Engenheiros conseguem conectar cabo de energia em usina no Japão
O Japão informou à Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) que engenheiros conseguiram colocar um cabo de energia da rede externa na unidade número 2 da usina nuclear de Fukushima, informou a ONU nesta quinta-feira (17). "Eles planejam religar a energia à unidade 2 assim que o lançamento de água sobre a unidade do reator 3 tiver finalizado", informou a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) em um comunicado.
A AIEA acrescentou que pretende "voltar a conectar a energia à unidade 2, uma vez que o borrifado de água sobre o edifício do reator da unidade 3 tenha sido completado".
A volta da eletricidade seria um passo positivo nos trabalhos para iniciar o sistema de refrigeração do reator, que como os outros cinco de Fukushima foi atingido após o terremoto e posterior tsunami da sexta-feira passada.
A AIEA já assinalou nos últimos dias que o compartimento de contenção do reator 2 está parcialmente danificada, o que agrava um risco de fuga radioativa.
Desde a manhã desta quinta-feira, trabalhadores tentaram na quinta-feira conectar um cabo de energia de 1 quilômetro de extensão da rede principal para reiniciar as bombas de água a fim de resfriar o reator número 2.
Outras tentativas
O Japão voltou a utilizar nesta quinta-feira um helicoptero para jogar água sobre o reator 3 superaquecido na usina nuclear de Fukushima, no Japão. Na quarta (16), a forte radioatividade na central impediu a aproximação do helicóptero para resfriar o combustível que ameaça entrar em fusão e a operação teve de ser adiada.
Segundo informações da emissora NHK, também são usados canhões d'água para resfriar o reator 3 do complexo de Daiichi, que contém combustível de plutônio e tem sido a principal prioridade das autoridades. Outros helicópteros estão preparados para participar nas operações na central.
'Os 50 de Fukushima'
Os 50 trabalhadores que permaneceram nas instalações da central de Fukushima para resfriar os reatores danificados e o material irradiado são os novos heróis do Japão.
Em um ambiente contaminado pelos altos níveis de radiação, estes funcionários da companhia Tokyo Electric Power tentam resolver os problemas provocados pelo colapso dos sistemas de resfriamento e alimentação elétrica da central.
Este colapso já causou a fusão parcial de três dos reatores da central e a exposição das barras de combustível, que também ameaçam entrar em fusão, ao ar livre, liberando na atmosfera quantidades consideráveis de elementos radioativos.
Estes últimos trabalhadores presentes na central, após o terremoto seguido de tsunami da última sexta-feira, foram retirados do local brevemente na quarta-feira, quando o nível de radioatividade aumentou de maneira alarmante.
Shakira diz que é ‘uma bênção’ para o Brasil ter uma mulher
presidente
Após se reunir com a presidente Dilma Rousseff no Palácio do Planalto na tarde desta quinta-feira (17), a cantora colombiana Shakira disse que é "uma bênção” para o Brasil ter uma mulher como presidente. Ela solicitou uma audiência com Dilma para discutir atendimento a crianças carentes.
“É uma bênção que o Brasil tenha uma mulher encarregada [do governo]. Ninguém como uma mulher para entender a necessidade das crianças”, disse.
A cantora colombiana faz parte de uma fundação chamada Alas, voltada para a educação infantil. Shakira entregou a Dilma um violão autografado e convidou a presidente para o show que fará nesta noite no estado Mané Garrincha, em Brasília. “Convidei, mas é difícil. Ela está muito ocupada, não pode ter distrações”, disse.
Durante o encontro com Dilma, a cantora destacou a importância de se investir no atendimento e educação na primeira infância. "O Brasil é um país líder na região, um país que tem uma importância na região e no mundo. Agora temos um desafio para fazer que todas as crianças de 0 a 6 anos tenham oportunidade de ir à escola e receber nutrição", disse a cantora.
Shakira afirmou que o governo brasileiro e a Fundação Alas devem atuar em conjunto na divulgação de ações necessárias ao desenvolvimento das crianças latino-americanas. "A gente falou durante o encontro sobre a possibilidade de trabalhar juntos, para divulgar o que é preciso fazer para as crianças na América Latina."
Grande estilo TI TI TI
O estúdio de Ti-ti-ti estava a todo vapor na tarde desta terça, 15 de março, por conta da gravação das últimas cenas da novela. O que não faltou foram participações especiais, como Marília Pêra, Rodrigo Lombardi e Luiza Brunet. O clima de festa foi ainda maior pela volta de Betty Gofman, grávida de gêmeos. A atriz, que interpreta Help, recebeu muito carinho de todos do elenco.
Rodrigo Lombardi gravou apenas uma cena, mas se divertiu bastante. O ator contou como foi o convite: “Aceitei de primeira! Fiquei curiosíssimo para saber como seria o meu papel”. Rodrigo, que dará vida ao assistente de um estilista, revela que adora a novela desde a primeira versão: “Eu acompanhei a primeira versão toda. Com certeza, foi uma novela que me marcou muito”.
Marília Pêra também deu o ar da sua graça. A atriz será Rafaela Alvaray, um ícone do mundo fashion. Luiza Brunet, que já participou da trama outras vezes, volta para embelezar ainda mais a história e fechar com chave de ouro. “Foi um convite espetacular. Ainda mais vindo de um diretor como o Jorginho Fernando, de quem eu gosto tanto. Adorei fazer parte da novela, que fez um enorme sucesso”, completa a empresária.
Rita Lee canta 'ti ti ti'
NOTICIA URGENTE VOLTA PRÓXIMA SEGUNDA BOM FIM DE SEMANA |
Comentários
Enviar um comentário