Avançar para o conteúdo principal

NOTÍCIA URGENTE


Rapper Wyclef Jean é baleado ao fazer campanha eleitoral no Haiti
O rapper Wyclef Jean (Foto: AP)
O rapper haitiano-americano Wyclef Jean, ex-candidato presidencial do Haiti, foi baleado de raspão na mão no sábado (19) quando fazia campanha eleitoral no país para seu amigo Michel Martelly. Ele se recuperava bem neste domingo (20), segundo um porta-voz.
O tiroteio ocorreu em Delmas, bairro da capital, Porto Príncipe, por volta das 23h locais, disse Joe Mignon, diretor da fundação Yele, que é de Jean.
O músico foi hospitalizado e logo liberado.
Os colégios eleitorais abriram na manhã deste domingo (20) para dar início ao segundo turno das eleições presidenciais.
As eleições começaram em todo o país às 6h locais (8h de Brasília), como o previsto, informaram as autoridades.
Mirlande Manigat, uma acadêmica e ex-primeira-dama dos anos 1970, e o cantor Martelly, de 50 anos, competem pelo trabalho de reconstruir um país castigado pela extrema pobreza, com uma infraestrutura destruída devido ao terremoto de janeiro do ano passado - que matou mais de 220 mil pessoas -, e por uma epidemia de cólera.
As eleições colocam fim a uma extensa e turbulenta temporada eleitoral que disparou acusações de fraude e letais episódios de violência depois do primeiro turno em novembro na corrida para suceder o presidente René Preval.
De acordo com uma última pesquisa divulgada na quinta-feira, Martelly, mais conhecido por seu nome artístico de "Sweet Micky", tem 53,4% das intenções de voto, contra 46,6% de Manigat.
Mas o índice de participação, que prevê ser frágil no país mais pobre da América, dificulta qualquer prognóstico: apenas 23% dos 4,7 milhões de eleitores votaram no primeiro turno de 28 de novembro.

Aristide de volta
Vendedora prepara bancada para eleitores em Porto Príncipe, neste sábado (19) (Foto: Alexandre Meneghini/AP)
Este segundo turno se vê complicado pelo retorno depois de sete anos em exílio na África do Sul do ex-presidente Jean Bertrand Aristide, muito popular entre os mais pobres, a ponto de haver a possibilidade de muitos de seus partidários decidirem não comparecer às urnas.
Aristide, 57 anos, teve de abandonar o poder em 2004 sob a ameaça de uma insurreição armada e pressões dos Estados Unidos e França, que o consideravam incompetente.
Mesmo assim, o retorno em 16 de janeiro, depois de 25 anos de exílio na França do ex-ditador Jean-Claude "Baby Doc" Duvalier, já tinha complicado o panorama político.
No sábado, o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, disse esperar que o segundo turno presidencial ocorra "em uma atmosfera de calma e paz", afirmou seu porta-voz, Martin Nesirky.
Os resultados do priemiro turno anunciados no início de dezembro deram lugar a violentos protestos que deixaram vários mortos.
Na ocasião, o Conselho Eleitoral Provisório modificou os resultados e excluiu do segundo turno o candidato governista Jude Celestin, acusado de fraude, que tinha ficado em segundo lugar, atrás de Manigar, em benefício de Martelly, que tinha sido terceiro.
Na semana passada, três jovens que faziam campanha em favor de Manigat foram assassinados.
Os centros de votação fecharão às 16h locais (18h de Brasília) deste domingo. Os resultados preliminares das eleições serão anunciados em 31 de março e os definitivos são esperados para 16 de abril. Os eleitores também deverão eleger senadores e deputados.

Após novo dia de ataques, tropas da Líbia voltam a anunciar cessar-fogo
Soldado leal a Kadhafi dá tiros para o ar neste domingo (20) em Trípoli, capital da Líbia, enquanto colega mostra cartaz com a imagem do ditador (Foto: Reuters)
As Forças Armadas da Líbia deram uma ordem a todas as suas unidade que observem um cessar-fogo imediato a partir das 21h locais (16h de Brasília), disse neste domingo (20) um porta-voz militar líbio.
O anúncio ocorre cerca de 24 horas depois de forças ocidentais, autorizadas pela ONU, terem começado a bombardear o país para tentar conter as forças leais ao ditador Muammar Kadhafi -que, mais cedo neste domingo, disse na TV estatal que não iria recuar.
Ele foi feito, segundo o porta-voz militar, em resposta ao apelo da União Africana "pelo fim imediato das hostilidades".
"Em atenção ao comunicado publicado pelo comitê da União Africana no sábado, em Nouakchott, e às resoluções 1970 e 1973 das Nacões Unidas, o comandante das forças armadas ordenou um cessar-fogo a partir deste domingo, às 21h" local (16h de Brasília), informou o porta-voz Milad Fokehi.
Na sexta-feira, o governo líbio já havia dito que estava obedecendo à trégua imposta na quinta-feira pelo Conselho de Segurança da ONU.
Mas vários relatos desmentiram a versão líbia, dando conta que as forças pró-Kadhafi continuavam atacando os rebeldes que tentam derrubar o governo -o que levou a coalizão ocidental a começar os ataques no sábado.
Informado sobre o anúncio, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, que está no Cairo, disse que espera que a Líbia cumpra a promessa.

