vanda. "Navegantes" contará a história de um fazendeiro do Mato Grosso que terá seu filho e sua mulher sequestrados. Fernando Pavão, que interpretará o Otávio, terá um encontro com uma pessoa que lhe dará informações sobre o destino de seu filho e mulher. Entretanto, algo ocorrerá durante a embarcação e vai mudar totalmente a vida do empresário, gerando conflitos que se estenderão por toda a trama. Fonte NT