O Pentágono informou que duvida de todos os anúncios feitos pelo governo de Kadhafi, inclusive o do cessar-fogo.
Mas testemunhas afirmaram que continuavam ouvindo barulho de baterias antiaéreas, mesmo após o prazo. Uma forte explosão também foi ouvida. Segundo a France Presse, havia fumaça no setor onde fica a casa-fortaleza de Kadhafi.


Bombardeios no domingo
Rebelde líbio observa veículos das forças pró-Kadhafi queimando após ataque aéreo da coalizão, na estrada entre Benghazi e Ajdabiyah, neste domingo (20). (Foto: Reuters)

Os bombardeios das forças aliadas prosseguiram ao longo deste domingo.
Ao menos 19 aviões americanos, entre eles três bombardeiros furtivos B2 ("stealth bombers"), atacaram alvos ao amanhecer, disse à France Presse Kenneth Fidler, um porta-voz do Comando dos Estados Unidos na África em Stuttgart, Alemanha.
As operações aéreas francesas também continuaram, segundo uma fonte militar.
Dezenas de veículos militares do líder líbio, entre eles tanques, foram destruídos por bombardeios aéreos no oeste de Benghazi, reduto dos insurgentes, segundo jornalistas.
Vinte alvos

Os primeiros bombardeios aliados, no sábado à noite, atingiram 20 de 22 alvos, informou o Comando dos Estados Unidos na África. Os outros dois alvos estavam sendo analisados.
Foram atacados "sistemas-chave da defesa antiaérea e mísseis SAM perto de Trípoli (capital), Misrata e Sirte".
O almirante Michael Mullen disse que a primeira fase dos bombardeios teve "êxito" e permitiu "instaurar uma zona de exclusão aérea", conforme pedido pela resolução da ONU.
Eles também interromperam os avanços de Kadhafi em Benghazi, cidade do país que serve de sede dos rebeldes, e removeram as defesas anti-aéreas do governo.
Mullen também disse que aviões do Qatar estão se movendo em posição para posições próximas á Líbia para participar da operação militar ocidental.
O militar também negou que a operação tenha necessariamente o fim de derrubar Kadhafi. O objetivo imediato, segundo ele, é proteger os civis com uma zona de exclusão aérea.
Ele afirmou que não há prazo para terminar a operação.
Vítimas civis
O governo líbio afirma que pelo menos 42 civis morreram alvos dos bombardeiros aliados.
O ministro britânico das Finanças, George Osbone, afirmou que "foram tomadas todas as precauções" para evitar vítimas civis durante os bombardeios.
O Ministério da Defesa da França também disse que a resolução da ONU estava sendo cumprida e que o objetivo seguia sendo proteger civis.

O secretário-geral da Liga Árabe, o egípcio Amr Mussa, criticou os bombardeios da coalizão internacional contra a Líbia, considerando que se afastam do "objetivo de impor uma zona de exclusão aérea".
A resolução da ONU exige fim dos ataques contra civis, impõe uma zona de exclusão aérea na Líbia, permite ataques para que as tropas pró-Kadhafi cessem sua repressão aos protestos antigoverno, que deixou centenas de mortos e levou em torno de 300 mil pessoas a fugir do país desde 15 de fevereiro.

Kadhafi

Na segunda mensagem de áudio desde o início do ataque, Kadhafi voltou a falar que não vai se entregar.
"Nós somos os vitoriosos, vocês, os vencidos. Jamais abandonaremos o campo de batalha, pois defendemos nossa terra e nossa dignidade", disse Kadhafi neste domingo.
Ele previu também uma "longa guerra", e assegurou que "todo o povo está armado" e "vencerá".
Mapa localiza ataques da coalizão internacional na Líbia (Foto: Arte/G1)

EUA e Brasil têm de ser 'parceiros iguais', diz Obama no Rio
O presidente dos EUA, Barak Obama, fala neste domingo (20) no Theatro Municipal, no Rio (Foto: AP)
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse neste domingo (20), em seu pronunciamento ao povo brasileiro, que EUA e Brasil não devem ser parceiros "sênior" e "júnior", mas "parceiros iguais".

A declaração foi feita no pronunciamento de Obama ao povo brasileiro, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
Obama começou o discurso em um clima informal, arriscando-se a dizer "Oi, Rio de Janeiro!", "Alô, cidade maravilhosa!" e "Boa tarde a todo o povo brasileiro!" em um português com sotaque.
O primeiro presidente negro dos EUA agradeceu ao "calor e à generosidade" com que o povo brasileiro recebeu-o e à sua família nestes dois dias de sua primeira visita oficial ao país.
O primeiro presidente negro dos EUA agradeceu ao "calor e à generosidade" com que o povo brasileiro recebeu-o e à sua família nestes dois dias de sua primeira visita oficial ao país.

Ele brincou dizendo que "soube que tem um jogo importante de futebol" entre Vasco x Botafogo neste domingo no Rio e que "o povo brasileiro leva o futebol a sério", então agradeceu aos presentes que preferiram prestigiá-lo em vez de ver o jogo.
O democrata lembrou que sua primeira lembrança do Brasil foi ter visto o filme "Orfeu Negro", de Marcel Camus, baseado na peça "Orfeu da Conceição", de Vinicius de Moraes, quando era criança, com sua mãe.
Ele afirmou que sua mãe, já falecida. jamais poderia imaginar que sua primeira viagem ao Brasil seria como presidente dos EUA.
Obama acena ao subir ao palco do Theatro Municipal do Rio para discursar neste domingo (20) (Foto: AP)
Obama também disse que nunca imaginou que este país era tão bonito, e citou versos da canção "País Tropical", de Jorge Ben Jor, que diz que o Brasil é "abençoado por Deus, e bonito por natureza".

O americano afirmou que viu beleza tanto na natureza como nos grupos humanos brasileiros, referindo-se aos naturais de vários estados, como Rio, São Paulo e Minas.
O democrata chamou a presidente do Brasil, Dilma Rousseff, de "maravilhosa presidente" e comemorou a oportunidade que teve de conversar com ela na véspera, em Brasília.
Obama disse que queria falar com o povo brasileiro sobre o que os países podem realizar juntos no futuro. Ele lembrou que as origens históricas dos dois países são semelhantes, desde a colonização até a luta contra a escravidão.
O americano lembrou que os EUA foram o primeiro país a reconhecer a independência do Brasil e citou também a atuação conjunta dos dois países na Segunda Guerra Mundial.
"No Brasil, vocês lutaram por duas décadas durante a ditadura, pelo direito de serem ouvidos", lembrou.

Lula

Mas, segundo ele, estes dias acabaram, e hoje o Brasil é uma democracia, onde "uma criança pobre de Pernambuco" pode chegar à Presidência, em uma alusão ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Como havia feito na véspera em Brasília, Obama voltou a celebrar o fato de o país ter conseguido tirar "milhões" da pobreza e alçá-los à classe média.
Ele também falou sobre sua visita à comunidade da Cidade de Deus, mais cedo neste domingo, que, segundo ele, prova que é possível "resgatar do medo" regiões marginalizadas.
Obama disse que, no âmbito internacional, o Brasil saiu da posição de precisar de ajuda de outros países, e hoje é o Brasil que ajuda outros países.
Copa e Olimpíadas
Ele lembrou que o Brasil vai "receber" o mundo com a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro.
Obama brincou com o fato de que o Rio "não era sua cidade favorita" para os jogos. Ele torcia pela americana Chicago, sua base política, cuja candidatura foi derrotada.
Japão

Ele lembrou a catástrofe do Japão, atingido por um terremoto seguido de tsunami no dia 11, citando o fato de o Brasil ter uma grande colônia japonesa. Obama prometeu ficar ao lado dos japoneses até a recuperação.
O presidente dos EUA voltou a lembrar que EUA e Brasil comungam de muitos valores, como o respeito à educação e à democracia.
Ele disse que os milhões de brasileiros que chegaram à classe média não fizeram isso em uma economia fechada. "A democracia é o maior parceiro do progresso humano", disse Obama, sob palmas do público.
Obama disse que EUA e Brasil devem trabalhar em conjunto, mesmo quando estejam em discordância. "Nós sabemos que diferentes nações escolhem diferentes caminhos para a democracia", disse.

Brasil, exemplo de democracia
Ele afirmou que o Brasil pode ser um exemplo para países que, no norte da África e no Oriente Médio, lutam pela democracia, e citou países como a Tunísia, o Egito e a Líbia -que está desde a véspera sob ataque militar de uma coalizão ocidental integrada pelos EUA.
"Este é o exemplo do Brasil", disse, conseguindo aplausos. "Brasil, um país que mostra que uma ditadura pode se tornar uma vibrante democracia. Brasil, um país que mostra que a democracia traz tanto liberdade como oportunidades para o povo. Brasil, um país que mostra como o apelo por mudança que começa nas ruas pode transformar uma cidade, transformar um país, transformar um mundo."

Dilma

Falando sobre a transição do Brasil da ditadura à democracia, Obama referiu-se à presidente Dilma e ao seu passado de militância durante o regime militar.
"Filha de um imigrante, sua participação no movimento levou à sua prisão e encarceramento, à tortura sob as mãos de seu próprio governo", disse. "Então ela sabe o que é viver sem os mais básicos direitos humanos por que tantos estão lutando hoje. Mas ela também sabe o que é perseverar. Ela sabe o que é triunfar -porque hoje esta mulher é a presidente de seu país, Dilma Rousseff."




NOTICIA URGENTE
FICA POR HOJE.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

ESPÍRITO INDOMÁVEL: Espacial ultimo episódio

É já daqui a poucas horas que a TVI o/a brinda com o último episódio de "Espirito Indomável". Vai ser uma noite de muita emoção e de vida no estado mais selvagem. O CANAL VIVER revela - lhe agora alguns dos finais que vai poder ver esta noite: Juntos para sempre... Depois de tantos dissabores, o amor leva a melhor. Teresa e Joaquim passam a viver juntos na Herdade das Oliveiras. Porém, nem tudo será como dantes. Numa ultima tentativa Joaquim levanta - se da cadeira de rodas, mas acaba por cair de novo. Agarrado a Teresa promete manter - se vivo para viver com ela o amor pelo qual lutou durante anos. Já Eduardo e Joana expulsam João de casa e ficam a viver na Herdade do Alto! O pai da Criança...de novo Depois da pequena Margarida ter causado confusão em Coruche sem se saber quem era o pai, Catarina volta a engravidar. Só que desta vez não sabe se é Toninho ou Alexandre o verdadeiro pai da criança. A confusão está de novo instalada e nada acentaria melhor neste final senão a cé

VELHO CHICO | Carol Castro e Rodrigo Santoro são elogiados na web: 'Nudes'

Já no primeiro capítulo de " Velho Chico ",  as cenas quentes protagonizadas por   Carol Castro  e  Rodrigo Santoro  deram o que falar: nesta segunda-feira (14), a relação ousada de Iolanda e Afrânio vivida pelos atores foi um dos assuntos mais comentados no Twitter. Com direito a nu frontal de Carol,  que afirmou ter pedido teste para entrar na produção , e muito corpo em evidência - sem "nudes" - de Santoro, as cenas agitaram os internautas. " Aquele momento que tua mãe te tira da sala porque já teve cena de nude ", exclamou uma jovem no Twitter. " Adorei, adorei e adorei! Reclamaram de beijo gay, agora vai ter é muito nude ", criticou outra. " Rodrigo Santoro e Carol Castro já transaram mais nesse capítulo do que metade do Twitter no an o", brincou mais um. A boa forma de Carol, que  usou um maiô decotado para curtir uma praia nesta segund a   com amigos, também chamou a atenção. "Com nude, sem nude, Carol Castro é

DESTINOS CRUZADOS | Episódio 215 - 06/11/2013 (TVI - Portugal)

A REGRA DO JOGO | Capítulo 001 - Estreia - 31/08/2015 (Globo - Brasil)

CARAS & BOCAS | Capítulo 139 - Últimos Capítulos - 24/07/2014 (Globo - Brasil)

LOUCO AMOR | Episódio 243 - 08/03/2013 (TVI - Portugal)

A VIAGEM | Capítulo 010 - 24/07/2014 (Canal Viva - Brasil)

SOL NASCENTE | Cap. 175 - Último Capítulo | REDE GLOBO - BRASIL